As vantagens do uso da tecnologia na educação brasileira

O desenvolvimento social deve partir do investimento na base da sociedade, estamos falando da educação. Mesmo sendo a taxa de analfabetismo no Brasil decrescente, estando na casa do 8% segundo o IBGE, ainda há uma queda no número de matriculados no ensino médio. Partindo apenas do princípio da falta de atratividade da educação brasileira, o que poderia ser feito?

Atualmente o Brasil possui cerca de 180 mil escolas, segundo o Censo Escolar da Educação Básica divulgado pelo Ministério da educação, o MEC, onde mais de 110 mil escolas são de responsabilidade municipal. Uma ferramenta eficaz para agregar no ensino dessas instituições seria o uso da tecnologia a favor da educação. Disponibilizar materiais didáticos digitais e de qualidade é visto como uma coisa positiva por cerca de 92% dos professores, é o que mostra uma pesquisa inédita da Fundação Lemann. O uso da tecnologia digital aumenta a interatividade e o dinamismo durante as aulas, fazendo com que os alunos se interessem cada vez mais pelo aprendizado.

A tecnologia vai, com certeza, melhorar a educação, mas não substituí-la, essa nova metodologia de ensino abre novos horizontes e novas perspectivas conhecimento, tendo a informação nas pontas dos dedos, essa inovadora e atraente conduta escolar, vem para elevar os índices de desenvolvimento da educação brasileira.

É preciso que todos assumam, portanto, sua responsabilidade diante ao desenvolvimento tecnológico a serviço da educação, uma vez que a tecnologia só trará bons frutos. Sendo assim, desde que haja a íntegra parceria entre, comunidade governo e família, será possível progredir na didática de ensino brasileira, encolhendo cada vez mais a já diminuta parcela de analfabetos do país.