Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Os dilemas encarados pelas pessoas autistas na sociedade brasileira



  O autismo é um distúrbio neurológico que causa em seu portador dificuldades de socialização e prejudica o desenvolvimento da comunicação. Estimativas da Organização Mundial de Saúde -OMS, calcula que existam 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, no Brasil a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.
  Uma das maiores dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo é a inclusão. Já na primeira infância onde costuma ser descoberto esse distúrbio, existe a complexidade da educação inclusiva. Desde que estabelecida uma uma lei em as escolas públicas deveriam aceitar alunos autistas a fim de aumentar a educação inclusiva, contava-se tecnicamente com a contração dos problemas enfrentados por essas pessoas. Mas a realidade é outra, em muitas escolas onde esses alunos são aceitos, eles não contam com o acompanhamento adequado, existem casos relatados de crianças com autismo e sensibilidade auditiva, que se recusam em comparecer as aulas pelo fato do educador gritar muito. Isso faz da educação inclusiva, um faz-de -conta.
  Levando em consideração os aspectos diversificados da sociedade mundial, temos no autismo e em outros tipos de deficiências como parte  da experiência humana que contribui para a diversidade, para que que possa ser solucionado o infortúnio da educação inclusiva no Brasil, os professores devem ter um bom conhecimento acerca do autismo, e saber como lidar com as estratégias sensoriais a fim de amenizar o impacto frente às diferentes reações da criança. Assim, evidentemente a parceria entre os educadores e a família possibilitará a extinção de pelo menos um dos dilemas que os autistas enfrentam durante a vida, construindo assim uma sociedade mais fiel aos princípios da constituição
                                             ////////


Essa redação, juntamente àquelas que foram publicadas anteriormente, são de cunho didático, voltadas para concurso. Peço que isso seja levado em consideração ao ser questionado o aprofundamento e desenvolvimento do assunto em questão. Uma vez que eu como literato,  tive que considerar o número de linhas.
Du Vinny
Enviado por Du Vinny em 13/06/2018
Código do texto: T6363354
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Du Vinny
Araxá - Minas Gerais - Brasil, 22 anos
33 textos (9241 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/18 15:18)
Du Vinny