Redação ENEM / 2006 Tema: O poder de transformação da leitura.

Olhar em movimento

A educação é o berço da humanidade, o que precisamos exigir de nós todos os dias, independentemente da idade, é uma leitura prazerosa que leve os nossos pensamentos a um mundo de encanto e imaginação. Sempre atento no que está acontecendo em nossa volta, para que não esquecemos que existe um mundo físico que pode afetar a nossa realidade. A leitura é uma forma simples e de grandes resultados, ela tem o poder de unir as pessoas em todo o mundo, claro que vai depender das traduções, basta saber encaixar as palavras e as concordâncias nos lugares certos para não haver confusão.

Vivemos em sociedade, onde uns depender de outros para uma formação escolar, nem preciso ir muito além das universidades que para mim, muitas das vezes exigem mais a leitura do que propriamente a presença em sala de aula. Claro que um depende do outro, professor e aluno, senão cada um faz de um jeito e acaba virando bagunça. O querer aprender, antes de mais nada precisa partir de cada pessoa, é isso que faz a diferença em querer aprender de verdade. A leitura nos passa de uma forma brilhante um recado de forma clara e bem objetiva. Vejamos o mundo grandioso de Best Sellers infinitos que são produzidos de ano a ano, cada pessoa conta o seu talento de uma forma diferente sem perder a essência. A leitura e a base para a formação de uma pessoa civilizada, que sabe resolver os mais diversos assunto através da mensagem, onde o receptor consegue fazer a leitura e captar a mensagem dando a resposta com um simples sim ou não.

Geralmente não temos um parâmetro de onde estão os acertos e erros, ao longo da vida, galgamos as palavras aos poucos, nos especializamos em literatura de forma natural e prazerosa. Na vida sempre é hora de aprender e ao mesmo tempo ensinar, a única maneira simples é através do praticar, lendo que se aprende, pode se dizer que a gente é aquilo que lemos. A leitura faz parte da grande maioria das profissões, são registros e memórias que uma simples consulta prova por A mais B como foi executado um determinado serviço.

Agora o que me resta, é ler as mensagens que são publicadas, o máximo de informação que eu conseguir, consigo aplicar no meu dia a dia. Seja na vida profissional, social, profissional, acadêmica, internet etc...

(Autor: Alex Leonardo da Silva.)