O Pico do Jaraguá

Tem alguma coisa misteriosa no Pico do Jaraguá.

Não sei o que é mas mexe comigo sempre que lá passo - pelo monumento .

É , para mim, a entrada para a grande cidade, a que me mete medo,

me acovarda . E me domina num deslumbramento insano.

Amo São Paulo. A cidade em si me fascina desde os pequenos passos , quando meu pai em longos papos de domingo,

à mesa, contava histórias de sua juventude e citava o Largo do Arouche, a Av. Paulista, a Brigadeiro Luiz Antonio, praça da República , Largo S.Francisco...

Tentava acompanhar aqueles fatos , aquelas ruas tão bem descritos com a minha meninice irrequieta. Guardei um ou dois casos mas na mente ,os olhos dele estão ainda sorrindo .

Aprendi assim a amar São Paulo.

Quando pego estrada e chego no portal do Pico do Jaraguá

é como um passaporte para o mundo encantado.

Imagens ,música e ação.

Os tempos mudaram a cidade . Talvez, meu pai nem a reconhecesse

hoje. Mas o Pico do Jaraguá está lá, imponente dizendo ''entre ''.

E nesse instante , quando passo para o lado de lá,

aspiro a assombrosa fantasia.

Um dia, identifiquei-me com Adriane Galisteu , que conta em seu livro "O caminho das Borboletas' um lance engraçado sobre o Pico do Jaraguá: paulistana menina, queria por que queria subir o morro.

Amolou tanto que , num domingo , a mãe e alguns parentes a levaram. Lá chegando viu apenas muita vegetação .

E pasmada disse :

'-Mas é só isso que tem aqui no Pico? ' Ri ao contar...

Foi uma decepção! rs

De todo o modo, também teve algo a ver com fantasia.

A minha é pra valer. Basta-me o que minhas idéias fazem

com os contos que meu pai contava , de onde peguei o gosto para 'falar' histórias.

Sei que também posso cansar , como me cansei ,

mas o legado ficou.

É prova viva de que as pequenas coisas da vida

são as que realmente importam.

-------------------------------------------------------------------

PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ

O Parque estadual do Jaraguá é de importância histórica, cultural e turística para a cidade de São Paulo, mas muito mais do que uma reserva ecológica, traduz a cidade na fauna e flora que coabitam em harmonia e refletem a cidade vista do alto.

Assim como a cidade de São Paulo, o Jaraguá é um convite a tranqüilidade, a prática de esportes radicais e ao mergulho na natureza em pleno cenário urbano.

Na área do Pico do Jaraguá, além de Belvederes (pequenos mirantes), existem lanchonetes e sanitários. As opções de lazer incluem ainda trilhas, pátios, decks, locais para piqueniques, lanchonete, playground, anfiteatro, feira de artesanato e pavilhão de uso múltiplo.

Jaraguá em Tupi significa: Senhor do Vale

Jaraguá em Guarani significa: Por onde a gente passou.

agosto-2007

luferretti
Enviado por luferretti em 02/09/2007
Código do texto: T635033