SAUDADES

Tenho saudades do tempo em que o sorveteiro vendia picolé em caixa de isopor,o padeiro passava na rua com sua carrocinha vendendo pão quentinho,tenho saudade de tomar leite puro de vaca que eram vendido de casa em casa pela manhã em litros de vidro.

Tenho saudades das brincadeiras de criança não havia malicia,carrinho de rolimã,brincavamos de esconde-esconde,amarelinha,empinavamos pipas sem serol,brincavamos com bolinhas de gude,corriamos sob a chuva e soltavamos barquinho de papel na enxurrada.

Tenho saudades da simplicidade do povo, e nas escolas respeitávamos os professores e passavamos de ano pela competência do esforço de cada um,tenho saudades da solidariedade de corações amorosos,das charétes,caroças e carruagens que circulavam pelas ruas de terra,as casas não tinham muro e deixavam portas abertas sem trancas ou fechaduras,os moços e moças namoravam nas praças e jardins da cidade.

Os pratos eram de louças,as canecas de latas de maça de tomate,lata de leite e outras embalagens,tenho saudade da cristaleira que adornava o ambiente,do fogão de lenha,da comida caseira,das casas de chão batido e não tinham piso ou revestimentos,saudades do radio de pilha e do barbeador com giletes.

Das galinhas soltas no quintal,das criações de porcos,dos pomares carregados de fruto em cada quintal,dos bailes e arrasta-pé,dos casamentos em sítios e fazendas,das musicas de ninar.

tenho saudades do passado,saudades de tudo e saudades de você.

Gersonoiteilustrada

TORRE FORTE
Enviado por TORRE FORTE em 03/08/2018
Reeditado em 03/08/2018
Código do texto: T6408365
Classificação de conteúdo: seguro