"MISTER CATRA, O NEANDERTAL DO SÉCULO XXI, MORRE DEIXANDO 32 FILHOS E FILHAS E MUITA OUSADIA ARTÍSTICA" por GÉSNER LAS CASAS = EM RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"MISTER CATRA, O NEANDERTAL DO SÉCULO XXI, MORRE DEIXANDO 32 FILHOS E FILHAS E MUITA OUSADIA ARTÍSTICA" por GÉSNER LAS CASAS = EM RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

“MISTER CATRA, NOME ARTÍSTICO DE WAGNER DOMINGUES COSTA, RIO DE JANEIRO, 5 DE NOVEMBRO DE 1968, SÃO PAULO, 9 DE SETEMBRO DE 2018, FOI UM COMPOSITOR, CANTOR E, RAPPER BRASILEIRO. MORREU EM DECORRÊNCIA DE UM CÂNCER GÁSTRICO” EM MEADOS DA DÉCADA DE 1980, COMO GUITARRISTA, MONTOU UMA BANDA DE ROCK DENOMINADA O BECO, QUE CHEGOU A FAZER UM RELATIVO SUCESSO EM FESTAS PARTICULARES, ESCOLAS E FACULDADES. NA DÉCADA DE 1990, EM PARCERIA COM O EX-VJ DA MTV, O PAULISTA PRIMO PRETO, QUE HAVIA LHE CONSEGUIDO UM CONTRATO COM A ZÂMBIA RECORDS, GRAVADORA INDEPENDENTE DE SÃO PAULO, RESPONSÁVEL PELOS PRIMEIROS DISCOS DOS RACIONAIS MC'S, CRIOU A EMPRESA RAPSOULFUNK, COMO GRAVADORA, GRIFE DE MODA E, ORGANIZADORA DE BAILES FUNK E, SHOWS DE HIP HOP NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO. EM 1994, LANÇOU SEU PRIMEIRO DISCO "O BONDE DOS JUSTOS", EMPLACANDO O HIT "VIDA NA CADEIA". AS CANÇÕES DE TEMAS FORTES CHAMARAM A ATENÇÃO DA WARNER MUSIC QUE LANÇOU, EM 1999, O CD "O FIEL". EM 2001, JUNTAMENTE COM MV BILL, LANÇOU O PARTIDO POPULAR PODER PARA A MAIORIA PPPOMAR, O QUAL ABANDONOU NO ANO DE 2002 POR DIVERGÊNCIAS COM CELSO ATHAYDE, PROPRIETÁRIO DA PRODUTORA HUTUS E EMPRESÁRIO DE MV BILL E DOS RACIONAIS MC'S. AINDA EM 2002 FOI INDICIADO POR APOLOGIA AO CRIME, DEVIDO ÀS LETRAS DE SUAS MÚSICAS, PRINCIPALMENTE A DA COMPOSIÇÃO "CACHORRO", UM DE SEUS MAIORES SUCESSOS, QUE VERSA SOBRE POLICIAIS CORRUPTOS. SOBRE O ASSUNTO ELE ESCLARECEU POSTERIORMENTE EM ENTREVISTA: "NÃO SOU CÚMPLICE DO CRIME, SOU CÚMPLICE DA FAVELA. NÃO ESTOU FAZENDO APOLOGIA AO CRIME, ESTOU É RELATANDO UMA REALIDADE." EM 2004, A RAPSOULFUNK FOI RESPONSÁVEL PELA CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS DO UNIVERSO HIP HOP PARA O "FESTIVAL HIP HOP MANIFESTA", O PRINCIPAL DA AMÉRICA DO SUL. O EVENTO ACONTECEU NO RIOCENTRO E ENTRE OS NOMES INTERNACIONAIS CONTRATADOS DESTACARAM-SE OS RAPPERS ESTADUNIDENSES SNOOP DOGG E JA RULE. SUAS COMPOSIÇÕES ESTÃO INCLUÍDAS NA SÉRIE DE CDS PIRATAS "PROIBIDÃO DO RAP", AO LADO DE MÚSICAS QUE ENALTECEM O COMANDO VERMELHO, UMA DAS FACÇÕES CRIMINOSAS DO RIO DE JANEIRO. SOBRE ESSAS GRAVAÇÕES, CERTA VEZ DECLAROU EM ENTREVISTA AO JORNAL DO BRASIL: "AQUILO NÃO ERA NEM PRA SER GRAVADO E COMERCIALIZADO. SIMPLESMENTE VAMOS AOS BAILES, ÀS RÁDIOS E CANTAMOS COM A RAPAZIADA." EM MEADOS DA DÉCADA DE 2000, COMEÇOU A OBTER NOTORIEDADE NACIONAL COM SEUS FUNKS PARÓDICOS. COMO "ADULTÉRIO", PARÓDIA DO HIT DOS ANOS 80 "TÉDIO", DA BANDA BIQUINI CAVADÃO. A MÚSICA ENTROU EM DIVERSAS COLETÂNEAS DE FUNK E TOCOU EM RÁDIOS DO RIO DE JANEIRO. CATRA ENTÃO PASSOU A ADOTAR UM DISCURSO MAIS APELATIVO PARA O LADO SEXUAL EM SUAS LETRAS DE FORMA HUMOROSA E EXPLÍCITA. EM, 2009 CATRA FEZ UMA PARTICIPAÇÃO NA MÚSICA "MANSÃO THUG STRONDA" DO BONDE DA STRONDA, EM 2010 NA MÚSICA A GENTE FAZ A FESTA, DO GRUPO EXALTASAMBA E EM 2012 NA CANÇÃO "MAMA", DE VALESCA POPOZUDA. EM JANEIRO DE 2015, ANUNCIOU O PROJETO DE UMA BANDA ROCK PESADO INTITULADA MR. CATRA E OS TEMPLÁRIOS. EM 2012, GRAVOU JUNTO COM NEYMAR E ALEXANDRE PIRES O CLIPE DA MÚSICA "KONG". VIDA PESSOAL: FILHO DE MANOEL E, ELZA COSTA NASCEU E FOI CRIADO NO MORRO DO BOREL, NO BAIRRO DA TIJUCA, NA ZONA NORTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. É FILHO DE CRIAÇÃO DE EDGAR LUIZ PINAUD, PRIMO DE JOÃO LUIZ DUBOC PINAUD, SECRETÁRIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS DO RIO DE JANEIRO. É PAI DO CANTOR ALANDIN MC. NA DÉCADA DE 1980 FREQUENTOU O COLÉGIO PEDRO II, NA UNIDADE TIJUCA, ONDE, DE ACORDO COM ELE, TERIA ATUADO COMO LÍDER ESTUDANTIL. PARTICIPOU DA REABERTURA DO GRÊMIO ESTUDANTIL. PAI 32 FILHOS, CATRA ALEGA TER SE CONVERTIDO AO JUDAÍSMO APÓS UMA VISITA AO MURO DAS LAMENTAÇÕES. MR. CATRA É FORMADO EM DIREITO E FALA 5 IDIOMAS ALÉM DO PORTUGUÊS: INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E HEBRAICO. EM DEZEMBRO DE 2017, REVELOU PUBLICAMENTE ESTAR ENFRENTANDO UM CÂNCER NO ESTÔMAGO. ELE DESCOBRIU A DOENÇA NO INÍCIO DE 2017, APÓS SENTIR FORTES DORES E REALIZAR UM CHECK-UP DE ROTINA. PARA ELE, A DOENÇA SE DESENVOLVEU PELO EXCESSO DE ÁLCOOL E NOITES SEM DORMIR. EM 9 DE SETEMBRO DE 2018, O CANTOR MORREU, DEVIDO À COMPLICAÇÕES DESTE MESMO CÂNCER. >NOSSA OPINIÃO: "QUE PENA, QUANDO ALGUÉM MORRE. UM POUCO DA HUMANIDADE TAMBÉM, MORRE UM POUCO EM MIM" "MISTER CATRA, ERA COMO UM HOMEM DE NEANDERTAL VIVENDO ENTRE NÓS , TIRADO DE 14 MIL ANOS PASSADOS, PARA NOSSA REALIDADE ATUAL"

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 09/09/2018

Código do texto: T6444082

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 09/09/2018
Reeditado em 09/09/2018
Código do texto: T6444082
Classificação de conteúdo: seguro