ESTUDANDO, APRENDENDO E SE TORNANDO UM CIDADÃO CONSCIENTE. ISSO FOI OUTRORA.

Rio de Janeiro, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

A minha infância foi, sem sombra de dúvidas, muito feliz. Mesmo que fosse em condições simples, e quase limitada, porque meus pais eram de origem muito humilde. Mas os aprendizados a mim passados foram perfeitos. Hoje em dia já não seguem as mesmas regras de antes, onde o respeito a tudo e a todos vinha na dianteira de quaisquer situações existentes em nossas vidas.

E como a região onde fui morar a partir dos quatorze anos era um tanto quanto ruralizada, pois existiam muitos espaços verdes e locais para se brincar de forma serena e segura, assim aproveitei tais circunstâncias.

Fui estudar num colégio pequeno. A dona, era uma senhora de idade avançada, que havia herdado tudo de sua mãe. E contava com o auxílio dos filhos na gestão da mesma. O diretor era seu filho mais velho. E os costumes ali eram rígidos. Mas não a ponto de transformar o estabelecimento num quartel. Nada disso.

Todos os anos, no dia 9 de Junho, dia de Anchieta, o "apóstolo do Brasil", o colégio participava dos desfiles tradicionais desse dia no bairro do mesmo nome do apóstolo. Era uma coisa sagrada. E nós, os estudantes, saíamos arrumadinhos para tal. Havia banda, tocando dobrados, e além de outros colégios, quase sempre se apresentavam algumas corporações militares, também. Era muita alegria para todos.

E nesse colégio, criou-se uma olimpíada, onde nós disputávamos algumas modalidades esportivas. E era feita nas próprias instalações, porque o terreno era muito grande, permitindo tal feito. O congraçamento entre os alunos era total. E a alegria, também.

Lembro-me, por exemplo, que disputávamos diariamente, no recreio, às vezes antes e/ou depois das aulas, as nossas famosas "peladas". E naquela época não havia muro nas laterais do terreno e sim cercas de arames farpados. E isto acabava por ferir alguns de nós, eventualmente, mas principalmente rasgavam nossas roupas. E a minha era uma das que mais apresentavam remendos. Meus pais não tinham possibilidades financeiras de adquirir outro uniforme tão facilmente.

Hoje em dia a garotada é muito privilegiada. As escolas são possuidoras de muitos recursos, oferecendo o que há de melhor. Mas, pelo jeito, só não estão atendendo à educação do modo como era antes, porque as notícias que se dão na imprensa mostra um desrespeito total dos alunos aos professores. Infelizmente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/09/2018
Código do texto: T6457846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.