Relacionamentos abusivos em questão no Brasil e seus fatores impulsionadores

No Brasil estima-se que cerca 3 a cada 5 mulheres sofreram ou sofrem algum tipo de abuso dentro de algum relacionamento, e o nosso país ocupa o 5º lugar no ranking do índice de feminicídio de acordo com a ONU. Mas se essa é a geração que contém mais mulheres empoderadas e independentes, porque esses números ainda são tão altos?

A priori, o relacionamento abusivo inclui o abuso psicológico e o físico, acredita-se que o número de mulheres dentro de relacionamentos desse tipo seja ainda maior do que de tem dados, mas geralmente o medo do parceiro e o julgamento da sociedade as impossibilitam de tomar alguma providência que lhes tirem dessa situação.

Embora haja leis de proteção à mulher nesse sentido, como a Maria da Penha, outro fator que faz aumentar esses índices são as falhas no sistema policial de proteção a vítima. A negligência das ações policiais nos casos de abuso não é novidade, em inúmeros casos não resulta em nenhuma repressão imediata para o agressor, e posteriormente, como em muitos casos, acontece o feminicídio.

Diante do que se tem notícias e do apresentado, torna-se urgente uma ação governamental para o acolhimento de mulheres que passam por essa situação, nas delegacias, mulheres policiais para esse tipo de atendimento resultaria numa imediata empatia da vítima com seu ouvinte, e amenizaria o constrangimento. Também são válidos projetos de leis mais eficazes para proteger a vítima de agressão, resultando assim numa diminuta nas taxas de relacionamentos abusivos e feminicídios no país. Para pois, se tornar uma sociedade mais justa e igualitária.