D. JOÃO V E O ENSINO DA MÚSICA

RECONHECENDO A NECESSIDADE DE REFORMAR O ENSINO DA MÚSICA EM PORTUGAL, O REI CRIOU EM 1713 A ESCOLA DO SEMINÁRIO DO PATRIACAL.QUE SERIA O MAIS IMPORTANTE ESTABELECIMENTO PEDAGÓGICO MÚSICAL ATÉ AO LIBERALISMO. SUCEDEU-LHE ENTÃO EM 1835 , O REAL CONSERVATÓRIO DE LISBOA, FUNDADO E PRIMEIRAMENTE DIRIGIDA POR UM GRANDE VULTO DA NOSSA HISTÓRIA DA MÚSICA JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO QUE INICIARA, OS SEUS ESTUDOS PRECISAMENTE NA ESCOLA DO SEMINÁRIO.

ALIÁS DISSO, D.JOÃO V INVIOU PARA A ITÁLIA, COMO BUSCAS UM CERTO NÚMERO DE JOVENS DE RECOHECIDA APTIDÃO PARA AI AMPLIAREM OS SEUS CONHECIMENTOS, ENTRE ELES: ANTÓNIO FERREIRA E FRANCISCO ANTÓNIO DE ALMEIDA, ACTIVOS NA PRIMEIRA METADE DE SETECENTOS, DESTACAVAM-SE COMO COMPOSITORES TAMBÉM DE MÚSICA SÁCRA, MAS SOBRETUDO SEDUZIDOS PELA NOVIDADE DA ÓPERA DE ANTÓNIO TEIXEIRA IMORTALIZOU-SE PELA OBRA EM PORTUGUÊS UTILIZANDO NO TEATRO DO BAIRRO ALTO, OS CRITICOS TEXTOS TEATRAIS DE ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA,O JUDEU (POR EXEMPLO GUERRAS DO ALECRIM E ,MANGERONA, CERCA DE 1735), ENQUANTO O SEU COLEGA ANTÓNIO FRANCISCO DE ALMEIDA SE NOTABILIZA NOMEADAMENTE PELA ÓPERA PALACIANA, COM LIBERETE ITALIANO LA SPINALBA, ESTREAVA NO PAÇO DA RIBEIRA, HOJE RECONHECIDA COMO VERDADEIRA OBRA-PRIMA MUSICAL.

CURIOSAMENTE PODERÁ PENSAR-SE QUE ,GROSSO MODO ESTAS DUAS VERTENTES DO TEATRO MUSICADO PORTUGUÊS SE MANTÊM AINDA HOJE VIVAS NAS PREFERÊNCIAS DO PÚBLICO COM AS ÓPERAS.-ROMANCES DO LIBERETO EM LINGUAS ESTRANGEIRAS, QUE SE CANTAM EM S. CARLOS E AS REVISTAS POR VEZES NOS PALCOS DO PARQUE MAYER.

NA VERDADE, NÃO É QUE D. JOÃO V SE INTERSSAVA ESPECIALMENTE POR ÓPERA :AS SUAS PREOCUPAÇÕES MUSICAIS CENTRAVAM-SE SOBRETUDO NA QUALIDADE INTIMISTA , DE SUA CÃMARA E NO BRILHO EXPLENDOROSO DAS CERIMÓNIAS RELIGIOSAS, ORIENTANDO NESTES DOIS VECTORES A RENOVAÇÃO QUE ENTENDEU DEVER EFECTUAR-SE.

ASSIM SE EXPLICA QUE TENHA CHAMADO A LISBOA ,PARA MESTRES DE CAPELA E PROFESSORES RESIDENTES, DOIS REPUTADOS ARTISTAS QUE NÃO ERAM COMPOSITORES DE ÓPERA,ANTES CRAVISTAS E ORGANISTAS EMÉRITOS AUTORES DE MÚSICA DE CÂMARA O CONINBRENSE CARLOS SEIXAS (1704- 1742) E O NAPOLIANO DOMINCO SCARLATTI (1685- 1757). MAS OS FENÓMENOS CULTURAIS TÊM UMA FORÇA E UMA LÓGICA QUE ULTRAPASSAM OS OBJECTIVOS DOS DIRIGNETES ------- E EM BRREVE A ÓPERA SE TORNARIA POPULISSIMA EM PORTUGAL COMO TODOS OS PAÍSES EUROPEUS.

COPIADO POR ANTÓNIO LUÍS CAMPOS COSTA

TÓLU
Enviado por TÓLU em 08/05/2018
Reeditado em 01/03/2019
Código do texto: T6330350
Classificação de conteúdo: seguro