"NO RÁDIO AJUDAMOS A FORMAÇÃO DE OPINIÕES E SURGIMENTOS DE FIGURAS DIFERENTES NO MEIO SOCIAL" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA =

ZÉ BÉTIO, MORREU

JOSÉ BÉTTIO, MAIS CONHECIDO COMO ZÉ BÉTTIO, DE PROMISSÃO NO INTERIOR PAULISTA, NASCEU EM 11 DE JANEIRO DE 1926, FOI UM RADIALISTA, CANTOR, ACORDEONISTA E COMPOSITOR SERTANEJO BRASILEIRO. TINHA COMO IRMÃOS O TAMBÉM RADIALISTA OSVALDO BETTÍO E O ACORDEONISTA E COMPOSITOR ARLINDO BETTIO, JÁ FALECIDOS. PAI DE JOSÉ HOMERO BETTIO FICOU A FRENTE DA GRAVADORA CHANTECLER...AJUDANDO A ALAVANCAR OS CANTORES CHITÃOZINHO E CHORORÓ...SE TRANSFORMANDO EM PADRINHO DE SANDY E DO JUNIOR.. COMPROU A CASA DE CHIQUINHO SCARPA NA CANTAREIRA, ..NOS ANOS 90. COMEÇOU NO RÁDIO TOCANDO ACORDEON COM UMA DUPLA SERTANEJA. INICIALMENTE MONTOU UM TRIO, JÁ QUE NAQUELA ÉPOCA TODA DUPLA SERTANEJA TINHA UM SANFONEIRO, ONDE ELE ERA O SOLISTA. PRIMEIRAMENTE COMEÇOU COM UM PROGRAMA DE MEIA HORA NA RÁDIO DIFUSORA DE GUARULHOS AOS SÁBADOS. DEPOIS FOI PARA A RÁDIO COMETA, RÁDIO SÃO PAULO. DESCOBERTO PELO CHICO PAES DE BARROS FOI PARA A RECORD, NOS ANOS 1970, CAPITAL NOS ANOS 1980, E GAZETA. VOLTOU À RÁDIO RECORD, ONDE COMANDOU UM PROGRAMA MATINAL ATÉ O FINAL DE 2009. DEVIDO, TALVEZ, À TIMIDEZ, NUNCA FEZ PROGRAMA NA TELEVISÃO. CRIADOR DOS BORDÕES: "VAMO LEVANTAR!", "GORDO!, OH, GORDO!" E "JOGA ÁGUA NELE!". ZÉ BÉTTIO, JAMAIS FOI TÍMIDO. TINHA VERGONHA DE MOSTRAR EM PÚBLICO SUA CALVÍCIE, ERA CARECA E, FAZIA PROPAGANDA DE PRODUTOS PARA FAZER CRESCER CABELOS. QUE NUNCA USOU OU DERAM CERTO EM NINGUÉM. ZÉ BÉTTIO, ADORAVA NAMORAR E ERA PROCURADO POR MUITAS MULHERES QUE ADORAVAM TER SEUS CABELOS ASSOPRADOS POR ELE EM SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO. A MULHER QUE APARECESSE NA EMISSORA, FOSSE BONITA E, DESSE SOPA, ZÉ BÉTTIO PEGAVA. VÁRIOS CASOS RENDERAM RISCO EMINENTE PARA A SEGURANÇA E VIDA DO SANFONEIRO COMEDOR. MAS, ELE, ZÉ BÉTTIO, DEU MUITA SORTE E SOUBE NEGOCIAR COM OS PAIS E MARIDOS CIUMENTOS QUE FORAM EM BUSCA DE LAVAR A HONRA COM SANGUE DO SUPOSTO VIOLADOR DE INOCÊNCIAS MUITO DUVIDOSAS DAS MOÇOILAS ASSANHADAS DISFARÇADAS MENINAS PURAS. OS HOMENS, ZÉ BÉTTIO CHAMAVA DE VELHACOS. APOSENTADO, MORAVA EM SEU SÍTIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO. O SANFONEIRO CAIPIRA, EX-LOCUTOR DA RÁDIO COMETA, FOI TRANSFORMADO, POR MINHA SUGESTÃO, PELA AÇÃO DO PAULO MACHADO DE CARVALHO NETO O PAULITO E PAZ DE BARROS EM APRESENTADOR DA RÁDIO RECORD NOS ANOS DE 1970, TORNANDO-SE A VÓS MAIS OUVIDA DO RÁDIO SERTANEJO NOS FINS DE TARDES E, NAS MADRUGADAS BRASILEIRAS. ZÉ BÉTTIO, COLOCOU SEUS DOIS IRMÃOS, ARLINDO E, OSWALDO BETÍO, PARA ATUAREM TAMBÉM NO RÁDIO DA REDE RECORD. A SUGESTÃO PARA TROCAR A ACENTUAÇÃO DO NOME DE ZÉ BÉTTIO E, TORNÁ-LOS SEMELHANTES AO SEU PRÓPRIO NOME E, ASSIM, ANGARIAREM FAMA E POPULARIDADE QUE SE TRANSFORMARIA EM DINHEIRO ATRAVÉS DE COMERCIAIS EM SUA PROGRAMAÇÃO SERTANEJA E POPULAR ROMÂNTICA E, URBANA DE PERIFERIA METROPOLITANA. A SUGESTÃO PARA O PAULITO E O FRANCISCO PAEZ DE BARROS CONTRATAREM OU ACEITAREM COMERCIALIZAR HORÁRIOS COM O ZÉ BÉTTIO, FOI DESTE LOCUTOR-NOTICIARISTA E, APRESENTADOR QUE, TAMBÉM ATUAVA NA RÁDIO RECORD. FOI ASSIM, ATÉ QUE O PRÓPRIO ZÉ BÉTTIO TIVESSE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA OFERECER A EMPRESA RÁDIO RECORD PODER PAGAR MEUS DIREITOS TRABALHISTAS E DISPENSAR-ME, DEIXANDO HORÁRIOS VAGOS PARA SEREM NEGOCIADOS COM ZÉ BÉTTIO E SEUS IRMÃOS OSWALDO E, ARLINDO BETÍO.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 28/08/2018
Código do texto: T6432123
Classificação de conteúdo: seguro