O trabalho escravo contemporâneo

Em conformidade com a lei, a escravidão está extinta, entretanto em muitos países, em destaque àqueles de democracia frágil, ainda há alguns tipos de escravidão. A escravidão moderna tem sentido metafórico, já que não se trata mais do comércio de pessoas. Conquanto, os meios de comunicação em geral tem encarregado-se da expressão para assimilar às pessoas que são forçadas a exercer certa atividade contra sua vontade, sob ameaças e outras forma de intimidação.

O trabalho escravo contemporâneo segue um ciclo que se inicia com a vulnerabilidade econômica do trabalhador, ele segue em busca de melhores condições de vida devido à consciência da dificuldade para se manter. Além da vulnerabilidade econômica, esses trabalhadores, majoritariamente, contam com baixas instruções educacionais, o que favorece a ação de criminosos. O trabalhador é aliciado por terceiros que os oferecerem boas condições trabalhistas. Diante dessa busca o trabalhador então migra na esperança de reformar a vida, mas quando chega ao local depara-se com situações do trabalho análogas à escravidão, com a dedução da falácia da promessa empregatícia, muitas pessoas arriscam a própria vida fugindo desses locais e denunciando às autoridades competentes. Esse trabalhador recebe seus direitos trabalhistas e indenização do trabalho.

Quando retornam para suas residências, o trabalhador costuma encontrar as mesmas precárias condições que lhe assolavam quando decidiu sair em busca de emprego, fica claro assim a urgência de soluções para o combate a esse ciclo.

Levando em conta o que foi observado, o trabalho escravo contemporâneo deve ser combatido por meio de várias ações conjuntas que considerem três frentes, a prevenção por meio da educação e informação, a assistência à vítima e a repressão dos envolvidos, por meio de punição. O comprometimento dos poderes governamentais unidos às autoridades competentes, resultará na atenuação dessa lamentável variável, transformando positivamente a realidade de muitos brasileiros.

/////////////////////

Essa redação, juntamente àquelas que foram publicadas anteriormente, são de cunho didático, voltadas para concurso. Peço que isso seja levado em consideração ao ser questionado o aprofundamento e desenvolvimento do assunto em questão. Uma vez que eu como literato, tive que considerar o número de linhas.