Redação ENEM / 2007 Tema: O desafio de se conviver com a diferença.

Redação ENEM / 2007

Tema: O desafio de se conviver com a diferença.

Eu tenho, você não tem

Educação, Felizmente boa parte de uma educação de qualidade, com a garantia que o aluno vai aprender de verdade, os pais optam pelo ensino pago, quem tem condições é claro. Em contra partida, os pais se sentem na obrigação de cobrar em dobro, tanto do filho(a) quanto pela instituição de qualidade que está prestando o serviço. Já quem convive com a educação “seja o que DEUS quiser”, a força de vontade por conta própria faz toda diferença ao longo da vida, para só assim nascer uma mente brilhante de onde se menos esperava.

Segurança, em alguns casos, a necessidade das pessoas, fazem com que se precise de mais policias para garantir a segurança de um todo. Quem precisa pede, quem não tem não pode ajudar, quem tem por questão de segurança opta em guardar. A vida segue e as coisas não circulam como deveriam, na falta de emprego na rua da amargura sem uma oportunidade de trabalho, tem duas opções. (1) tirar de quem tem (conhecido pela gíria da favela “sair na disposição”), precisa dar uma mudança rápida em sua vida, acaba dando trabalho para a polícia. (2) encontrar empregos alternativos com uma péssima colocação no mercado de trabalho. Geralmente quem vem de um ensino de altíssima qualidade, esse sim tem uma boa colocação no mercado, com direito a carteira assinada, férias, participação de lucros da empresa e outros benefícios. Em quanto o que não teve uma mente brilhante, que não passou pelo processo de lapidação de seu cérebro ao longo de sua vida, acaba aceitando o que tem para hoje, se parar de trabalhar passa fome, não tem nem tempo de parar para pensar, mesmo que os benefícios não sejam bons e continua levando prejuízo, o negócio e trabalhar.

Saúde, mesmo pagando, não se tem uma garantia de saúde plena pelo resto da vida, agora imagine como é, os postinhos de saúde das Vilas em meio as periferias. O sorriso é o cartão de visita para qualquer pessoa, mas a aparência sempre acaba demonstrando a sua classe social, (claro que existem pessoas que fazem votos de pobreza) por mais que a pessoa tenha vontade de se cuidar, mas o pouco que ganha não sobra, mal consegue se manter com o básico. Quem tem médico particular uma vez e outra, consegue fazer um checape, agora quem depende das coisas grátis, acaba usando quando a dor bate no peito e não vê outra saída. O convênio pode ate cobrir a cirurgia. Já o grátis esperamos que não seja nada grave.

Políticos, até quando vão ficar influenciando as pessoas: direita ou esquerda, coxinha ou mortadela, esse ou aquele. Até quando vamos continuar vivendo nos mesmos erros do passado, eu fui vítima de um péssimo ensino na minha juventude, meus ex-professores foram verdadeiros Heróis e sempre manteve a esperança. O que precisa realmente de fato é: discutir ideias para o bem de todos, sentir na pele os mesmos direitos que os menos favoráveis não tem, na busca dos direitos iguais para todos, de bom é claro, sempre se aperfeiçoando para melhor.

“OS POLÍTICOS DIZEM QUE SABEM DE TUDO, PARA ELE 2 VEZES 2 PODE SER 5, NÃO ESTÃO NEM AI PARA A OPINIÃO DO CIDADÃO, MAS NO FUNDO NÃO FAZEM NADA PARA MELHORAR ESTÁ EQUAÇÃO”.

(Autor: Alex Leonardo da Silva.)