"O UNIVERSO NÃO SE FINDARÁ. APENAS FICARÁ FORA DE NOSSAS VISTAS" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

“RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS”

= SEXTA-FEIRA, 31 de agosto de 2018 19:48 =

"O UNIVERSO SIDERAL INFINITO NÃO SE EXTINGUIRÁ, APENAS FICARÁ FORA DE NOSSAS VISTAS HUMANAS, MESMO COM A ATUAL TECNOLOGIA MODERNA" "O UNIVERSO NÃO SE FINDARÁ. APENAS FICARÁ FORA DE NOSSAS VISTAS" "O UNIVERSO, ASSIM EXATAMENTE IGUAL AO NOSSO DEUS, APENAS FICARÁ FORA DE NOSSAS VISTAS" ‘NO ENTANTO, ESTARÁ PRESENTE EM NOSSAS VIDAS ETERNAS’ ‘ESTE É UM MISTÉRIO A SER DESVENDADO POR NÓS’ por GÉSNER LAS CASAS = RETALHO D’ALMA & ESTOU EM CHAMAS = {NOSSA OPINIÃO: O UNIVERSO NÃO ESTÁ SE DESFAZENDO E, NEM DEIXARÁ DE EXISTIR. APENAS DEVERÁ PERMANECER INVISÍVEL AOS NOSSOS OLHOS E OBSERVAÇÕES FUTURAS. ELE, O UNIVERSO SIDERAL, TORNAR-SE-Á INFINITO E, INFINDO E, BILHÕES DE CORPOS AUSTRAIS CELESTES SE TORNARÃO INIMAGINÁVEIS EM SUAS FORMAS E CONFORMAÇÕES FUTURAS. O QUE NOS RESTA, É TENTAR OCUPAR OS ESPAÇOS DEIXADOS NA MASSA ESCURA E, NOS ESPAÇOS-TEMPO ESVAZIADOS ENTRE NÓS E, AS FRONTEIRAS INTERGALÁCTICAS ANTES OCUPADAS POR BILHÕES DE CORPOS CELESTES E AGLOMERAÇÕES GALÁCTICAS E ESTRELAS DE PRIMEIRA GRANDEZA. AS DOBRAS ESPACIAIS, PODEM PRODUZIR ENCURTAMENTOS DE ESPAÇOS-TEMPO E ASSIM FORNECEREM CARTA-CAMINHOS PARA VIAJARMOS RAPIDAMENTE DE UM PONTO A OUTRO SEM PERDA DE TEMPOS NOS ESPAÇOS INFINITOS JÁ EXISTENTES E QUE AINDA SURGIRÃO COM O DISTANCIAMENTO DAS LATERAIS DO UNIVERSO COM O CENTRO EXPANDIDOS DESDE O BIG BANG INICIAL HÁ CERCA DE QUATORZE BILHÕES DE ANOS.} “O UNIVERSO ESTÁ DESAPARECENDO E NÃO HÁ NADA QUE POSSAMOS FAZER SOBRE ISSO” = POR NATASHA ROMANZOTI, EM 30 de agosto de 2018 = <FAZ QUASE UM SÉCULO QUE OS CIENTISTAS TEORIZARAM QUE O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO. AGORA, JÁ SE PASSARAM 20 ANOS DESDE QUE PERCEBEMOS QUE ESTA EXPANSÃO ESTAVA SE ACELERANDO E QUE, COM O PASSAR DO TEMPO, OUTRAS GALÁXIAS PARECERÃO SE AFASTAR CADA VEZ MAIS RÁPIDO DE NÓS. EVENTUALMENTE, ELAS SE TORNARÃO INACESSÍVEIS, MESMO QUE VIAJEMOS NA DIREÇÃO DELAS À VELOCIDADE DA LUZ. O UNIVERSO ESTÁ DESAPARECENDO, E NÃO HÁ NADA QUE POSSAMOS FAZER SOBRE ISSO. O UNIVERSO ESTÁ EM CONSTANTE EXPANSÃO, E DEVE SE TORNAR UM “DESERTO” EXPANSÃO E, DISTÂNCIA: QUANDO VOCÊ OLHA PARA UMA ESTRELA CUJA LUZ CHEGA PARA VOCÊ DEPOIS DE VIAJAR POR 100 ANOS, VOCÊ PENSA ESTÁ VENDO UMA ESTRELA QUE ESTÁ A 100 ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA. MAS, QUANDO VOCÊ OLHA PARA UMA GALÁXIA CUJA LUZ CHEGA DEPOIS DE VIAJAR EM SUA DIREÇÃO POR UMA JORNADA DE 100 MILHÕES DE ANOS, VOCÊ NÃO ESTÁ OLHANDO PARA UMA GALÁXIA A 100 MILHÕES DE ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA. EM VEZ DISSO, VOCÊ ESTÁ VENDO UMA GALÁXIA QUE ESTÁ SIGNIFICATIVAMENTE MAIS DISTANTE DO QUE ISSO. A RAZÃO PARA TAL “DISTORÇÃO” É QUE NAS MAIORES ESCALAS, AQUELAS QUE NÃO ESTÃO GRAVITACIONALMENTE UNIDAS A NÓS, O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO E, TUDO FICARÁ FORA DE NOSSO ALCANCE. QUANTO MAIS TEMPO UM FÓTON LEVA PARA CHEGAR AOS SEUS OLHOS DE UMA GALÁXIA DISTANTE, MAIOR O PAPEL DA EXPANSÃO DO UNIVERSO, IMPLICANDO QUE AS GALÁXIAS MAIS DISTANTES FICAM AINDA MAIS LONGE DO QUE A QUANTIDADE DE TEMPO QUE A LUZ DELAS PERCORREU. CORRER SEM ALCANÇAR: ISSO É CHAMADO DE “REDSHIFT”, DESVIO PARA O VERMELHO, CÓSMICO. COMO A LUZ É EMITIDA COM UMA ENERGIA ESPECÍFICA E, PORTANTO, COM UM COMPRIMENTO DE ONDA ESPECÍFICO, ESPERAMOS QUE ELA TAMBÉM CHEGUE A SEU DESTINO COM UM COMPRIMENTO DE ONDA ESPECÍFICO. SE O TECIDO DO UNIVERSO NÃO ESTIVESSE SE EXPANDINDO NEM SE CONTRAINDO, MAS, FOSSE CONSTANTE, ESSE COMPRIMENTO DE ONDA SERIA O MESMO. PORÉM, COMO O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO, O TECIDO DESSE ESPAÇO ESTÁ SE ALONGANDO E, PORTANTO, O COMPRIMENTO DE ONDA DESSA LUZ SE TORNA MAIS LONGO. OS GRANDES ‘REDSHIFTS’ QUE OBSERVAMOS NAS GALÁXIAS MAIS DISTANTES VERIFICARAM ABSOLUTAMENTE ESSA HIPÓTESE. O FATO DE QUE O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO SIGNIFICA QUE TODAS AS GALÁXIAS QUE NÃO ESTÃO GRAVITACIONALMENTE LIGADAS A NÓS GRAVITACIONALMENTE, TERMINARÃO POR ACABAR DESAPARECENDO DE NOSSAS VISTAS. COM O PASSAR DO TEMPO, ELAS SE TORNARÃO CADA VEZ MAIS DISTANTES CONFORME O ESPAÇO CONTINUA A SE EXPANDIR, E PARECERÃO SE AFASTAR EM VELOCIDADES CADA VEZ MAIORES. ISSO QUER DIZER QUE, A UMA DISTÂNCIA-CHAVE PARTICULAR DE NÓS, A EXPANSÃO DO PRÓPRIO TECIDO DO ESPAÇO FAZ COM QUE UM FÓTON QUE SAIA DA NOSSA GALÁXIA EM DIREÇÃO A UMA DISTANTE OU SAIA DE UMA GALÁXIA DISTANTE EM DIREÇÃO À NOSSA JAMAIS CHEGUE. A TAXA DE EXPANSÃO DO UNIVERSO É TÃO GRANDE QUE GALÁXIAS DISTANTES SE TORNAM INACESSÍVEIS, MESMO QUE NOS MOVAMOS EM DIREÇÃO A ELAS NA VELOCIDADE DA LUZ. CADA SEGUNDO IMPORTA: ATUALMENTE, ESSA DISTÂNCIA ESTÁ “APENAS” A CERCA DE 15 BILHÕES DE ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA. SE CONSIDERARMOS QUE O NOSSO UNIVERSO OBSERVÁVEL TEM CERCA DE 46 BILHÕES DE ANOS-LUZ DE RAIO, E QUE TODAS AS REGIÕES DO ESPAÇO CONTÊM, NA MÉDIA E, NA MAIOR ESCALA, O MESMO NÚMERO DE GALÁXIAS, ISSO SIGNIFICA QUE APENAS 3% DO NÚMERO TOTAL DE GALÁXIAS EM NOSSO UNIVERSO É ATUALMENTE ACESSÍVEL PARA NÓS, SE VIAJARMOS NA VELOCIDADE DA LUZ. 97% DAS GALÁXIAS EM NOSSO UNIVERSO OBSERVÁVEL JÁ ESTÃO FORA DO ALCANCE DA HUMANIDADE, DEVIDO À EXPANSÃO ACELERADA DO UNIVERSO. A ATERRADORA MORTE DO UNIVERSO: ISSO TAMBÉM SIGNIFICA QUE, EM MÉDIA, VINTE MIL ESTRELAS PASSAM DE ACESSÍVEIS A INACESSÍVEIS A CADA SEGUNDO. A LUZ QUE ELAS EMITIRAM UM SEGUNDO ATRÁS ALGUM DIA NOS ALCANÇARÁ, MAS, A LUZ QUE EMITIRAM NESTE EXATO SEGUNDO JAMAIS CHEGARÁ ATÉ AQUI. É UM PENSAMENTO PERTURBADOR. MAS, HÁ TAMBÉM UMA MANEIRA MAIS OTIMISTA DE VÊ-LO: ESTE É O UNIVERSO NOS FAZENDO LEMBRAR QUÃO PRECIOSO CADA SEGUNDO É, SE QUISERMOS VIAJAR PARA ALÉM DO NOSSO PRÓPRIO GRUPO LOCAL DE GALÁXIAS UM DIA, O CONJUNTO DE OBJETOS GRAVITACIONALMENTE CONSTITUÍDOS DA VIA LÁCTEA, ANDRÔMEDA E, CERCA DE 60 PEQUENAS GALÁXIAS SATÉLITES, CADA MOMENTO QUE PASSA É UMA OPORTUNIDADE PERDIDA. – FORBES ->NOSSA OPINIÃO: O UNIVERSO NÃO ESTÁ SE DESFAZENDO E NEM DEIXARÁ DE EXISTIR. ELE, O UNIVERSO SIDERAL, TORNAR-SE-Á INFINITO E, INFINDO E, BILHÕES DE CORPOS AUSTRAIS CELESTES SE TORNARÃO INIMAGINÁVEIS EM SUAS FORMAS E CONFORMAÇÕES FUTURAS. O QUE NOS RESTA, É TENTAR OCUPAR OS ESPAÇOS DEIXADOS NA MASSA ESCURA E, NOS ESPAÇOS-TEMPO ESVAZIADOS ENTRE NÓS E, AS FRONTEIRAS INTERGALÁCTICAS ANTES OCUPADAS POR BILHÕES DE CORPOS CELESTES E AGLOMERAÇÕES GALÁCTICAS E ESTRELAS DE PRIMEIRA GRANDEZA. AS DOBRAS ESPACIAIS, PODEM PRODUZIR ENCURTAMENTOS DE ESPAÇOS-TEMPO E ASSIM FORNECEREM CARTA-CAMINHOS PARA VIAJARMOS RAPIDAMENTE DE UM PONTO A OUTRO SEM PERDA DE TEMPOS NOS ESPAÇOS INFINITOS JÁ EXISTENTES E QUE AINDA SURGIRÃO COM O DISTANCIAMENTO DAS LATERAIS DO UNIVERSO COM O CENTRO EXPANDIDOS DESDE O BIG BANG INICIAL HÁ CERCA DE QUATORZE BILHÕES DE ANOS.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO,

COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR

& JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 31/08/2018

Código do texto: T6435715

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 31/08/2018
Reeditado em 01/09/2018
Código do texto: T6435715
Classificação de conteúdo: seguro