Como incentivar a participação juvenil na política

Atualmente com mais de 30 anos, a democracia do nosso país é considerada uma democracia historicamente recente. O Brasil ocupa o 44º lugar de países mais democráticos dentre os 167 analisados pela Consultoria Britânica Unidade de inteligência economista- EIU, onde nesta posição considera-se os países de democracias imperfeitas, onde há eleições livres e justas, direito civis básicos respeitados, mas com problemas como corrupção e pouca transparência das partes governamentais.

Com o consentimento dado a partir dos 16 anos para tornar-se eleitor facultativo, tendo que estender essa obrigação até os 60 anos obrigatoriamente, fica evidente que a faixa etária dos eleitores são, majoritariamente composta por adultos, não sendo direcionadas assim, eficaz e efetivamente as campanhas eleitorais ao público jovem, provocando um desinteresse pela política atual do país.

Ao analisarmos o caminho percorrido pela democracia brasileira até os dias atuais, podemos notar consideráveis participações juvenis pelas lutas brasileiras. Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a juventude protagonizou eventos na conjuntura política nacional, participações nas “diretas já” e no movimento dos “cara-pintadas” são referências desse protagonismo.

Tendo essa progressa juventude histórica como referência e com resultantes positivas para a nação, é irremissível que a política brasileira volte-se para os jovens com ações que os permitam participar de organizações governamentais, vale-se também a criação de projetos que ajudem os jovens a derrubarem o mito de que o Brasil possui uma juventude alienada, para que rompam com o desinteresse político a fim de se transformarem em cidadãos munidos de conhecimentos sobre seus direitos e de como funciona o governo, ajudando a moldar um país em constante progresso sem desconsiderar a ordem.

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Essa redação, juntamente àquelas que foram publicadas anteriormente, são de cunho didático, voltadas para concurso. Peço que isso seja levado em consideração ao ser questionado o aprofundamento e desenvolvimento do assunto em questão. Uma vez que eu como literato, tive que considerar o número de linhas.