"HISTÓRIAS INTERLIGADAS" por GÉSNER LAS CASAS em RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS"

"HISTÓRIAS INTERLIGADAS"

por GÉSNER LAS CASAS

em RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS"

JOÃO DE SCANTIMBURGO,

JOÃO DE SCANTIMBURGO. NASCIMENTO 31 DE OUTUBRO DE 1915 em DOIS CÓRREGOS, SÃO PAULO. MORTE 22 DE MARÇO DE 2013, aos 97 ANOS, SÃO PAULO, SÃO PAULO. BRASILEIRO; JORNALISTA, PROFESSOR E, ESCRITOR. MAGNUM OPUS; TRATADO GERAL DO BRASIL. JOÃO DE SCANTIMBURGO de DOIS CÓRREGOS, 31 DE OUTUBRO DE 1915. ESTADO DE SÃO PAULO, 22 DE MARÇO DE 2013. FOI UM JORNALISTA, PROFESSOR E ESCRITOR BRASILEIRO, INTEGRANTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. FOI TAMBÉM MEMBRO DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS. DESCENDENTE DE ITALIANOS, FILHO DE JOÃO DE SCANTIMBURGO E, JULIA CENCI DE SCANTIMBURGO. "O BRASIL E O FUTURO” NUNCA O FUTURO ESTEVE TÃO PRESENTE, COMO EM NOSSA ÉPOCA. SE NÃO TIVEMOS, AINDA, UMA INVASÃO DE MARCIANOS, TIVEMOS, VÊ-SE, UMA INVASÃO DE PROFETAS, QUE PROCURAM DECIFRAR O FUTURO OU ANTECIPÁ-LO, COM MUITAS ELUCUBRAÇÕES. SE DEVERMOS, OS CONTEMPORÂNEOS QUE AINDA NÃO PERDEMOS A FÉ, PODEREMOS TEMER PELO MUNDO, É PORQUE A MECANIZAÇÃO DO ESPÍRITO, A DESESPIRITUALIZAÇÃO DA TÉCNICA, A CRISE DO HOMEM, DE SUA CRENÇA DAS BASES DE SEU AMOR, DE SUA ANGÚSTIA DIANTE DO INSONDÁVEL MISTÉRIO, QUE O TRAZ SUSPENSO EM FACE DA IMENSIDÃO DE DEUS, SEREM FORÇAS PODEROSAS, SOBRETUDO QUANDO USAM OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA PARA DIFUNDIR O MAL." JOÃO DE SCANTIMBURGO; TRATADO GERAL DO BRASIL, 1971. NASCIDO EM DOIS CÓRREGOS, CRESCEU E ESTUDOU EM RIO CLARO ONDE TRABALHOU PARA HUMBERTO CARTOLANO DA CAETANO, CARTOLANO & CIA. AINDA EM RIO CLARO DIRIGIU O JORNAL DIÁRIO CIDADE DE RIO CLARO. MUDOU-SE PARA SÃO PAULO EM 1940. DEPOIS DE UM COMEÇO ÁRDUO, CONSEGUIU UMA POSIÇÃO NA RÁDIO BANDEIRANTES ATRAVÉS DE JOSÉ PIRES DE OLIVEIRA DIAS, INDUSTRIAL FARMACÊUTICO NASCIDO EM RIO CLARO. SAIU DA RÁDIO EM 1943. TRABALHOU PARA O ESTADO DE S. PAULO, NA ÉPOCA SOB A DIREÇÃO DE ABNER MOURÃO. ESCREVEU PARA O DIÁRIO DE S. PAULO, DO QUAL FOI DIRETOR. COMPROU COM SÓCIOS UM CANAL DE TV: EXCELSIOR. DIRIGIU O DIÁRIO DO COMÉRCIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO. TEVE TAMBÉM O SEU PRÓPRIO JORNAL, O CORREIO PAULISTANO, QUE DUROU SEIS ANOS. FOI MESTRE EM ECONOMIA E DOUTOR EM FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E TAMBÉM PROFESSOR DA FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, UNESP. ENTROU PARA A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS EM 1977. OCUPOU A CADEIRA NÚMERO OITO 8 CUJO PATRONO É BÁRBARA HELIODORA E, FUNDADORA PRESCILIANA DUARTE DE ALMEIDA. SUCEDEU A AURELIANO LEITE. EM 21 DE NOVEMBRO DE 1991 FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, SENDO O QUINTO OCUPANTE DA CADEIRA Nº 36, NA SUCESSÃO DE JOSÉ GUILHERME MERQUIOR. SUA POSSE OCORREU EM 26 DE MAIO DE 1992. FOI CASADO DUAS VEZES, SENDO A ÚLTIMA COM A CONDESSA ANNA TERESA MARIA JOSEFINA TEKLA EDWIGE ISABELLA LUBOWIECKA, DA FAMÍLIA DOS CONDES POLONESES DE LUBOWIECKA, FALECIDA EM 2003, COM QUEM NÃO TEVE FILHOS. JOÃO DE SCANTIMBURGO MORREU EM 22 DE MARÇO DE 2013 NO BAIRRO DO PACAEMBU, EM SÃO PAULO, APÓS UMA CRISE DE DIABETES. ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. FOI O QUINTO OCUPANTE DA CADEIRA 36 DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, CUJO PATRONO É O ESCRITOR TEÓFILO DIAS.

“O PENSAMENTO DE JOÃO DE SCANTIMBURGO, POR PROFESSORA DOUTORA ANNA MARIA MOOG RODRIGUES, ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA, INSTITUTO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA PETRÓPOLIS, DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. ANNAMARIA.MOOG@GMAIL.COM RESUMO: ADEPTO DA FILOSOFIA DA AÇÃO DE MAURICE BLONDEL, SCANTIMBURGO ESCREVEU PARA DIVULGÁ-LA NO BRASIL” -<TODA A FILOSOFIA ESTÁ CENTRADA NO CONCEITO DE AÇÃO, EXPERIÊNCIA APETITIVA QUE APONTA PARA UMA CAUSA FINAL. SENDO REALIZADA POR UMA CAUSA SEGUNDA, CONTINGENTE, A AÇÃO APONTA TAMBÉM PARA A CAUSA PRIMEIRA, NECESSÁRIA, QUE COINCIDE COM A CAUSA FINAL, O PURO AGIR, FONTE DO MOVIMENTO DINÂMICO DE TODO O UNIVERSO. PALAVRAS-CHAVE: AÇÃO; PURO AGIR; EXPERIÊNCIA; CAUSA PRIMEIRA; CAUSAS SEGUNDAS. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: JOÃO SCANTIMBURGO NASCEU EM 1915 E FALECEU EM 2013. FOI O PROPAGADOR NO BRASIL DA FILOSOFIA DE MAURICE BLONDEL. FOI TAMBÉM JORNALISTA, ENSAÍSTA, PROFESSOR E, EMPRESÁRIO. COMO JORNALISTA, ALÉM DE DIRIGIR OS DIÁRIOS ASSOCIADOS, NO DIÁRIO DE SÃO PAULO E DIÁRIO DA NOITE. ALÉM DO CORREIO PAULISTANO, ESCREVEU PARA O JORNAL DO COMÉRCIO. FUNDOU E, DIRIGIU A TV EXCELSIOR. ENQUANTO PROFESSOR LECIONOU NA FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA ARMANDO ÁLVARES PENTEADO E, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, A UNESP. COLABOROU EM VÁRIAS PUBLICAÇÕES CULTURAIS E, FOI ELEITO MEMBRO DE INSTITUIÇÕES LITERÁRIAS, INCLUSIVE DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS E, DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. DA EXTENSA BIBLIOGRAFIA DO ESCRITOR CONSTA O TRATADO GERAL DO BRASIL, ALENTADO ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL, EVOLUÇÃO DO POVO BRASILEIRO, INSTITUIÇÕES POLÍTICAS BRASILEIRAS, POLÍTICA SOCIAL, ECONOMIA, SEGURANÇA NACIONAL, PROBLEMAS DE EDUCAÇÃO E PAPEL DO BRASIL NO MUNDO. CONSTA, TAMBÉM UM ESTUDO NO QUAL ELE, JOÃO SCATIMBURGO COMPROVA A FORMAÇÃO TOMISTA DE CAMÕES POR TEXTOS ANALISADOS EM OS LUSÍADAS NA INTERPRETAÇÃO DE CAMÕES; PUBLICOU COLETÂNEAS DE PALESTRAS EM QUE FAZ PREVISÕES ACERCA DO FUTURO NO AMANHÃ, NO ANO 2000, EM A AGONIA DA CIVILIZAÇÃO, E REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO DA TÉCNICA, O SEGREDO JAPONÊS, A EXTENSÃO HUMANA, ALÉM DE OUTROS. JOÃO SCANTIMBURGO, ERA UM CATÓLICO CONVICTO. PREOCUPAVAM-NO, SOBREMANEIRA, OS DESTINOS DOS HOMENS NESTA QUADRA DA HISTÓRIA, QUANDO LHE PARECIA DECAIR, POR TODA PARTE, A RELIGIOSIDADE, PREDOMINANDO A CRESCENTE ONDA DE ATEÍSMO, OU, O QUE CONSIDERAVA PIOR, O INDIFERENTISMO EM MATÉRIA DE RELIGIÃO. POR SORTE, QUANDO ESTUDANTE DE FILOSOFIA, ELE ENCONTROU NO MESTRE JESUÍTA, ROBERTO SABÓIA DE MEDEIROS, S.J., ALGUÉM QUE PARTILHAVA DE SUAS PREOCUPAÇÕES E, QUE HAVIA ACHADO UMA RESPOSTA NA FILOSOFIA DE MAURICE BLONDEL ENTRE 1861 E 1949. O PROFESSOR SABÓIA DE MEDEIROS INTRODUZIU O JOVEM ESCRITOR NO REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013, VERSÃO ELETRÔNICA, ISSN 2177-2967 = HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME, – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 ESTUDO DA FILOSOFIA DA AÇÃO, COMO É CONHECIDO O PENSAMENTO DE BLONDEL, ESTIMULANDO-O A USAR DE SUA PENA PARA DIVULGÁ-LA NO BRASIL. JOÃO SCANTIMBURGO, VIU NO PENSAMENTO DE BLONDEL A CHAVE PARA SE RECONCILIAR COM A MODERNIDADE, ISTO É, PARA A ATUALIZAÇÃO DA FILOSOFIA DE SUA FORMAÇÃO CATÓLICA, FUNDADA DESDE A PATRÍSTICA, PASSANDO POR SANTO AGOSTINHO, A ESCOLÁSTICA ATÉ SANTO TOMÁS DE AQUINO. SCANTIMBURGO NÃO CONSIDEROU BLONDEL UM TOMISTA ORTODOXO, MAS SIM, UM TOMISTA HETERODOXO, APESAR DE TODA A POLÊMICA QUE HAVIA SIDO SUSCITADA NOS MEIOS CATÓLICOS POR OCASIÃO DA DEFESA E PUBLICAÇÃO DA TESE, L‘ACTION EM 1893. SCANTIMBURGO NUNCA MAIS DESISTIU DE DIFUNDIR O PENSAMENTO DE BLONDEL EM ARTIGOS E LIVROS, POR LHE PARECER A MAIS ADEQUADA RESPOSTA AO ATEÍSMO MILITANTE DE SARTRE E AO MATERIALISMO DA FILOSOFIA DA ‘PRAXIS’ DE MARX, ENTÃO EM PLENA ASCENÇÃO. NO LIVRO O PROBLEMA DO DESTINO HUMANO EM 1979, O AUTOR SE PROPÔS JUSTAMENTE CONFRONTAR A PRÁXIS MARXISTA, COM A AÇÃO BLONDELIANA POR AMBAS AS FILOSOFIAS TRATAREM DE TEMA PERTINENTE À RAZÃO PRÁTICA. JÁ NO LIVRO PUBLICADO EM 1970 COM O TITULO DE A EXTENSÃO HUMANA, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA TÉCNICA, O AUTOR AFIRMARA QUE, TENDO EM MÃOS O ACERVO DE INVENÇÕES E DESCOBERTAS DO MUNDO MODERNO, DEVÍAMOS USAR A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO HOMEM, PARA O MELHOR FUNCIONAMENTO DAS SOCIEDADES, BUSCANDO REDUZIR AO MÍNIMO O ACASO NO DESTINO DAS NAÇÕES, USANDO-AS, CIÊNCIA E TÉCNICA, COMO A EXTENSÃO DO HOMEM, ENQUANTO SER CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA COM DEUS. A PROPÓSITO, ELE HAVIA ESCRITO: PRETENDEMOS, É ESSA ALINHA DO NOSSO PENSAMENTO, A ELEVAÇÃO DA PESSOA OPERANTE. O HOMEM DEVE ENCARNAR-SE, PELA TÉCNICA, NO SEU PRODUTO. ESSE O GRANDE DESAFIO DO NOSSO TEMPO, O DE VER NA TÉCNICA A ANALOGIA DO VERBO, NÃO O PROCESSO QUE TRANSFORMA A NATUREZA E ACABA NO SUJEITO, COMO QUEREM MARX E ENGELS... JOÃO SCANTIMBURGO, 1970, P. 23. E MAIS ADIANTE, AINDA A PROPÓSITO DA TÉCNICA, ELE DIRÁ: O QUE DEVEMOS É, COM BERDIAEFF, CONSIDERAR A TÉCNICA UM PROBLEMA ESPIRITUAL, POIS A CONJUGAÇÃO DE TODOS OS ESFORÇOS QUE ABICARAM NAS CRIAÇÕES DA CIÊNCIA, CORPORIFICADA EM PRODUTOS TECNOLÓGICOS, DEVE LIBERTAR A PESSOA, DESVENDANDO-LHE NOVOS HORIZONTES, PARA O SEU ITINERÁRIO EM DIREÇÃO À PLENITUDE ESPIRITUAL, IBIDEM, P. 25. SCANTIMBURGO AFIRMA REITERADAMENTE EM SEUS TEXTOS QUE BLONDEL NÃO PRETENDEU FAZER TEOLOGIA. O QUE ELE HAVIA PRETENDIDO E HAVIA CONSEGUIDO REALIZAR FORA FILOSOFIA PURA. MAS RECONHECIA QUE O FILÓSOFO NÃO DEIXARA DE INTERCALAR, AO LONGO DE SUA EXPOSIÇÃO, REFLEXÕES PERMEADAS DE REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICAS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 TERMINOLOGIAS TEOLÓGICAS, O QUE SEMPRE DERA MARGEM A QUE FOSSE ACUSADO DE FAZER TEOLOGIA E NÃO FILOSOFIA. O MESMO SUCEDEU COM SCANTIMBURGO. MAIS DO QUE EM BLONDEL, EM SCANTIMBURGO SE ENCONTRAM CONSTANTES REFERÊNCIAS E EXPRESSÕES DE CUNHO TEOLÓGICO, JÁ QUE PARA TANTO TEVE O EXEMPLO E O ‘PLACET’ DO FILÓSOFO FRANCÊS. ESTA É A RAZÃO PELA QUAL CONSTITUI UM TRABALHO DE VERDADEIRA GARIMPAGEM, EXTRAIR A LINHA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DO AUTOR NOS DOIS LIVROS EM QUE SE PROPÔS SINTETIZAR A FILOSOFIA DA AÇÃO, O PRIMEIRO INTITULADO, A FILOSOFIA DA AÇÃO, SÍNTESE DO BLONDELISMO1 , MAIS TARDE REEDITADO COM O TÍTULO DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE MAURICE BLONDEL, NO QUAL FOI INCLUÍDO OUTRO LIVRO, A QUESTÃO DO SER E DOS SERES2 , ALIÁS, O PRÓPRIO SCANTIMBURGO RECONHECE A DIFICULDADE QUE ELE MESMO ENFRENTOU AO DESBRAVAR O TEXTO DE BLONDEL: “A LINGUAGEM DE BLONDEL É ESPESSA” JOÃO SCANTIMBURGO, 1993, P. 47, AFIRMOU. “RICO, EMBORA, O SEU ESTILO LITERÁRIO NÃO TEM, CONTUDO, A CLAREZA TRANSPARENTE DE QUE A LÍNGUA FRANCESA SE TORNOU PARADIGMA”, IBIDEM , P.47. RECONHECE TAMBÉM QUE BLONDEL FOI CRITICADO E, “NÃO RARO, ACERBAMENTE, POR TENTAR CONFUNDIR AS DUAS ORDENS, A TEOLÓGICA E A FILOSÓFICA” IBIDEM , P.62, MAS, AFIRMA QUE O FILÓSOFO INSISTIA EM ADVERTIR QUE FILOSOFIA E, TEOLOGIA SÃO CIÊNCIAS AUTÔNOMAS, A QUESTÃO CONSISTINDO EM SABER EM QUE MEDIDA O DEUS DOS FILÓSOFOS E O DEUS DOS TEÓLOGOS PODERIAM SE ENCONTRAR E SE RECONHECER, A FIM DE EVITAR UM “EXTRINCESISMO DESASTROSO”, IBIDEM , P.63. A PROPÓSITO DO ESTILO DO PRÓPRIO SCANTIMBURGO, O RENOMADO FILÓSOFO BELGA LEONARDO VAN ACKER, EM DURA CRÍTICA AO LIVRO QUE LHE FORA POR ELE DEDICADO, A FILOSOFIA DA AÇÃO , SÍNTESE DO BLONDELISMO, ESCREVEU EM CARTA AO AUTOR: VERIFICO TAMBÉM NO AMIGO UM ESTILO RETÓRICO E METAFÓRICO! EMBORA DECIDIDO E NADA PROLIXO, MAS AFIRMATIVO E ATÉ REPETITIVO, O SEU DISCURSO É MAIS LAUDATÓRIO E PANEGÍRICO DO QUE SINTÉTICO E EXPOSITIVO DOS ARGUMENTOS; MAIS GLOSADOR ENFIM DO QUE PROPRIAMENTE SINTÉTICO, POR SER CONSTANTEMENTE INTERROMPIDO POR DIGRESSÕES POLÊMICAS CONTRA A FILOSOFIA MODERNA, E EM PARTICULAR CONTRA O “HEGELO-MARXISMO”. ORA, A POLÊMICA NÃO FAVORECE UMA EXPOSIÇÃO CLARA E OBJETIVA, MAS ANTES CONFUNDE, CANSA E IRRITA O LEITOR, QUANDO É HOSTIL OU IMPARCIAL E SÓ CONSEGUE AGRADAR OS CORRELIGIONÁRIOS DE ANTEMÃO CONVENCIDOS, OPUS. CIT. P.178. 1 SCANTIMBURGO, JOÃO. A FILOSOFIA DA AÇÃO, SÍNTESE DO BLONDELISMO. SÃO PAULO: DIGESTO ECONÔMICO, 1982. 2. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA AÇÃO, SEGUIDO DE O PROBLEMA DO SER E DOS SERES. SÃO PAULO: INSTITUTO BRASILEIRO DE FILOSOFIA, 1993. REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA, – ISSN 2177-2967; HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – U AO QUE SCANTIMBURGO RESPONDEU, COM ELEGÂNCIA E GRANDEZA, PUBLICANDO NA ÍNTEGRA A CARTA DE VAN ACKER NA REEDIÇÃO DO LIVRO, JUNTAMENTE COM A CARTA RESPOSTA QUE LHE ENVIOU, ONDE AGRADECE A CRITICA CRITERIOSA E SE DEFENDE DIZENDO QUE TERIA SIDO MAIS FÁCIL A MERA SÍNTESE DO QUE A SÍNTESE E A GLOSA, MAS QUE AMBAS SE COMPLETAVAM PARA TORNAR MAIS ACCESSÍVEL O PENSAMENTO DE BLONDEL. QUANTO À POLÊMICA, CONSIDERAVA QUE O CONFRONTO DO BLONDELISMO COM O HEGELO-MARXISMO PUNHAM MAIS EM EVIDÊNCIA O CONTRASTE ENTRE A AÇÃO PARA A TRANSCENDÊNCIA DE UMA FILOSOFIA, FACE À AÇÃO PARA A META-IMANÊNCIA DE OUTRA, PONTO QUE DESEJARA SEMPRE ENFATIZAR. APÓS ESTA LONGA INTRODUÇÃO, OU DIGRESSÃO SOBRE O ESTILO TANTO DE BLONDEL QUANTO DE SCANTIMBURGO, CUMPRE APRESENTAR AS TESES FUNDAMENTAIS DO PENSAMENTO DE BLONDEL A QUE SCANTIMBURGO DEU PLENA ANUÊNCIA, TORNANDO-O SEU PRÓPRIO PENSAMENTO. 2. O PENSAMENTO DE MAURICE BLONDEL DE 1861 A 1949, SINTETIZADO POR JOÃO SCANTIMBURGO O TEMA PRINCIPAL DO PENSAMENTO DE BLONDEL É O CONCEITO DE AÇÃO QUE, SEGUNDO SCANTIMBURGO, SEQUER FIGURAVA NO VOCABULÁRIO FILOSÓFICO ATÉ QUE ALI TENHA SIDO INTRODUZIDO PELO PRÓPRIO FILÓSOFO. EVENTUALMENTE, E GRAÇAS A ESTE, O DICIONÁRIO DE FILOSOFIA DE LALANDE HOJE DEFINE A AÇÃO COMO SENDO MAIS CONCRETA DO QUE O ATO; É PRINCÍPIO E FIM DE UMA OPERAÇÃO QUE SE PODE CONSERVAR IMANENTE A SI MESMA. ALÉM DISSO, CONTINUA, CITANDO LALANDE: A AÇÃO CONSISTIRIA EM MODELAR MATÉRIA EXTERIOR AO AGENTE, A ENCARNAR UMA IDEIA, A FAZER COOPERAR, POR UMA CRIAÇÃO ARTIFICIAL, DIVERSOS PODERES FÍSICOS OU IDEAIS. A AÇÃO PODE CONSISTIR AINDA, EM PLASMAR O PRÓPRIO AGENTE, EM ESCULPIR OS SEUS MEMBROS E OS SEUS HÁBITOS, A DAR VIDA À INTENÇÃO MORAL NO ORGANISMO, A ESPIRITUALIZAR A VIDA ANIMAL, E DAÍ, A VIDA SOCIAL. A AÇÃO PODE, FINALMENTE, CONSISTIR NA REALIZAÇÃO DO PENSAMENTO, NO QUE TEM ELE DE MAIS UNIVERSAL, DE ETERNO, A CONTEMPLAÇÃO, NO SENTIDO CABAL E TÉCNICO DO VOCÁBULO “JOÃO SCANTIMBURGO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE MAURICE BLONDEL, OPUS. CIT. P. 36. PARA BLONDEL O CONCEITO DE AÇÃO ENGLOBA TODA A FILOSOFIA. PELO CONCEITO DE AÇÃO ELE NEGA A DICOTOMIA ESTABELECIDA POR DESCARTES ENTRE ALMA E CORPO, ENTRE PENSAMENTO E MATÉRIA. O SER HUMANO, PELA AÇÃO SE PERCEBE COMO CAUSA SEGUNDA DE SUAS AÇÕES, POSTO QUE SUJEITO ÀS CONDICIONALIDADES QUER PSICOLÓGICAS OU FÍSICAS, SOCIAIS OU CULTURAIS QUE SOBRE ELE ATUAM. SENDO UM SER CONTINGENTE, RECONHECE A CONTINGÊNCIA DE TUDO O QUE HÁ NO UNIVERSO ONDE TAMBÉM OPERAM E INTERAGEM A INFINIDADE DE CAUSAS SEGUNDAS. AS CAUSAS SEGUNDAS APONTAM INEXORAVELMENTE PARA UMA CAUSA PRIMEIRA, O ATO PURO DE QUE FALOU ARISTÓTELES. REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013, – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 MAS O ATO PURO DE ARISTÓTELES NÃO SATISFAZ A BLONDEL, POSTO QUE DÁ UMA IMPRESSÃO DE ALGO ESTÁTICO. DAÍ QUE BLONDEL CONCEBE A CAUSA PRIMEIRA DE TODA AÇÃO COMO SENDO UM PURO AGIR, CONCEITO ESTE QUE É DINÂMICO E NÃO ESTÁTICO. O PURO AGIR É A PRIMEIRA INSTÂNCIA DE TODA A AÇÃO E TAMBÉM O MÓVEL QUE ATRAI EM ÚLTIMA INSTÂNCIA TODA AÇÃO. É A CAUSA PRIMEIRA E A CAUSA FINAL DE TODOS OS SERES CONTINGENTES DO UNIVERSO POSTO QUE É O SER NECESSÁRIO. DADO QUE A AÇÃO MODIFICA O MEIO NO QUAL SE INSERE, VÊ-SE QUE ELA NÃO OPERA EM CÍRCULO FECHADO, NÃO ESCAPA À GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, NÃO FOGE ÀS SUJEIÇÕES DO DETERMINISMO. A AÇÃO EM SUA ACEPÇÃO MÁXIMA É EXPERIÊNCIA APETITIVA QUE NÃO SE ESGOTA NO SUJEITO. COMO TAL, A EXPERIÊNCIA DAS CAUSAS SEGUNDAS SE REPORTA, EM SUA LÓGICA, À CAUSA PRIMEIRA. A AÇÃO BLONDELIANA ULTRAPASSA O CONCEITO DE ATO VOLUNTÁRIO DAS FILOSOFIAS MODERNAS POSTO QUE ELA É ANTERIOR AO PRÓPRIO PENSAMENTO E O CONSTITUI. ELA É EXPERIÊNCIA NO SENTIDO MAIS AMPLO DO CONCEITO. A AÇÃO DE BLONDEL EVOCA O ATO VOLUNTÁRIO DO PENSAMENTO DE DUNS ESCOTO, COM SUA BASE AGOSTINIANA MUITO MAIS DINÂMICA DO QUE O INTELECTUALISMO TOMISTA. NÃO SENDO IRRACIONAL, O ATO VOLUNTÁRIO DE DUNS ESCOTO, TAL COMO O DE BLONDEL, NÃO É EXPRESSÃO DO PENSAMENTO, NÃO É DETERMINADO PELO PENSAMENTO, MAS SE REALIZA EM CONSONÂNCIA COM O PENSAMENTO, CONSTITUINDO-O. ASSIM COMO EM BLONDEL, O PENSAMENTO DE DUNS ESCOTO PROPÕE UM DINAMISMO QUE MOBILIZA TODAS AS AÇÕES DE TODOS OS AGENTES ESPIRITUAIS. NO PENSAMENTO MODERNO, ISTO É, A PARTIR DO SÉCULO XVI, A EXPERIÊNCIA É O MEIO PARA A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SABEDORIA, ENTRE CIÊNCIA E FILOSOFIA, SCANTIMBURGO CITA JACQUES MARITAIN QUANDO ESTE DIZ QUE O MUNDO MODERNO, “NÃO TEM SIDO O MUNDO DAS HARMONIAS DAS SABEDORIAS, SENÃO O DO CONFLITO DA SABEDORIA E DAS CIÊNCIAS, E O DA VITÓRIA DA CIÊNCIA SOBRE A SABEDORIA” JOÃO SCANTIMBURGO, 1970, P.54. O TRABALHO DO FILÓSOFO DEVE, PORTANTO, CONSISTIR, AO VER DE MARITAIN, NA RECONCILIAÇÃO DO ATO EXPERIMENTAL COM A SABEDORIA, OU DA FILOSOFIA COM A CIÊNCIA. E ESTA RECONCILIAÇÃO NÃO É REALIZADA PELAS FILOSOFIAS IMANENTISTAS, QUER O IDEALISMO, QUER O RACIONALISMO OU QUER O EMPIRISMO. RECONHECENDO A AUTONOMIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, E COMPRAZENDO-SE COM O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, SCANTIMBURGO, CONSIDERA QUE O REALISMO MODERADO É O FUNDAMENTO DAS FILOSOFIAS QUE MELHOR REALIZAM A HARMONIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, A HARMONIZAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E A CIÊNCIA. ADMITIMOS QUE SOMOS CAUSADOS E ENCONTRAMOS NO PURO AGIR NOSSO PRINCÍPIO E NOSSO FIM, SEM QUE POR ISSO O NOSSO AGIR SE NULIFIQUE, MAS AO CONTRÁRIO, ENCONTRE AÍ SUA JUSTIFICAÇÃO. A QUESTÃO REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 É QUE TEMOS DE UM LADO A REALIDADE DO PURO AGIR E DE OUTRO A CONSCIÊNCIA DE NOSSO PRÓPRIO AGIR. COMO RECONCILIÁ-LOS? SÓ AGIMOS, EXPLICA SCANTIMBURGO, PARTICIPANDO DA AÇÃO CRIADORA DO PURO AGIR E COM ELA COOPERANDO. NO ENTANTO, SOMOS AGENTES LIVRES E PODEMOS ACEDER OU RECUSAR AS IMPLICAÇÕES DESTA AÇÃO CRIADORA DO PURO AGIR, POIS A LIBERDADE É UM DADO FUNDAMENTAL DO HOMEM. TUDO PROCEDE DO PURO AGIR SEM TOLHER A NOSSA LIBERDADE, MAS, AO CONTRÁRIO, ASSEGURANDO-A. O PURO AGIR ASSEGURA A NOSSA LIBERDADE, SUSTENTANDO A NOSSA AÇÃO AINDA QUANDO AGIMOS EM SENTIDO CONTRÁRIO AO IMPULSO DE COLABORAR COM ELE. O SER HUMANO PODE ACEITAR OU NÃO ACEITAR A IDEIA DO PURO AGIR, PODE ACEITAR OU NÃO ACEITAR A HIPÓTESE DO SOBRENATURAL. ESTA HIPÓTESE SURGE COMO DECORRÊNCIA DA INDUÇÃO: SE AS CAUSAS SEGUNDAS FAZEM PROGRESSO, HÁ UMA TENDÊNCIA PARA UM FIM ÚLTIMO. POR INDUÇÃO SE CHEGA AO PURO AGIR. NÃO OBSTANTE, O PURO AGIR É UM MISTÉRIO. DAÍ QUE BLONDEL O POSTULE COMO HIPÓTESE E A LÓGICA DO DESTINO HUMANO PARTE DA IMANÊNCIA PARA A TRANSCENDÊNCIA. DE ACORDO COM SCANTIMBURGO, O PURO AGIR É O CENTRO DE TODA A PROBLEMÁTICA FILOSÓFICA: O PROBLEMA DA VIDA COLOCA-SE POR OU CONTRA DEUS. NA LINGUAGEM DA FILOSOFIA BLONDELIANA, COLOCA-SE POR OU CONTRA O PURO AGIR. TRATA-SE DA ESCOLHA RADICAL DA QUAL DEPENDE A SOLUÇÃO DO PROBLEMA DO DESTINO HUMANO, TÍTULO, ALIÁS, DE UM DOS SEUS LIVROS. A AÇÃO ARTICULA O PENSAMENTO COM O SER, QUE SÓ É ENQUANTO DEPENDENTE DO SER3 . O TERMO PROCISSÃO É USADO PARA ESTABELECER A COMUNHÃO PERFEITA ENTRE O PURO AGIR E O QUE É ENGENDRADO POR ELE. POR OUTRO LADO, O SER É E O SER TAMBÉM É, ENTRETANTO, NO SER A ESSÊNCIA E A EXISTÊNCIA NÃO SE EQUIVALEM. A ESSÊNCIA É O OBJETO DA PRIMEIRA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO, MAS “SUA AUTENTICIDADE SE ACOPLA AO SER, À REALIDADE SENSÍVEL”. DE ACORDO COM SANTO TOMAS, A EXISTÊNCIA ATUAL NÃO APARECE NUNCA À MANEIRA DE PREDICADO. A EXISTÊNCIA É O SER, FORMANDO UM E OUTRO, ESSÊNCIA E EXISTÊNCIA, UMA TOTALIDADE, MAS NÃO CONSTITUINDO A EXISTÊNCIA UM OBJETO PARA A INTELIGÊNCIA, POR QUANTO ESTA TEM COMO OBJETO A ESSÊNCIA. POR CONSEGUINTE, SUBSISTE UMA DIFERENÇA REAL ENTRE A NATUREZA INTELIGÍVEL, A ESSÊNCIA E A REALIZAÇÃO POSITIVA DESTA, A EXISTÊNCIA INDIVIDUADA, CONCRETA. BLONDEL FOI UM REALISTA CONCRETO. CONSIDERA COMO DADA, A PARTIR DAÍ A REALIDADE DO SER ABSOLUTO, TRANSCENDENTE, NECESSÁRIO EM SUA UNIDADE E UNICIDADE, NO QUAL A ESSÊNCIA E A EXISTÊNCIA COINCIDEM. O SER É, EM SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA. NA METAFÍSICA, BLONDEL CONCEBE TODO O UNIVERSO, TODAS AS COISAS E TODA A HIERARQUIA DE SERES COMO SENDO PERMEADOS EM ÚLTIMA INSTÂNCIA POR UMA FORMA DE PENSAMENTO, ISTO É, POR UMA ESPÉCIE 3 SCANTIMBURGO QUIS SER FIEL A BLONDEL AO PONTO DE MANTER A TERMINOLOGIA ‘SER’ E ‘SER’, QUANDO A LÍNGUA PORTUGUESA FACILITA ESTA DISTINÇÃO PELO USO DO TERMO ‘ENTE’ PARA DISTINGUIR DO SER. REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 LATENTE DE PENSAMENTO. MESMO O MAIS RUDIMENTAR SER MATERIAL TEM UM PENSAMENTO LATENTE QUE ASPIRA A ALGO QUE O ULTRAPASSA. E É ESTE PENSAMENTO LATENTE QUE IMPULSIONA TUDO NO SENTIDO DA AÇÃO PARA O PURO AGIR. SCANTIMBURGO, EM DETERMINADO MOMENTO, UTILIZA MESMO A EXPRESSÃO “BASE FÍSICA DO ESPÍRITO”, LEMBRANDO O PENSAMENTO DE FARIAS BRITO4 . TAL COMO EM FARIAS BRITO, A ÚLTIMA REALIDADE É ESPIRITUAL. MAS ACIMA DE TUDO, BLONDEL FOI ANTICARTESIANO. PARA ELE NÃO HÁ SEPARAÇÃO OU OPOSIÇÃO INTRANSPONÍVEL ENTRE PENSAMENTO E MATÉRIA, COMO JÁ FOI MENCIONADO. A PROPÓSITO, ELE ESCREVE: O UNIVERSO ESTÁ EM PLENA MUTAÇÃO E A MATÉRIA RECLAMA UM SENTIDO A MAIS QUE ESCAPA À BRUTALIDADE DO MATERIALISMO. SE NA ORDEM ASCENSIONAL DO UNIVERSO, PARTINDO-SE DA MATÉRIA INANIMADA, VEMOS QUE PALPITA NA HIERARQUIA CÓSMICA A CENTELHA DA VIDA, É CERTO, PARA QUEM VISLUMBRA E RECONHECE A POSIÇÃO DO SER NO COSMO, QUE O ESPÍRITO É SOBERANO JOÃO SCANTIMBURGO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE MAURICE BLONDEL, OPUS. CIT. P.241. NÃO OBSTANTE A MATÉRIA NÃO TER UMA SER EM SI, ELA SE TORNA O PONTO DE PARTIDA AO IMENSO DINAMISMO DA NATUREZA INTEIRA. A COMPOSIÇÃO DE TODOS OS SERES É DE MATÉRIA E FORMA, CONFORME A TESE ARISTOTÉLICO-TOMISTA. MAS A ESPIRITUALIDADE LATENTE EM TODOS OS SERES FAZ LEMBRAR AS “RAZÕES SEMINAIS” DE SANTO AGOSTINHO, ISTO É, IDEIAS DE DEUS. E, DIFERENTEMENTE DE BERGSON, BLONDEL NÃO CONSIDERA A EVOLUÇÃO DE TODOS OS SERES COMO SENDO IMPULSIONADAS POR UM “ÉLAN VITAL” MAS SIM POR UM “ÉLAN SPIRITUEL” QUE NÃO SE FRAGMENTA EM SEU ITINERÁRIO, MAS, PROCEDENDO DE UMA ORIGEM ÚNICA, O PURO AGIR, VISA ALCANÇAR UM FIM INTELIGÍVEL E UNIFICANTE. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ÉTICA DE JOÃO DE SACANTIMBURGO FOI APRESENTADA NO PROGRAMA DO COLÓQUIO A MINHA CONTRIBUIÇÃO COMO SENDO UM ESTUDO SOBRE O TOMISMO DE JOÃO DE SCANTIMBURGO, MAS, COMO SE PODE VER, NÃO SE TRATA, NO CASO, DE UM TOMISMO NA ACEPÇÃO MAIS ORTODOXA DO TERMO, MAS SIM DE UM TOMISMO HETERODOXO, COMO O PRÓPRIO SCANTIMBURGO CARACTERIZOU O TOMISMO DE BLONDEL, QUE É TAMBÉM O SEU. DO QUE FICOU DITO ACIMA, FICA EVIDENTE QUE A ÉTICA DE JOÃO DE SCANTIMBURGO SERÁ DEDUZIDA DO PENSAMENTO BLONDELIANO, E SERÁ A DE UM PERSONALISMO CRISTÃO. COMPREENDE SCANTIMBURGO QUE SOMOS TODOS SOLIDÁRIOS, OS HUMANOS DE TODA A TERRA, E, SE OUTROS SERES PENSANTES HOUVER, DE TODO O UNIVERSO. NÃO SÓ. SOMOS SOLIDÁRIOS COM TODA A NATUREZA. MORALMENTE, TEMOS EM NÓS INCUTIDA NA PRÓPRIA NATUREZA, A NORMA DA SOLIDARIEDADE E DA CARIDADE – 4 SCANTIMBURGO, JOÃO. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE MAURICE BLONDEL, OPUS. CIT. P. 241. REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 NO SENTIDO DE “CARITAS, AMOR - SOLIDARIEDADE COM TODOS OS SERES, PRINCIPALMENTE COM TODOS OS SERES HUMANOS. DEVEMOS SER SOLIDÁRIOS COM O NOSSO SEMELHANTE, A COMEÇAR PELA FAMÍLIA, COM OS MEMBROS DE NOSSA SOCIEDADE, COM NOSSOS COMPATRIOTAS E, ENFIM, COM TODA A HUMANIDADE. A ESTA NORMA, INSCRITA NA NATUREZA DOS SERES, NA CONSCIÊNCIA DOS HOMENS, SE PODE ACEDER OU NÃO. CONSIDERANDO AS PAIXÕES E FRAQUEZAS HUMANAS, OS HOMENS TEM DIFICULDADE DE SEGUIR ESTA NORMA QUE, NO ENTANTO, ESTÁ PRESENTE EM TODOS, EM TODAS AS SOCIEDADES. MORALMENTE SOMOS OBRIGADOS A ACEITAR A RESPONSABILIDADE POR NOSSAS AÇÕES, POSTO QUE SOMOS AGENTES LIVRES. OS EFEITOS DE NOSSAS AÇÕES SE FAZEM SENTIR EM TODA A ORDEM UNIVERSAL. E SOMOS TAMBÉM RESPONSÁVEIS NÃO SOMENTE POR NOSSO DESTINO MAS, NA MEDIDA EM QUE INTERAGIMOS COM TUDO NO UNIVERSO, SOMOS RESPONSÁVEIS PELAS CONSEQUÊNCIAS DE NOSSAS AÇÕES SOBRE A NATUREZA, SOBRE A SOCIEDADE E EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, SOBRE TODA A HUMANIDADE. NO LIVRO, O PROBLEMA DO DESTINO HUMANO, SCANTIMBURGO ESCREVEU: POR MAIS PRIMITIVA QUE SEJA, A PESSOA OBEDECE A UM IMPULSO IRRESISTÍVEL QUE A PROJETA EM DIREÇÃO AO SER, QUE, MUITAS VEZES, SE TRANSFORMA EM FALSO SER, ISTO É, NO SER QUE NÃO É O SER VERDADEIRO, É UM SER FALSO, UMA SUPERSTIÇÃO. ....HÁ UMA HIERARQUIA NO UNIVERSO, SEGUNDO A QUAL UMA TRAMA COMUM LIGA OS SERES, UM MOVIMENTO COMUM OS IMPLICA, MAS UM MESMO FIM OS IMANTA A TODOS. DAÍ OS INDIVÍDUOS SEREM PARA A SOCIEDADE, A SOCIEDADE PARA A PESSOA, PARA O SEU APERFEIÇOAMENTO, E A PESSOA PARA DEUS, JOÃO SCANTIMBURGO, 1979, P. 28. COMO AGENTES LIVRES, PODEMOS ESCOLHER ENTRE COLOCARMO-NOS EM SINTONIA COM A CAUSA PRIMEIRA, O PURO AGIR, DEUS, E OS SEUS DESÍGNIOS, PARA COOPERAR COM ELES OU NÃO. E É NESSA ESCOLHA QUE SE JOGA O NOSSO DESTINO. REFERÊNCIAS: SCANTIMBURGO, JOÃO. A EXTENSÃO HUMANA, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA TÉCNICA. SÃO PAULO: EDITORA NACIONAL/EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1970.. A FILOSOFIA DA AÇÃO, SÍNTESE DO BLONDELISMO. SÃO PAULO: DIGESTO ECONÔMICO, 1982. . INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA AÇÃO, SEGUIDO DE O PROBLEMA DO SER E DOS SERES. SÃO PAULO: INSTITUTO BRASILEIRO DE FILOSOFIA, 1993.. O PROBLEMA DO DESTINO HUMANO. SÃO PAULO: CONVÍVIO, 1979. THE PHILOSOPHICAL THOUGHT OF JOAO SCANTIMBURGO REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245 ABSTRACT: A FOLLOWER OF MAURICE BLONDEL’S PHILOSOPHY OF ACTION, SCANTIMBURGO PUBLISHED BOOKS IN ORDER TO MAKE THIS PHILOSOPHY KNOWN IN BRAZIL. THE WHOLE PHILOSOPHY IS BASED ON THE CONCEPT OF ACTION, A DESIRING EXPERIENCE THAT POINTS TO A FINAL CAUSE. SINCE IT IS MOVED BY A CONTINGENT SECOND CAUSE, IT ALSO POINTS TO A NECESSARY FIRST CAUSE, THAT COINCIDES WITH THE FINAL CAUSE. THIS IS PURE ACTING, FOUNTAIN OF THE DINAMIC MOVEMENT OF THE WHOLE UNIVERSE. KEYWORDS: ACTION; PURE ACTING; EXPERIENCE; FIRST CAUSE; SECOND CAUSES. DATA DE REGISTRO: 31/05/2013 DATA DE ACEITE: 23/08/2013 REVISTA ESTUDOS FILOSÓFICOS Nº 11/2013 – VERSÃO ELETRÔNICA – ISSN 2177-2967 HTTP://WWW.UFSJ.EDU.BR/REVISTAESTUDOSFILOSOFICOS DFIME – UFSJ - SÃO JOÃO DEL-REI-MG PÁG. 237 - 245O PENSAMENTO DE JOÃO DE SCANTIMBURGO

PROFESSORA DOUTORA ANNA MARIA MOOG RODRIGUES DA ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA, INSTITUTO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DE PETRÓPOLIS – RJ – BRASIL -ANNAMARIA.MOOG@GMAIL.COM; RESUMO: ADEPTO DA FILOSOFIA DA AÇÃO DE MAURICE BLONDEL, SCANTIMBURGO ESCREVEU PARA DIVULGÁ-LA NO BRASIL. TODA A FILOSOFIA ESTÁ CENTRADA NO CONCEITO DE AÇÃO, EXPERIÊNCIA APETITIVA QUE APONTA PARA UMA CAUSA FINAL. SENDO REALIZADA POR UMA CAUSA SEGUNDA, CONTINGENTE, A AÇÃO APONTA TAMBÉM PARA A CAUSA PRIMEIRA,

NECESSÁRIA, QUE COINCIDE COM A CAUSA FINAL, O PURO AGIR, FONTE DO MOVIMENTO DINÂMICO DE TODO O UNIVERSO. INFORMAÇÕES E PESQUISAS REALIZADAS

POR GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO,

COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA NASCIDO EM MARÍLIA e EDUCADO E CRIADO EM DOIS CÓRREGOS.

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 12/08/2018

Reeditado em 12/08/2018

Código do texto: T6416621

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
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