"NINGUÉM VOLTARÁ A VIVER O INSTANTE QUE PASSA" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"NINGUÉM VOLTARÁ A VIVER O INSTANTE QUE PASSA" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"RECORDO-ME COM SAUDADE DAQUELE TEMPO NO SUMARÉ, A CIDADE DAS Rádios TVs, Jornais E O Mundo DAS Artes NA Comunicação Social, QUANDO PUDEMOS DIVIDIR ESPAÇOS E MICROFONES COM TODA ESSA GENTE BOA CITADA PELO COLEGA-IRMÃO PAULO EDSON EM SUA BEM ESCRITA NARRATIVA" É CLARO QUE, HAVIA UMA ESCALA DE RODÍZIO de SEIS EM SEIS HORAS E, NÓS ÀS VEZES NOS DESENCONTRÁVAMOS NAS VINTE QUATRO HORAS DOS DIAS, COM FOLGAS SEMANAIS EM DIAS ALTERNADOS PARA TODOS CONSEGUIREM FOLGAR, PELO MENOS UMA VEZ NO DOMINGO E OU NO SÁBADO HÁ CADA 30 DIAS. E PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS A GENTE SE ENCONTRAVA NOS ESTÚDIOS DOS BOLETINS INFORMATIVOS E NO ESTÚDIO DA SETE DE ABRIL, ONDE APRESENTÁVAMOS O GRANDE JORNAL FALADO SUPER RÁDIO TUPI, DIRETAMENTE DA SALA CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES. TENHO MUITA SAUDADE DAQUELE TEMPO, CARO AMIGO/IRMÃO-COLEGA PAULO Paulo Edson.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

"NARRATIVA DO AMIGO/COLEGA E, IRMÃO NA FAMÍLIA DO RÁDIO, PAULO EDSON": 16 H= HÉLIO RIBEIRO: AMIGO, PROFESSOR E ÍDOLO. < “HÉLIO, O CIRO CÉSAR LIGOU. TEVE UMA INDISPOSIÇÃO E, DISSE QUE NÃO DÁ PRA TRABALHAR HOJE. É PRA MIM APRESENTAR ‘O MUNDO PELA TUPI’ DAS TRÊS”? AÍ PERGUNTEI, APROXIMANDO-ME DA MESA NO RESTAURANTE DAS EMISSORAS ASSOCIADAS, NO SUMARÉ, ONDE HÉLIO ALMOÇAVA. “O MUNDO PELA TUPI” ERA UM NOTICIÁRIO APRESENTADO NAS HORAS CHEIAS DA PROGRAMAÇÃO. O DIRETOR DA RÁDIO TUPI CHAMOU-ME À MESA, PEDIU QUE TOMASSE ASSENTO NA CADEIRA AO LADO E COCHICHOU BAIXINHO NO MEU OUVIDO: “PAULO, NUNCA SE ESQUEÇA DO QUE VOU LHE FALAR: MIM NÃO FAZ NADA, EM MOMENTO ALGUM. QUANDO VOCÊ TIVER DE SE DIRIGIR A ALGUÉM USE O PRONOME SEMPRE NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR. NO CASO, VOCÊ DEVERIA SE EXPRESSAR ASSIM: É PARA EU APRESENTAR ‘O MUNDO PELA TUPI’ DAS TRÊS? NÃO SE ESQUEÇA DISSO”. NUNCA MAIS ESQUECI. HÉLIO RIBEIRO ERA ASSIM. ALÉM DE UM DOS MAIS COMPLETOS APRESENTADORES DO RÁDIO TINHA NO TRATAMENTO COM AS PESSOAS UM DOS SEUS DIFERENCIAIS. NUNCA O PRESENCIEI HUMILHANDO QUEM QUER QUE FOSSE MESMO CONSCIENTE DE QUE ERA O MAIS FAMOSO RADIALISTA DAS TARDES PAULISTANAS COM O SEU “O PODER DA MENSAGEM”, PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA QUE APRESENTAVA DO MEIO-DIA ÀS DUAS. SE TIVESSE DE CHAMAR A ATENÇÃO DE ALGUÉM O FAZIA DENTRO DE SUA SALA. E ERA ENÉRGICO QUANDO NECESSÁRIO, SEM DESRESPEITO. HÉLIO ERA CAPRICHOSO NA ESCOLHA DE LOCUTORES PARA SUA EQUIPE. DEMONSTROU ISSO POR TODAS AS EMISSORAS PELAS QUAIS PASSOU. NO SEU TIME SÓ TRABALHAVA QUEM TIVESSE VOZ BONITA. PELA TUPI, COM ELE, PASSARAM APRESENTADORES COMO ANTÔNIO PIMENTEL, UMA VOZ QUE “ENCHIA” O RÁDIO, FRANCO NETO, ANTÔNIO CARVALHO, CIRO CÉSAR, RUBENS COTRIM, “VIAJARAM” FORA DO COMBINADO, COM DIZ ROLANDO BOLDRIN, E JORGE HELAL. FAZER PARTE DE UMA EQUIPE COMO AQUELA ERA A MAIOR HONRA PARA ALGUÉM COMO EU, NASCIDO NO BAIRRO DOS GOMES, CAIPIRA DE PÉS NO CHÃO. NUMA DETERMINADA ÉPOCA O “GRANDE JORNAL FALADO TUPI” ERA APRESENTADO DOS ESTÚDIOS DA SETE DE ABRIL, POR ANTÔNIO CARVALHO, CIRO CÉSAR E PAULO EDSON. RECORDAR AQUELES TEMPOS É RECHEAR O CORAÇÃO DE SAUDADE. EM ABRIL DE 1973 DEIXEI A TUPI. HÉLIO DIRIGIA A RÁDIO BANDEIRANTES E JÁ HAVIA ME CONVIDADO VÁRIAS E VÁRIAS VEZES PARA TRABALHAR COM ELE NO MORUMBI. SAÍ DA TUPI DIA 4; NO DIA 14 JÁ ERA LOCUTOR DA BANDEIRANTES. FOI LÁ, COM O INCENTIVO E O APOIO DE HÉLIO RIBEIRO, QUE MINHA CARREIRA DESLANCHOU COMO INTEGRANTE DO “SCRATCH DO RÁDIO”, CHEGANDO, ALGUNS ANOS DEPOIS, À TV BANDEIRANTES. “HÉLIO NUNCA QUIS TRABALHAR EM TELEVISÃO, APESAR DE SER BEM AFEIÇOADO E DONO DAQUELE VOZEIRÃO” QUE DEUS LHE DEU. ELE – COMO DIZIA ALBERTO ROBERTO, PERSONAGEM CRIADO POR CHICO ANÍSIO, “ERA HOMEM DO RÁDIO, SÓ DO RÁDIO”. CHEGOU A FAZER ALGUNS TRABALHOS PARA A TV. MAS, SEM MUITO ENTUSIASMO. SUA VIDA ERA O RÁDIO. E FOI O MELHOR DE TODOS POR ONDE PASSOU DESDE O COMEÇO NA VELHA E SEMPRE LEMBRADA RÁDIO PAN-AMERICANAS, HOJE JOVEM PAN, ONDE HÉLIO TRABALHAVA COMO LOCUTOR COMERCIAL NO PERÍODO DA MANHÃ. PARA NÃO PERDER A HORA DORMIA NO SOFÁ DA REDAÇÃO. HÉLIO FOI DIRETOR DAS RÁDIOS MAIS FAMOSAS DE SÃO PAULO: TUPI, BANDEIRANTES, GLOBO, PIRATININGA E CAPITAL. UM DIA PERCEBEU QUE TUDO O QUE TINHA DE FAZER NO RÁDIO JÁ TINHA FEITO. FOI TENTAR A VIDA EM WASHINGTON ONDE MONTOU UMA AGÊNCIA. FEZ NARRAÇÕES PARA A PARAMOUNT, METRO GOLDWIN MAYER, TWENTY CENTURY FOX, UNIVERSAL E COLUMBIA PICTURES. DESCOBRIU MAIS TARDE QUE NÃO ERA AQUILO QUE QUERIA. VOLTOU PARA SÃO PAULO E FOI TRABALHAR NA GLOBO, MAS A VOZ JÁ NÃO ERA A MESMA. O CIGARRO TINHA FEITO O ESTRAGO. A NOTÍCIA, DRAMÁTICA, ME FEZ O MAIS CARENTE DOS ÓRFÃOS NAQUELE 6 DE OUTUBRO DE 2000. FALECERA AOS 65 ANOS, JOSÉ MAGNOLI, BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE MACKENZIE, JORNALISTA, PUBLICITÁRIO, PINTOR, ESCRITOR, PROFESSOR DE COMUNICAÇÕES DA USP. O BRASIL PERDIA HÉLIO RIBEIRO, O MAIOR NOME DO RÁDIO DE TODOS OS TEMPOS. E EU PERDIA MAIS QUE O PROFESSOR E AMIGO. PERDIA MEU ÍDOLO. ->NOSSA OPINIÃO: PAULO EDSON, "RECORDO-ME COM SAUDADE DAQUELE TEMPO NO SUMARÉ, A CIDADE DAS RÁDIOS TVS, JORNAIS E O MUNDO DAS ARTES NA COMUNICAÇÃO SOCIAL, QUANDO PUDEMOS DIVIDIR ESPAÇOS E MICROFONES COM TODA ESSA GENTE BOA CITADA PELO COLEGA-IRMÃO PAULO EDSON EM SUA BEM ESCRITA NARRATIVA" É CLARO QUE, HAVIA UMA ESCALA DE RODÍZIO DE SEIS EM SEIS HORAS E, NÓS ÀS VEZES NOS DESENCONTRÁVAMOS NAS VINTE QUATRO HORAS DOS DIAS, COM FOLGAS SEMANAIS EM DIAS ALTERNADOS PARA TODOS CONSEGUIREM FOLGAR, PELO MENOS UMA VEZ NO DOMINGO E OU NO SÁBADO HÁ CADA 30 DIAS. E PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS A GENTE SE ENCONTRAVA NOS ESTÚDIOS DOS BOLETINS INFORMATIVOS E NO ESTÚDIO DA SETE DE ABRIL, ONDE APRESENTÁVAMOS O GRANDE JORNAL FALADO SUPER-RÁDIO TUPI, DIRETAMENTE DA SALA CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES. TENHO MUITA SAUDADE DAQUELE TEMPO, CARO AMIGO/IRMÃO-COLEGA PAULO EDSON.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO,

COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 14/09/2018

Código do texto: T6448543

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 14/09/2018
Reeditado em 14/09/2018
Código do texto: T6448543
Classificação de conteúdo: seguro