DE UMA PEQUENA LAGOA: ALAGOINHA DO PIAUÍ

Da lagoa encontrada e cultivada pelo senhor Manoel Antônio de Lima (Manezim), data do início do século XIX (por volta de 1830), sendo o mesmo filho de Antônio João de Lima (Catonho), retirante que chegou à estas terras no século XVIII, em 1777, vindo do Icó no Ceará, juntamente com alguns familiares, a cidade de Alagoinha do Piauí - PI.

Já do final do século XIX para o início do século XX, a jovem Maria Martiliana da Conceição, filha do senhor Manoel Antônio de Lima, se casou com o senhor João Gabriel de Brito (filho de Gabriel Pedro de Brito). João Gabriel recebeu do sogro às terras, A LAGOA, para trabalhar e morar. Daí o dizê: A LAGOA DE JOÃO GABRIEL!

Vale ressaltar, que toda a história desse acontecido, o encontro da lagoa, está registrada em áudio e documentos, na pessoa do senhor Manoel João de Brito (em memória), filho de João Gabriel Brito.

Estamos trabalhando para o fiel registro e divulgação das histórias e dos feitos de nossos antepassados.

Fonte do texto:

Entrevista ao senhor Chico Dora;

Entrevista ao senhor Manoel Dora;

Documentos históricos sobre guarda da Família do senhor Pedro João de Brito (em memória).

Texto:

Poeta Samuel Nascimento

Historiador Honorato Lima

Genealogia da Família BRITO
Enviado por Genealogia da Família BRITO em 19/08/2018
Código do texto: T6424003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.