A tolerância do uso de agrotóxicos e seus efeitos no Brasil

Agrotóxicos e pesticidas são produtos químicos usados na agricultura para banir pestes que possam comprometer a produção. Estudos da pesquisadora Larissa M. Bombardi do laboratório de Geografia Agrária da USP, afirmam que o limite de tolerância para a contaminação na água por agrotóxicos são 5.000 vezes maior do que nos EUA. Ainda segundo essa pesquisa, o número de pessoas prejudicadas por contaminação alimentícia no Brasil representa 2% dos problemas de saúde. Para uma população que enfrenta problemas na má administração da saúde pública no Brasil, não dispõe então de uma alternativa ?

O uso de agrotóxicos e pesticidas da agricultura brasileira é cada vez maior, no Brasil são autorizados cerca de 504 tipos desses produtos químicos, sendo 30% proibidos nos países do velho mundo. A justificativa pelo uso desordenado desses produtos está na obrigação de atender uma demanda cada vez maior de alimentos. Porém não se leva em consideração os riscos à saúde humana e também dos impactos ambientais. A ANVISA assegura que são feitos testes toxicológicos dos agrotóxicos, e que há uma série de restrições quanto ao uso destes.

É evidente que, mesmo sendo feitos testes, o número de pessoas contaminadas é alto, sendo assim, poderia ser uma saída pra a agricultura brasileira, dono de um vasto potencial de desenvolvimento de novas tecnologias nessa área, o uso de biopesticidas.

Recai sobre o ser humano, portanto, o compromisso de administrar com mais consciência as mudanças proporcionadas pelo avanço do mundo globalizado, uma vez que o uso discriminado dos agrotóxicos tem afetado tão negativamente a vida da população. Sendo assim, desde que haja a parceria entre agricultores, e pesquisadores será possível amenizar o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e na vida animal, construindo o progresso sem desconsiderar a ordem e a saúde como um todo.