A marinha e a sua importância para o Brasil

A Marinha integra as forças armadas brasileiras, junto ao Exército e a Aeronáutica, atua onde lhe é incumbida a responsabilidade pelos rios e mares, desempenha também o ofício de guarda costeira, visto que o Brasil é um país com mais de 8.000 km de fronteira, fica evidente a importância desse serviço para nossa segurança.

A Marinha ocasionalmente organiza concursos de admissão, onde dá oportunidade para todos os brasileiros considerados aptos e motivados a servir o seu país, acendendo o sentimento de patriotismo e reafirmando assim o comprometimento da Força Naval em cumprir com o seu compromisso na defesa dos interesses da pátria e dos cidadãos.

Pode-se relacionar ainda a Marinha brasileira a uma série de projetos importantes, dentre eles está o Submarino com propulsão nuclear, que fará parte do Sistema Integrado de Gestão da Amazônia Azul-SisGAAz, aliado à Amazul, tem como objetivo principal ampliar consideravelmente a capacidade de defesa do Brasil no Atlântico Sul.

Destaca-se também, a iniciativa do PROLEITURA, um programa de incentivo à leitura para Oficiais Subalternos e Intermediários da cadeia de comando da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM), com o desígnio de requintar a formação militar naval e potencializar o desenvolvimento profissional e pessoal.

A partir dos argumentos citados, torna-se evidente a relevância dos trabalhos realizados pela Marinha e seus inúmeros benefícios para nação, tanto na área pessoal com o eficiente trabalho do Proleitura, quanto no âmbito de segurança com o Submarino a proporção Nuclear que torna-se ferramenta indispensável para que o país exerça a superioridade nas águas brasileiras, impedindo atos e ameaças contra sua soberania.