Os dilemas encarados pelas pessoas autistas na sociedade brasileira

O autismo é um distúrbio neurológico que causa em seu portador dificuldades de socialização e prejudica o desenvolvimento da comunicação. Estimativas da Organização Mundial de Saúde -OMS, calcula que existam 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, no Brasil a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo é a inclusão. Já na primeira infância onde costuma ser descoberto esse distúrbio, existe a complexidade da educação inclusiva. Desde que estabelecida uma uma lei em as escolas públicas deveriam aceitar alunos autistas a fim de aumentar a educação inclusiva, contava-se tecnicamente com a contração dos problemas enfrentados por essas pessoas. Mas a realidade é outra, em muitas escolas onde esses alunos são aceitos, eles não contam com o acompanhamento adequado, existem casos relatados de crianças com autismo e sensibilidade auditiva, que se recusam em comparecer as aulas pelo fato do educador gritar muito. Isso faz da educação inclusiva, um faz-de -conta.

Levando em consideração os aspectos diversificados da sociedade mundial, temos no autismo e em outros tipos de deficiências como parte da experiência humana que contribui para a diversidade, para que que possa ser solucionado o infortúnio da educação inclusiva no Brasil, os professores devem ter um bom conhecimento acerca do autismo, e saber como lidar com as estratégias sensoriais a fim de amenizar o impacto frente às diferentes reações da criança. Assim, evidentemente a parceria entre os educadores e a família possibilitará a extinção de pelo menos um dos dilemas que os autistas enfrentam durante a vida, construindo assim uma sociedade mais fiel aos princípios da constituição

////////

Essa redação, juntamente àquelas que foram publicadas anteriormente, são de cunho didático, voltadas para concurso. Peço que isso seja levado em consideração ao ser questionado o aprofundamento e desenvolvimento do assunto em questão. Uma vez que eu como literato, tive que considerar o número de linhas.