"ANTIGAS LEMBRANÇAS ME TRAZEM VELHAS RECORDAÇÕES QUE SE TORNARÃO ETERNAS" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"ANTIGAS LEMBRANÇAS ME TRAZEM VELHAS RECORDAÇÕES

QUE SE TORNARÃO ETERNAS"

por GÉSNER LAS CASAS

= RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"O RÁDIO TEM SIDO A MINHA VIDA"

Colaborador: Gésner Las Casas Brito

NO RÁDIO PUDE SER FELIZ E REALIZADO.

NO RÁDIO, NOS ESTÚDIOS DA RÁDIO BANDEIRANTES

EM SÃO PAULO,

ESQUECI MINHAS DEBILIDADES E, COM A NATURALIDADE DOS LEAIS GUERREIROS SUPEREI AS DIFICULDADES MESMO CORRENDO RISCOS SEVEROS E EMINENTES, AFLOROU EM MINHA MENTE UM NOVO SER EM BUSCA DA SABEDORIA E, DO CONHECIMENTO GERAL E, DA A CULTURA QUE ALIADA A BOA EDUCAÇÃO FAMILIAR ME POSSIBILITAM TER MELHOR JUÍZO DAS SITUAÇÕES QUE ENGLOBAM OS FATOS QUE SE TORNAM NOTÍCIAS EM NOSSO DIA A DIA.

O TEMPO É INEXORÁVEL E NÃO NOS PERDOA"

TODOS OS DIAS E TODOS OS INSTANTES DESTA VIDA ENVELHECEMOS PERDENDO A VITALIDADE QUE NOS MOVIA NA INFÂNCIA NOS DANDO FORÇAS PARA O COMBATE CONTRA OS PREDADORES PERVERSOS ESCONDIDOS SOB MÁSCARAS DE FALSA BONDADE

POR ISSO MESMO DEVEMOS PERMANECER ATENTOS.

COMO DIZIA NOSSO PAI SEBASTIÃO LAS CASAS, O SEU TANGO: HAVEMOS DE DORMIR COM UM OLHO FECHADO E OUTRO ABERTO"

Gésner Las Casas Brito

ATREVO-ME MANDAR-LHE UNS TRECHOS DE MINHAS OBRAS: RETALHOS D’ALMA & ESTOU EM CHAMAS por GÉSNER LAS CASAS = Século XXI/segunda-feira, 04 de Novembro de 2.013= (pelo meu direito na Eternidade de DEUS apenas relatarei a pura verdade de uma Vida por inteiro.) “O LIVRO, SEJA O TIPO QUE FOR, ESCRITO COM CARINHO E AMOR, SEMPRE SERÁ UM MESTRE PRONTO A ENSINAR. TUDO O QUE SOU E ME TORNEI NESTA VIDA DEVO AOS LIVROS. NAS PÁGINAS DE UM LIVRO, PLENAS DE SABEDORIA MINHA MÃEZINHA BUSCOU APRENDIZADO QUE NOS REPASSOU AO LONGO DE NOSSAS VIDAS, NOS REFAZENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE E LIBERDADE. APRENDIDO O CAMINHO PARA A CASA DO MESTRE SEMPRE VISITEI AS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS E A ESTANTE DE LIVROS DE MEU AVÔ DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO. “SEM LIVROS E MÚSICAS MINHA VIDA TERIA SIDO INÓQUOÁ.”

SERÁ QUE ESTAMOS NUM DELÍRIO MALUCO DE VIVER ENTRE MUITAS PESSOAS QUE AMAMOS E UMAS POUCAS NOS ODEIAM? SERÁ QUE SOMOS A IMAGINAÇÃO PURA DE UMA MENTE PRODIGIOSA QUE ESTA SONHANDO OU TENDO UM PESADELO? SERÁ QUE ALGUÉM INSERIU UM PROGRAMA ONDE SOMOS OS PROTAGONISTAS DE UMA HISTÓRIA CIBERNÉTICA NUM COMPUTADOR DESCOMUNAL?

AINDA PODE SER QUE SEJAMOS OS SERES EXTREMAMENTE ABENÇOADOS E, QUE ESTAMOS VIVENDO OS SENHOR DE DEUS!

PORTANTO, APROVEITE CADA INSTANTE DESTA VIDA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO. DESFRUTE DO BANQUETE DA VIDA OFERECIDO PELA GRAÇA DE DEUS, QUE TUDO CRIOU PARA QUE SEJAMOS FELIZES. “SOLIDARIEDADE NA RODA DO TEMPO E DA ETERNIDADE” O QUE VOCÊ E OUTRAS PESSOAS NUNCA ENTENDERAM É QUE MINHAS BRINCADEIRAS, ÀS VEZES DEBOCHADAS E SÍNICAS QUE, NO ENTANTO JAMAIS SE TORNARAM ASSÉDIO MORAL OU SEXUAL, TENTAM MASCARAR A TRISTEZA IMENSA QUE VAI-ME NA ALMA E NO CORAÇÃO. TENHO TANTOS CONHECIDOS. AMIGOS? TALVEZ UNS POUCOS. MAS, A QUEM PEDIR AJUDA? NENHUM. A VIDA PASSA COMO UM RAIO DE SOL QUE SURGE POR TRÁS DAS NUVENS E LOGO VOLTA A DESAPARECER DEIXANDO O FRIO DE INVERNO INVADIR A NOSSA VOLTA TODA. SEMPRE TEMOS A CHANCE DE NOS MOSTRARMOS ÚTEIS E BONDOSOS. NO ENTANTO, PERDEMOS A OPORTUNIDADE DE NOS CONSAGRARMOS NA BONDADE E NO AMOR QUE NATURALMENTE HERDAMOS DE DEUS PAI. ASSIM, PERDEMOS O CARROSSEL DA FELICIDADE ETERNA. QUE PENA! CALMA AMIGO/IRMÃO, O TEMPO É INEXORÁVEL E NÃO NOS PERDOA. UM DIA O SONHO VAI TERMINAR E, VOCÊ TERÁ DE ENFRENTAR A DURA REALIDADE DE TER ENCONTRADO O FIM INEVITÁVEL DESSE PESADELO, OU DO SONHO MARAVILHOSO QUE AGORA ACABA. OS NOSSOS AMADOS QUE, JÁ SE FORAM, UM DIA VIVERAM OS MESMOS PESADELOS E, PUDERAM CURTIR OS MESMOS SONHOS NOSSOS DE AGORA. A HISTÓRIA DA VIDA HUMANA PASSA PELA ETERNIDADE DE DEUS. MESMO COM O PODER DE EXÉRCITOS PODEROSOS OS IMPÉRIOS RUÍRAM E OS PODEROSOS FORAM ESQUECIDOS. SEM FÉ, SEM BONDADE, SEM IGUALDADE E SEM DEUS QUALQUER MAJESTADE É INSIGNIFICANTE. EM 1962, NO DIA 17 DE SETEMBRO MINHA CARTEIRA DE TRABALHO RECEBEU A ASSINATURA DO DOUTOR ARMANDO DE OLIVEIRA, QUE ME CONTRATAVA PARA ATUAR COMO LOCUTOR APRESENTADOR- REDATOR- COMENTARISTA- EDITOR- REPÓRTER E NOTICIARISTA DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, COM SEDE NA RUA Sete DE ABRIL, 230. FUI TRABALHAR NAS RÁDIOS AM "TUPAN-DIFUSORA NO SUMARÉ” NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 COMO LOCUTOR NOTICIARISTA E APRESENTADOR. DAÍ OS DEMAIS CARGOS FORAM ACONTECENDO EM SEQUÊNCIA MUITO RÁPIDA.

TRABALHEI DE SOL A SOL, COMO FIZERA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. NÃO HOUVE TEMPO PARA DIVERSÕES E LAZER, JÁ QUE TINHA DE SAIR DA VIDA MISERÁVEL QUE NOS ENVOLVIA ATÉ BEM POUCO TEMPO. ENTENDO QUE SÓ O CONHECIMENTO ANUNCIADO POR JESUS: "CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOZ LIBERTARÁ"; PODERÁ NOS TIRAR DA MISÉRIA QUE AFRONTA E HUMILHA. PORTANTO, MINHA META TEM SIDO ESTUDAR E TRABALHAR HONESTAMENTE. QUASE ME ANULEI DIANTE DAS NECESSIDADES DE MINHA FAMÍLIA PARA LHES OFERTAR CONFORTO, SEGURANÇA, ENTRETENIMENTOS E CULTURA EDUCACIONAL. O RETORNO TEM SIDO NULO E A INDIFERENÇA MAGOA MEU CORAÇÃO E AGRIDE MINHA ALMA SOLITÁRIA. A MINHA PERPLEXIDADE SE DILUI AO RELEMBRAR DAS PALAVRAS DE JESUS NAZARENO, O CRISTO CRUCIFICADO, AO SER CONDUZIDO À PRISÃO DEPOIS DE TER SIDO TRAÍDO POR UM DE SEUS APÓSTOLOS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS. SEGUNDO O APÓSTOLO JOÃO, JESUS CRISTO TERIA DITO AO PASSAR PELA MULTIDÃO QUE SE AGLOMERAVA DIANTE DOS MUROS DA SOMBRIA PRISÃO ONDE FORA CONDUZIDO PARA SER HUMILHADO TORTURADO JULGADO E CONDENADO: "NENHUM JUSTO HÁ." ISTO NÃO ACALMA MINHA ALMA ESTUPEFATA. NO ENTANTO, ENTENDO MELHOR A MESQUINHEZ E FALTA DE AMOR E SOLIDARIEDADE DE NOSSOS SEMELHANTES. EU JÁ TIVE O VERDE DAS MATAS E AS ESTRELAS POR TETO. JÁ TIVE A ÁGUA POR ALIMENTO, E O MEDO POR COMPANHEIRA. E A MORTE POR PROXIMIDADE ME TROUXE O TÚNEL ESCURO ONDE A LUZ PEQUENINA DA VIDA BRILHAVA AO LONGE ATÉ PODER DEFINITIVAMENTE ALCANÇÁ-LA. TENHO UMA CERTEZA, DEUS NÃO ABANDONA OS QUE MERECEM O SEU AMOR E A VIDA ETERNA. PARAFRASEANDO O POETA: "SIM VALEU A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA".

HOJE, BANDIDOS PERVERSOS, JÁ LANÇADOS NO ROL DOS CONDENADOS, SÃO AMADOS E CULTUADOS POR SEUS FAMILIARES NAS FILAS DE VISITAS DAS PRISÕES E CDPs DESTA CIDADE MEGALÓPOLE DESCOMUNAL. SEJA EM DIAS DE INTENSO CALOR, SEJA NAS MADRUGADAS FRIAS E CHUVOSAS, MULHERES, CRIANÇAS E SENHORAS IDOSA EM FILAS INDIANAS CARREGAM OS CHAMADOS “BONDES” COM SACOLAS E MAIS SACOLAS, EMBRULHOS E, UM SEM NÚMERO DE PRESENTES, ATÉ OBJETOS ILEGAIS, PARA DEMONSTRAREM O AMOR E CARINHO QUE SE APRESSAM DEMONSTRAR À QUEM TANTOS DESATINOS, CRUELDADES, CRIMES E ATROCIDADES COMETEU QUANDO EM LIBERDADE. SERÁ QUE ESTAMOS NUM DELÍRIO MALUCO DE VIVER ENTRE MUITAS PESSOAS QUE AMAMOS E UMAS POUCAS NOS ODEIAM?

SERÁ QUE SOMOS A IMAGINAÇÃO PURA DE UMA MENTE PRODIGIOSA QUE ESTA SONHANDO OU TENDO UM PESADELO?

SERÁ QUE ALGUÉM INSERIU UM PROGRAMA ONDE SOMOS OS PROTAGONISTAS DE UMA HISTÓRIA CIBERNÉTICA NUM COMPUTADOR DESCOMUNAL?

AINDA PODE SER QUE SEJAMOS OS SERES EXTREMAMENTE ABENÇOADOS E, QUE ESTAMOS VIVENDO OS SONHOS DE DEUS!

PORTANTO, APROVEITE CADA INSTANTE DESTA VIDA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO.

DESFRUTE DO BANQUETE DA VIDA OFERECIDO PELA GRAÇA DE DEUS, QUE TUDO CRIOU PARA QUE SEJAMOS FELIZES. CALMA AMIGO/IRMÃO, O TEMPO É INEXORÁVEL E NÃO NOS PERDOA. UM DIA O SONHO VAI TERMINAR E, VOCÊ TERÁ DE ENFRENTAR A DURA REALIDADE DE TER ENCONTRADO O FIM INEVITÁVEL DESSE PESADELO, OU DO SONHO MARAVILHOSO QUE AGORA ACABA. OS NOSSOS AMADOS QUE, JÁ SE FORAM, UM DIA VIVERAM OS MESMOS PESADELOS E, PUDERAM CURTIR OS MESMOS SONHOS NOSSOS DE AGORA. A FORÇA DO AMOR DE DEUS QUE HABITA EM MIM AJUDA-ME A RESISTIR ÀS INJUSTIÇAS E AGRESSÕES DE PESSOAS INCONSEQUENTES.

PESSOAS INCONSEQUENTES SÃO AQUELAS QUE DESPEJAM OFENSAS DESNECESSÁRIAS EM INSTANTES QUE DEVERIAM SER DE PLENA FELICIDADE. QUE DIFAMAM E DIZEM MENTIRAS SOBRE SEUS PRÓPRIOS ENTES QUERIDOS SEM IMAGINAREM QUE PODERIAM ESTAR DECRETANDO A DESTRUIÇÃO MORAL E ATÉ UM ASSASSINATO DA PESSOA OFENDIDA DESNECESSARIAMENTE.

(TEM GENTE IGNORANTE QUE MATA UM ESTRANHO POR OUVIR DIZER QUE PRATICOU ALGUMA MALDADE CONTRA ALGUÉM. E O PIOR É QUE NA MAIORIA DAS VEZES A FALAÇÃO É PURA MENTIRA.)

O PIOR QUE NÃO AJUDAR É APREGOAR AOS QUATRO VENTOS QUE FEZ "AQUILO", QUE FEZ "AQUILO OUTRO" E QUE ESTÁ CANSADO DE AJUDAR E SE DEDICAR ÀS PESSOAS QUE AMA.

QUEM AMA VERDADEIRAMENTE PERDOA UM POSSÍVEL ERRO OU ENGANO. DEPOIS DE TANTAS DÚVIDAS, INCERTEZAS, CONSTRANGIMENTOS HUMANOS E SOFRIMENTOS QUE ESSAS ATITUDES ACARRETAM, OREI E IMPLOREI PARA FALAR PESSOALMENTE COM DEUS. SENDO PAI DE NOSSAS ALMAS E EU TENDO SEGUIDO TODAS AS SUAS DETERMINAÇÕES NECESSITEI OUVIR SUAS ORIENTAÇÕES DE COMO PROCEDER D'AQUI PARA FRENTE. NUMA TARDE MUITO QUENTE, NO VERÃO DE DOIS MIL E SEIS, MAIS EXATAMENTE NO DIA 13 DE JUNHO, UMA SEXTA-FEIRA, POR VOLTA DAS 17 HORAS ADORMECI PROFUNDAMENTE. ENTÃO IMAGINEI QUE SONHAVA EM MEU QUARTO ATRAVESSADO SOBRE A CAMA. EU ESTAVA APENAS COM UMA DE MINHAS CUECAS E COM UMA DE MINHAS CAMISETAS QUE NUNCA DEIXO DE USAR. FOI ENTÃO QUE UM VULTO DE MAIS DE TRÊS METROS DE ALTURA, CUJA CABEÇA ULTRAPASSAVA A LAJE DE CONCRETO. MAS, ERA PLENAMENTE VISÍVEL PARA MIM, E SE MATERIALIZOU NO CÔMODO AGORA COM A JANELA FECHADA E NA PENUMBRA DO FIM DE TARDE NO HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO.

INTERROGUEI DE QUEM SE TRATAVA O DESCONHECIDO, QUE ME PARECEU MUITO FAMILIAR. A RESPOSTA VEIO EM FORMA DE PERGUNTA: “VOCÊ PEDIU PARA FALAR COM DEUS? ENTÃO VIM TE BUSCAR.”

NÃO ME SENTI ATEMORIZADO E CONFIEI NAQUELE QUE ME PARECEU UM ANJO DE DEUS. EU NÃO PERGUNTEI, NO ENTANTO, ELE DISSE SEU NOME QUE JÁ ESQUECI. EU JÁ NÃO ESTAVA SÓ COM ROUPAS ÍNTIMAS. DE TERNO COM PALETÓ E GRAVATA, TRAJAVA CAMISA BRANCA, MEIAS E SAPATOS, ALÉM TER OS CABELOS MUITO BEM PENTEADOS. O ANJO DE DEUS CHAMOU-ME DE IRMÃO E PEGOU MINHA MÃO. IMEDIATAMENTE FOMOS LEVADOS PELO ESPAÇO SIDERAL NUMA VIAGEM MUITO DISTANTE DE MINHA RESIDÊNCIA. DEPOIS DE PASSAR POR UM LUGAR QUE O ANJO DENOMINOU DE LOJA DE DEUS E ADQUIRIR UM POTE COM TODOS OS DONS DE DEUS, SEM TER-LHE PAGO UM SÓ CENTAVO, ME DEPAREI COM UM IMENSO PORTAL COLORIDO EM TINTAS METÁLICAS SÓLIDAS COMO OURO, PRATA, PLATINA, E PEDRAS PRECIOSAS. AO TRANSPOR O PORTAL DEPAREI-ME COM UM AMBIENTE MAJESTOSO COM UM TRONO IMENSO AO CENTRO. POR TRÁS DO TRONO DE DEUS SE DESCORTINOU A IMENSIDÃO DO UNIVERSO INFINITO EM EXPANSÃO. APÓS UM INSTANTE DE PERPLEXIDADE OBSERVANDO AS CORES DOS ASTROS ILUMINADOS PELA DIVINA PRESENÇA DO CRIADOR ME VI FACE A FACE COM A MAIOR DE TODAS AS VISÕES QUE JÁ ME FOI POSSIBILITADO ENCARAR. LEVANTEI OS OLHOS E PUDE VER ENTRE LUZES BRILHANTE O ROSTO AUSTERO, QUE PARECIA SORRIR, DO DEUS IMAGINADO POR MIM. SÓ QUE “ELE” ME PARECEU MUITO MAIOR DO QUE EM MEUS SONHOS ANTERIORES. HAVIA TANTA LUZ E BRILHO EM SEUS OLHOS QUE NÃO PODEREI LEMBRAR COM PRECISÃO SUA ILUMINADA FISIONOMIA QUASE DESCOMUNAL PARA O MEU TAMANHO. SUA VÓS REVERBERANTE PODEROSA, MAS ECOANDO SUAVEMENTE, PERGUNTOU-ME: “ENTÃO VOCÊ GOSTARIA DE ME ENTREVISTAR”? DEUS PERGUNTOU.

EU DISSE: ‘SE O SENHOR TIVER TEMPO’. O SORRISO DE DEUS AMPLIOU-SE, E SUA VÓS RETUMBANTE ECOU EM MINHA ALMA. “MEU FILHO, O MEU TEMPO É A ETERNIDADE,.. QUE PERGUNTAS VOCÊ TEM PARA ME FAZER?”

EU TERIA DE APROVEITAR AQUELA ÚNICA OPORTUNIDADE RAPIDAMENTE. SENHOR, O QUE NA HUMANIDADE MAIS O SURPREENDE?”DEUS RESPONDEU: “QUE OS HUMANOS FICAM ENTEDIADOS COM A INFÂNCIA, E SE APRESSAM EM CRESCER PARA SE TORNAREM ADULTOS. DEPOIS QUE ENVELHECEM DESEJAM ARDENTEMENTE VOLTAREM A SER CRIANÇAS NOVAMENTE.” ANTES QUE EU PUDESSE FALAR OUTRA VEZ DEUS COMPLETOU: “QUE VOCÊS SERES HUMANOS, PERDEM SUA SAÚDE PARA GANHAR MUITO DINHEIRO E EM SEGUIDA GASTAM TODO DINHEIRO E ATÉ FAZEM DÍVIDAS PARA RECUPERAR A SAÚDE. QUE OS SERES HUMANOS PENSAM ANSIOSAMENTE NO FUTURO, E SE ESQUECEM DE VIVER O PRESENTE, DE TAL FORMA QUE NÃO VIVEM NEM O PRESENTE E NEM O FUTURO. “VIVEM SUAS VIDAS COMO SE NUNCA FOSSEM MORRER E MORREM COMO SE NUNCA TIVESSEM VIVIDO.” NESSE MOMENTO AS MÃOS DE DEUS PARECERAM TOCAR AS MINHAS MÃOS E FICAMOS EM SILÊNCIO ABSOLUTO POR UNS INSTANTES. UM LEVE MOVIMENTO DE DEUS FEZ COM QUE EU VOLTASSE A PERGUNTAR: “O SENHOR TEM SIDO UM PAI PARA A HUMANIDADE, NOS OFERECENDO PLENA LIBERDADE,.. EM SENDO UM PAI, QUAIS AS LIÇÕES DE VIDA MATERIAL RECOMENDA AOS SEUS FILHOS PARA QUE APRENDAM A APROVEITAR O BANQUETE DA VIDA TERRENA?” DEUS RESPONDEU PARECENDO QUE SORRIA: “APRENDAM QUE VOCÊS NÃO PODEM FAZER NINGUÉM A AMÁ-LOS. NÃO PODEM EXIGIR AMOR UNS DOS OUTROS. O QUE VOCÊS PODEM E DEVEM FAZER É DEIXAREM-SE SER AMADOS POR SUAS ATITUDES DE AMOR E RESPEITO. APRENDAM QUE O MAIS IMPORTANTE E VALIOSO NÃO É O QUE VOCÊS TÊM EM SUAS VIDAS, MAS, ‘QUEM’ VOCÊS TÊM EM SUAS VIDAS. APRENDAM QUE NÃO É BOM COMPARAREM-SE UNS COM OS OUTROS. APRENDAM QUE UMA PESSOA RICA NÃO É AQUELA QUE TEM O MÁXIMO, MAS SIM, AQUELA QUE TEM O MÍNIMO PARA VIVER COM DIGNIDADE E BONDADE. APRENDAM QUE SE LEVA APENAS POUCOS INSTANTES PARA FERIR PROFUNDAMENTE AS OUTRAS PESSOAS QUE OS AMAM. MAS, QUE SE PODE LEVAR MUITOS E MUITOS ANOS PARA CURAR AS MESMAS FERIDAS. APRENDAM A PERDOAR PRATICANDO O PERDÃO. APRENDAM QUE EXISTE MUITAS PESSOAS QUE AS AMAM ENCARECIDAMENTE, MAS, SIMPLESMENTE NÃO SABEM COMO EXPRESSAR OU DEMONSTRAR ESSE SENTIMENTO. APRENDAM QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR QUASE TUDO... EXCETO... (MENOS) A FELICIDADE!”

APRENDAM QUE NEM SEMPRE É SUFICIENTE SER PERDOADO PELOS OUTROS. MAS, QUE O MAIS IMPORTANTE É ARREPENDER-SE E PERDOAR-SE A SI PRÓPRIOS. E... APRENDAM QUE EU ESTOU AQUI SEMPRE... SEMPRE! BASTA QUE ME PROCUREM JÁ QUE SOU O PAI DE VOSSAS ALMAS OU ESPÍRITOS, COM PREFERIREM. ENTENDI QUE DEUS ENCERRAVA A ENTREVISTA, MAS, MESMO ASSIM, LHE PERGUNTEI: ‘E EU COMO CHAMO O SENHOR MEU DEUS?’ A RESPOSTA VEIO COMO DE ALGUÉM QUE SE RETIRAVA RAPIDAMENTE, E AINDA ECOA EM MINHAS LEMBRANÇAS: “O MEU NOME, MEU FILHO, É JESUS.” MINHA IMAGINAÇÃO FEZ-ME PENSAR NUM EPISÓDIO VERDADEIRO ONDE UM BOLO DE ANIVERSÁRIO MUITO GRANDE PESANDO MAIS DE SEIS QUILOS FOI DIVIDIDO EM QUASE TRINTA PEDAÇOS ENQUANTO EU TRABALHAVA A MAIS DE CINQUENTA QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. EU NÃO PUDE CHEGAR HÁ TEMPO PARA CANTAR O PARABÉNS AO ANIVERSARIANTE FICANDO SEM O MEU PEDAÇO NA COMEMORAÇÃO FAMILIAR. ENQUANTO EU FICAVA COM A INSATISFAÇÃO DE NÃO CHEGAR A TEMPO PARA PARTICIPAR DA FESTA FAMILIAR, PERDI A MINHA FATIA DO BOLO DELICIOSO RECHEADO COM A MESCLA DE DOCE DE LEITE E FRUTAS FRESCAS E OUTRAS EM CONSERVA. A COBERTURA ESTEVE MUITO COLORIDA COM MISTURA DE CLARAS BATIDAS E CREME DE LEITE, AÇÚCAR DE CONFEITEIRO, CEREJAS, MORANGOS E CHOCOLATES GRANULADO. IMAGINE TUDO ISSO BEM GELADO.

O ATRASO VALEU-ME PERDER O MEU PEDAÇO DO BOLO. ASSIM COMO AS FATIAS DO DELICIOSO BOLO GELADO, OS PEDAÇOS DE MIM MESMO ABANDONAM-ME E VIRAM RETALHOS D’ALMA DEIXANDO-ME EM CHAMAS. SÓ TEREMOS UM FUTURO QUE POSSA SER CONTADO COM ORGULHO SE NO PRESENTE NÃO NOS ENVERGONHARMOS DE NOSSO PASSADO. SE EU TENHO UMA HISTÓRIA DE VIDA PARA CONTAR E DEZ FILHOS E FILHAS REGISTRADOS EM MEU NOME É PARA DAR CONTINUIDADE A MINHA VIDA QUE É ÚNICA, E POR TER TIDO UM PAI A QUEM DEI OUVIDOS ENTENDENDO A MENSAGEM DE SER PAI ÀS VEZES DÓI MUITO, MAS, É EXTREMAMENTE PRAZEROSO E GRATIFICANTE. SEMPRE SEGUI SEUS CONSELHOS E ESTUDEI MUITO MAIS DO ME EXIGIRAM OS MESTRES. APRENDI QUE A MULHER QUE ME OFERECEU SEU CORPO PARA ME DAR UM FILHO OU FILHA UM DIA ME AMOU E MERECE O MEU INTEGRAL RESPEITO. NO RÁDIO EVOLUÍ DE UMA VIDA NOS CORTIÇOS E MISERÁVEL PARA UM MUNDO CONFORTÁVEL COM AMIGOS E COMPANHEIROS CULTOS E RESPEITÁVEIS. NÃO FOI FÁCIL, MAS, PRAZEROSO E RENOVADOR. NO JORNALISMO APRIMOREI MINHAS QUALIDADES EM CONVIVER COM A VERDADE PURA. ENTENDO O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA AFIRMAÇÃO DE JESUS DE QUE CONHECENDO A VERDADE NOS LIBERTAREMOS.

ENTENDO QUE AS PALAVRAS COLOCADAS EM MEUS LÁBIOS POR DEUS PODEM REALIZAR TODOS OS NOSSOS SONHOS. A ESCRITA SOB INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS ETERNIZA NOSSA HISTÓRIA.

ESTES TRABALHOS UTILIZADOS PARA MANUTENÇÃO DAS CONDIÇÕES EM FAMÍLIA É PROFISSÃO E DEVER DE OFÍCIO. “TUDO O QUE SOU E ME TORNEI NESTA VIDA DEVO AOS LIVROS E AOS MEUS PAIS.” O LIVRO, SEJA O TIPO QUE FOR, ESCRITO COM CARINHO E AMOR, SEMPRE SERÁ UM MESTRE PRONTO A NOS ENSINAR O MELHOR DESTA VIDA. NAS PÁGINAS DE LIVROS, PLENAS DE SABEDORIA, MINHA MÃEZINHA BUSCOU APRENDIZADO QUE NOS REPASSOU AO LONGO DE NOSSAS VIDAS, NOS REFAZENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE E LIBERDADE. APRENDIDO O CAMINHO PARA A CASA DO MESTRE SEMPRE VISITEI AS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS E A ESTANTE DE LIVROS DE MEU AVÔ DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO. “SEM LIVROS E MÚSICAS MINHA VIDA TERIA SIDO INÓQUOÁ.” MEU PAI, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO E MINHA MÃE ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, ENSINARAM-ME QUE UM LIVRO NA ESTANTE OU PRATELEIRA, É UM AMIGO ESQUECIDO. MAS, SE MANUZEADO FICA AMARELECIDO SURRADO E ÀS VEZES RASGADO, É UM MESTRE-AMIGO A SER SEGUIDO. A VIDA É ASSIM. OS MELHORES SEMPRE SÃO OS MAIS IMITADOS E PROCURADOS POR NÓS. COMO PATRIARCA DESTA KLAN DE LUTADORES GUERREIROS CONCEDO-ME O DIREITO DE DECLARAR PUBLICAMENTE EM DEFINITIVO: SOU UM ESPÍRITO ANTIGO ENVELHECIDO NAS ÁGUAS DO MAR BRAVIO; NAS AREIAS ESCALDANTES DO DESERTO; NAS MATAS DISTANTES E REPLETAS DE FERAS FAMINTAS, NAS RUAS E AVENIDAS SOLITÁRIAS DAS GRANDES CIDADES DESCONHECIDAS.

CONSPIREI NOS PORÕES, BECOS E VIELAS CONTRA AS MALDADES DOS HIPÓCRITAS PERVERSOS E AMBICIOSOS.

JÁ VI O SOL NASCER MILHARES DE VEZES PINTANDO DE DOURADO O HORIZONTE AZUL, DESTACANDO O VERDE DAS MATAS E COLORINDO DE CORES VARIADAS AS ÁGUAS DA REPRESA DOS RIOS E LAGOS. AINDA ENCAREI AS NOITES DE GAROA FINA, DE TEMPESTADES E, AS MADRUGADAS GÉLIDAS TENDO POR COMPANHEIROS OS PÁSSAROS CANOROS INVISÍVEIS AOS OLHOS COMO O CURIANGO DE OLHOS GRANDES E REFLETIVOS QUE MAIS PARECEM SER DUAS CHAMAS NA ESCURIDÃO DAS NOITES SEM LUAR. JÁ "OUVI" UMA ORQUESTRA DE GRILOS SENDO ILUMINADA POR MILHARES DE VAGALUMES EM MEIO A FLORESTA NEGRA VIRGEM AS MARGENS DO RIO DA ÁRVORE SECA. APRECIEI ALÉM DA MELODIA DO SABIÁ DEBOCHADO E DO BENTEVI ESCANDALOSO, PULANDO DE GALHO EM GALHO, ANUNCIANDO TER OBSERVADO OS MEUS MOVIMENTOS TODOS. JÁ ANDEI SOB CHUVA FORTE ENFRENTANDO A VENTANIA QUE FAZIA DOBRAR GRANDES ÁRVORES, PALMEIRAS COQUEIROS E ROBUSTOS. OS SONS DOS TROVÕES ESTREMECIAM TUDO AO DERREDOR, ENQUANTO OS RELÂMPAGOS ILUMINAVAM A ESCURIDÃO APAVORANTE DA NOITE POUCO ANTES CALORENTA E, NO INSTANTE ÚMIDA E GELADA PELO GRANIZO ACOMPANHADO DE TORRENTES GELADAS DA CHUVA ABUNDANTE EMPURRADA PELO VENTO SIBILANTE ENQUANTO MEU ESTÔMAGO RONCAVA PROTESTANDO PELA AUSÊNCIA PROLONGADA DE ALIMENTOS QUE SEMPRE ENFRAQUECE UM CORPO EM IDADE DE CRESCIMENTO. JÁ CAMINHEI DURANTE O LUAR COM CÉU ESTRELADO OUVINDO O PIO DO CURIANGO E DA CORUJA BURAQUEIRA LAMENTANDO A NOSSA MISERABILIDADE MATERIAL E A INDIFERENÇA PERVERSA DOS ADULTOS DE NOSSO PRÓPRIO SANGUE. JÁ CHOREI SOLUÇANDO A PERDA DE ENTES QUERIDOS E DE EMPREGOS IMPORTANTES. JÁ AMEI MULHERES LINDAS E BONDOSAS QUE EU ACREDITAVA MUITO MAIS ME AMAREM DO QUE SENTIREM O DESEJO ESCANCARADO QUE DEMONSTRAVAM ESCONDENDO AS VERDADEIRAS INTENÇÕES DE SE APOSSAREM DE BENS MATERIAS QUE ME JULGAVAM POSSUIR. JÁ LUTEI CONTRA A MORTE VIOLENTA E CRUEL, SAINDO ILESO DE ENTREVEROS, DE EMBOSCADAS COVARDES E ESCARAMUÇAS ESCANDALOSAS. ALÉM DE TUDO, INADVERTIDAMENTE OUVI A CONFIDÊNCIA DO MÉDICO ORTOPEDISTA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO, DOUTOR BATALHA, À MINHA MÃEZINHA DONA ARACY QUE EU FICARIA PARAPLÉGICO APÓS SER OPERADO VÁRIAS VEZES DE INÚMERAS FRATURAS NO COLO DO FÊMUR E DA BACIA. O DESESPERO SE INICIOU A TOMAR VULTO EM MINHA MENTE JOVEM, MAS A DETERMINAÇÃO DE VOLTAR A ANDAR E REALIZAR O SONHO DE ESTUDAR PREPARANDO-ME PARA OCUPAR MEU LUGAR À MESA PARA DESFRUTAR DO BANQUETE DA VIDA PREPARADO POR DEUS ESPECIALMENTE PARA OS SEGUIDORES DE SUAS DETERMINAÇÕES DISSIPOU A NUVEM TURVA E UMA LUZ BRILHOU EM MINHA MENTE. FORAM TRÊS ANOS E OITO MESES ENTRE INTERNAÇÕES, CIRURGIAS, IDAS E VINDAS PARA TROCAS DE CURATIVOS, DAS RETIRADAS DE PINOS E PLACAS METÁLICAS DE PLATINA, TROCAS DA ARMAÇÃO IMOBILIZADORA DE GESSO COM GAZE, ALÉM DAS INTERMINÁVEIS SEÇÕES PARA RADIOGRAFIAS COMPLICADAS E ESPECÍFICAS. NA OCASIÃO, EM 1.954, ANO DO QUARTO CENTENÁRIO DE SÃO PAULO, PREOCUPOU-ME O DESESPERO DE MINHA MÃEZINHA QUE SE RECUSOU A ACREDITAR NO MÉDICO ORTOPEDISTA DOUTOR BATALHA, QUE NO ENTANTO, INTENSIFICOU ESTIMULAR-ME A ESTUDAR MAIS AINDA. DEITADO NO LEITO DUZENTOS E VINTE E DOIS DA ORTOPEDIA DO SEGUNDO ANDAR DO HC NA AVENIDA DOUTOR ENÉAS DE CARVALHO AGUIAR, OUVI O BAQUE DOS JOELHOS DE MINHA MÃE AO TOCAR COM VIOLÊNCIA O PISO DE MÁRMORE VERDE MUSGO DA ENFERMARIA ORTOPÉDICA. E SUA VOZ DÓCIL IMPLOROU A DEUS EM NOME DE JESUS E DE JUDAS TADEU QUE REVOGASSE TAL PREVISÃO DO CIRURGIÃO. EU QUE PRINCIPIAVA A RECOBRAR OS SENTIDOS APÓS O TÉRMINO DA ANESTESIA GERAL, PERCEBI QUE MEUS MEMBROS INFERIORES TINHAM MOVIMENTAÇÃO NATURAL DENTRO DA CARAPAÇA DE GESSO E GAZE QUE ME ENVOLVIAM DA CINTURA ATÉ OS PÉS DEIXANDO APENAS AS PONTAS DOS DEDOS DO PÉ DIREITO DE FORA. A PERNA ESQUERDA ESTAVA APENAS ESCONDIDA ATÉ O JOELHO, DE ONDE PARTIA UMA BARRA DE TRÊS QUARTOS DE POLEGADA ATÉ O JOELHO DIREITO, SEPARANDO MINHAS PERNAS EM CERCA DE QUARENTA CENTÍMETROS. FORAM MESES SEGUIDOS DE TORTURA AO SUPORTAR O SUOR E COCEIRAS DENTRO DAQUELA ARMADURA BRANCA QUE ME IMOBILIZAVA NUM LEITO DE HOSPITAL, E OU NA MINHA CAMA DE DORMIR QUANDO EM CASA. AO LONGO DESSE TEMPO INTERMINÁVEL DE TRÊS ANOS E OITO MESES, PUDE LER TODAS AS GRANDES OBRAS DE WILLIAM SHAKESPEARE, DE SIGMUNDO FLOYD, CASTRO ALVES, OLEGÁRIO MARIANO, ROBESPIERRE DE MELLO, DE MACHADO DE ASSIS, A BÍBLIA SAGRADA E MUITOS OUTROS ESCRITORES DA HUMANIDADE QUE MINHA MÃEZINHA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, FAZIA CHEGAR ÀS MINHAS MÃOS. CONFESSO QUE ME ESBALDEI NAS PÁGINAS DO MICKEY, GAGUINHO, CAVALEIRO NEGRO, DURANDO KID E HOPALONG CASSID. HÁ! ; HAVIA O PRÍNCIPE NAMOR, THOR, MANDRAKE E O HOMEM MORCEGO. MESMO ASSIM, HAVIA MUITO TEMPO PARA LER O JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO E DEDICAR LONGOS INSTANTES A MEDITAÇÃO E ORAÇÕES DE PEDIDOS E AGRADECIMENTOS A DEUS. MEUS INSTINTOS DE PERCEPÇÃO FORAM APERFEIÇOADOS PERMITINDO-ME PERCEBER AS EMOÇÕES EM MEUS INTERLOCUTORES. POR ISSO MESMO PREFIRO UM “NÃO” RESPEITOSO QUE UM “SIM” AGRESSIVO CONTRA GOSTO E CONTRARIADO. DETESTO QUANDO TENTAM ME FAZER DE IDIOTA E ME ENGANAM SOB QUAISQUER PRETEXTOS. EU SOU LEAL INTELIGENTE E NÃO PRATICO INCOERÊNCIAS E SANDICES. REPITO: EU, NÃO ERRO JÁ QUE PLANEJO TODAS AS MINHAS AÇÕES. SOBREVIVEU-SE EM MIM A VIDA APESAR AS AÇÕES PREDATÓRIAS DE INIMIGOS PODEROSOS. SE CONSEGUI FAZER ELEGEREM-SE VÁRIOS POLÍTICOS, É QUE ELABOREI PLANOS QUE FORAM SEGUIDOS DENTRO DA RISCA PRÉ-DETERMINADA POR MIM. NÃO SOU PREPOTENTE. APENAS ELABORO MINHAS AÇÕES DENTRO DA RACIONALIDADE COM ATITUDES MODERADAS, CALCULADAS DENTRO DA LÓGICA DO UNIVERSO E DAS LEIS DO AMOR E SOLIDARIEDADE DE DEUS. NO ENTANTO, NINGUÉM NUNCA ME FEZ TÃO FELIZ COMO OS MEUS FILHOS, FILHAS, NETOS, NETAS, MEUS IRMÃOS E IRMÃ QUANDO SE DERAM A LUZ DESTE MUNDO PARA ENCANTAR MEU MUNDO PESSOAL. EM CADA UM DELES RENASCI TODAS AS VEZES QUE MORRI AO PERDER UM DE MEUS QUERIDOS E AMADOS AMIGOS, COLEGAS E PARENTES DE SANGUE. AGORA TUDO REMONTA AO PASSADO QUE FOI MUITO BOM ENQUANTO DUROU. MESMO NAQUELA ÉPOCA EM QUE HABITÁVAMOS OS CORTIÇOS DA PERIFERIA DA GRANDE CIDADE DE SÃO PAULO. CORTIÇOS, HOJE CHAMADOS DE COMUNIDADES E ANTERIORMENTE DENOMINADOS DE FAVELA EM ALVENARIA TOSCA E SEM SANEAMENTOS PRIMORDIAIS BÁSICOS. O TEMPO TRANSCORREU CÉLERE E EU NEM NOTEI QUE UM DIA NECESSITARIA DE ESTÍMULOS PARA LEMBRAR-ME DO PASSADO NÃO MUITO DISTANTE. POR EXEMPLO: O CHEIRO DO CAFÉ FRESCO, QUANDO INVADE MEUS SENTIDOS, FAZ-ME LEMBRAR DO TEU CARINHO AO ME OFERECER A PRIMEIRA XÍCARA DA RUBIÁCEA CUADA RECENTEMENTE.

O SABOR DE UM PRATO FEITO COM ESMERO FAZ LEMBRAR-ME DAS OCASIÕES EM QUE SENTAMOS À MESA PARA NOSSAS REFEIÇÕES DIÁRIAS.

DE MÃOS DADAS, OLHAR PERDIDO NO TEU OLHAR, MEUS LÁBIOS EM TEUS LÁBIOS NOSSAS PALAVRAS SE MISTURAVAM COM DIZERES DE: "EU TE AMO MUITO MAIS QUE AMO A MINHA PRÓPRIA VIDA!" ÀS VEZES ME PERGUNTO COMO POSSO TE ESQUECER, SE QUASE NADA POSSO LEMBRAR-ME DO TEMPO DE NÓS DOIS JUNTOS? ESSA APARÊNCIA ENVELHECIDA E O OLHAR DISTANTE DEMONSTRAM O QUANTO ME ESFORÇO PARA LOCALIZAR VOCÊ NO MEU PASSADO. DESEJO APENAS RECORDAR OS BONS MOMENTOS QUE DESFRUTAMOS JUNTOS NESTA VIDA CHEIA DE SURPRESAS, NEM SEMPRE AGRADÁVEIS. NÃO SE TRATA DE VONTADE PRÓPRIA. O TEMPO FAZ ESTAS COISAS COM GENTE. EM SUA MARCHA INEXORÁVEL O TEMPO DESTRÓI OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS NUMA VIDA DE AMOR; TRABALHO; CARINHO E DEDICAÇÕES. O CORPO ENVELHECE LIMITANDO NOSSOS MOVIMENTOS; AS MEMÓRIAS SE DILUÍRAM EM PENSAMENTOS VAGOS DISTANCIANDO AS BOAS E AS MÁS LEMBRANÇAS DE UMA VIDA POR INTEIRO. RESTA A FÉ EM DEUS E O AMOR QUE CULTIVAMOS AO LONGO DO TEMPO QUE TUDO PODE APAGAR. JÁ DISSE EU UM DIA, QUE O MELHOR MOMENTO DE UMA GRANDE BRIGA É O DA RECONSCILIAÇÃO. “SOU UM ESPÍRITO ANTIGO ENVELHECIDO NAS ÁGUAS DO MAR BRAVIO; NAS AREIAS ESCALDANTES DO DESERTO; NAS MATAS DISTANTES E REPLETAS DE FERAS FAMINTAS, NAS RUAS E AVENIDAS SOLITÁRIAS DAS GRANDES CIDADES DESCONHECIDAS. CONSPIREI NOS PORÕES, BECOS E VIELAS CONTRA AS MALDADES DOS HIPÓCRITAS PERVERSOS E AMBICIOSOS.

JÁ VI O SOL NASCER MILHARES DE VEZES. JÁ ANDEI SOB CHUVA FORTE E CAMINHEI DURANTE O LUAR E EM NOITES DE GAROA FINA E FRIA. JÁ CHOREI A PERDA DE ENTES QUERIDOS E DE EMPREGOS IMPORTANTES. JÁ AMEI MULHERES LINDAS E BONDOSAS. JÁ LUTEI CONTRA A MORTE VIOLENTA E CRUEL. NO ENTANTO, NINGUÉM NUNCA ME FEZ TÃO FELIZ COMO OS MEUS IRMÃOS, IRMÃ, FILHOS, FILHAS, NETOS E NETAS QUANDO SE DERAM A LUZ DESTE MUNDO PARA ENCANTAR MEU MUNDO PESSOAL. EM TODOS OS CASOS ESTIVE PRESENTE PROXIMAMENTE PODENDO OUVIR SEUS PRIMEIROS VAGIDOS. NOS NASCIMENTOS DE MEUS IRMÃOS E IRMÃ, EU SEMPRE ESTIVERA ACOCORADO ÀS ESCURAS NUMA DEPENDÊNCIA DA NOSSA CASA APENAS PODENDO OUVIR O QUE DIZIAM MINHA MÃEZINHA, A PARTEIRA E MEU NERVOSO PAI. NOS PARTOS DE MEUS FILHOS E FILHAS ESTIVE PRESENTE E PUDE SER UMA DAS PRIMEIRAS PESSOAS A VISLUMBRAR-LHES AS FEIÇÕES E OUVIR SUAS RESPIRAÇÕES E VAGIDOS QUE ANUNCIARAM CADA UMA DE SUAS CHEGADAS AO NOSSO MUNDO. EM CADA UM DELES, RENASCI TODAS AS VEZES QUE MORRI AO PERDER UM DE MEUS QUERIDOS E AMADOS AMIGOS, COLEGAS E PARENTES DE SANGUE. JÁ DISSE, EU UM DIA, QUE O MELHOR MOMENTO DE UMA GRANDE BRIGA É O DA RECONSCILIAÇÃO. AÍ A GENTE DIZ TUDO QUE NOS VAI AO CORAÇÃO: “MULHER DA MINHA VIDA EU TE AMO ALÉM DA VIDA.”

A FORÇA DO AMOR DE DEUS QUE HABITA EM MIM AJUDA-ME A RESISTIR ÀS INJUSTIÇAS E AGRESSÕES DE PESSOAS INCONSEQUENTES.

PESSOAS INCONSEQUENTES SÃO AQUELAS QUE DESPEJAM OFENSAS DESNECESSÁRIAS EM INSTANTES QUE DEVERIAM SER DE PLENA FELICIDADE, OU FAZEM AMEAÇAS GRAVES. QUE DIFAMAM E DIZEM MENTIRAS SOBRE SEUS PRÓPRIOS ENTES QUERIDOS SEM IMAGINAREM QUE PODERIAM ESTAR DECRETANDO A DESTRUIÇÃO MORAL E ATÉ UM ASSASSINATO DA PESSOA OFENDIDA DESNECESSARIAMENTE.

(TEM GENTE IGNORANTE QUE MATA UM ESTRANHO POR OUVIR DIZER QUE PRATICOU ALGUMA MALDADE CONTRA ALGUÉM. E O PIOR É QUE NA MAIORIA DAS VEZES A FALAÇÃO É PURA MENTIRA.)

O PIOR QUE NÃO AJUDAR É APREGOAR AOS QUATRO VENTOS QUE FEZ "AQUILO", QUE FEZ "AQUILO OUTRO" E QUE ESTÁ CANSADO DE AJUDAR E SE DEDICAR ÀS PESSOAS QUE AMA.

QUEM AMA VERDADEIRAMENTE PERDOA UM POSSÍVEL ERRO OU ENGANO. E EU SEI QUE VOCÊ DEVE PERDOAR TODAS AS PESSOAS, NÃO QUE ELAS MEREÇAM. É QUE VOCÊ MERECE TER PAZ. DEPOIS DE TANTAS DÚVIDAS, INCERTEZAS, CONSTRANGIMENTOS HUMANOS E SOFRIMENTOS QUE ESSAS ATITUDES ACARRETAM, OREI E IMPLOREI PARA FALAR PESSOALMENTE COM DEUS. SENDO PAI DE NOSSAS ALMAS E EU TENDO SEGUIDO TODAS AS SUAS DETERMINAÇÕES NECESSITEI OUVIR SUAS ORIENTAÇÕES DE COMO PROCEDER DAQUI PARA FRENTE. NUMA TARDE MUITO QUENTE, NO VERÃO DE DOIS MIL E SEIS, MAIS EXATAMENTE NO DIA 13 DE JUNHO, UMA SEXTA-FEIRA, POR VOLTA DAS 17 HORAS ADORMECI PROFUNDAMENTE. ENTÃO IMAGINEI QUE SONHAVA EM MEU QUARTO ATRAVESSADO SOBRE A CAMA. EU ESTAVA APENAS COM UMA DE MINHAS CUECAS E COM UMA DE MINHAS CAMISETAS QUE NUNCA DEIXO DE USAR. FOI ENTÃO QUE UM VULTO DE MAIS DE TRÊS METROS DE ALTURA, CUJA CABEÇA ULTRAPASSAVA A LAJE DE CONCRETO SE MATERIALIZOU E ILUMINOU EM MEIO À PENUMBRA DE MEU QUARTO DE DORMIR E ONDE MANTENHO MEU COMPUTADOR E UMA RAZOÁVEL BIBLIOTECA. O ANJO DE DEUS ERA PLENAMENTE VISÍVEL PARA MIM, AO SE MATERIALIZOU NO CÔMODO AGORA COM A JANELA FECHADA, COM AS CORTINAS E OS FORROS ESTICADOS PRODUZINDO CERTA ESCURIDÃO NA PENUMBRA DO FIM DE TARDE NO HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO.

INTERROGUEI DE QUEM SE TRATAVA O DESCONHECIDO, QUE ME PARECEU MUITO FAMILIAR. A RESPOSTA VEIO EM FORMA DE PERGUNTA: “VOCÊ PEDIU PARA FALAR COM DEUS? ENTÃO VIM TE BUSCAR.” NÃO ME SENTI ATEMORIZADO E CONFIEI NAQUELE QUE ME PARECEU UM ANJO DE DEUS. EU NÃO PERGUNTEI, NO ENTANTO, ELE DISSE SEU NOME QUE JÁ ESQUECI. EU JÁ NÃO ESTAVA SÓ COM ROUPAS ÍNTIMAS. DE TERNO COM PALETÓ E GRAVATA, TRAJAVA CAMISA BRANCA, MEIAS E SAPATOS, ALÉM TER OS CABELOS MUITO BEM PENTEADOS. O ANJO DE DEUS CHAMOU-ME DE IRMÃO E PEGOU MINHA MÃO. IMEDIATAMENTE FOMOS LEVADOS PELO ESPAÇO SIDERAL NUMA VIAGEM MUITO DISTANTE DE MINHA RESIDÊNCIA.

DEPOIS DE PASSAR POR UM LUGAR QUE O ANJO DENOMINOU DE LOJA DE DEUS E ADQUIRIR UM POTE COM TODOS OS DONS DE DEUS, SEM TER PAGO UM SÓ CENTAVO, ME DEPAREI COM UM IMENSO PORTAL COLORIDO EM TINTAS METÁLICAS SÓLIDAS COMO OURO, PRATA, PLATINA, E PEDRAS PRECIOSAS. AO TRANSPOR O PORTAL DEPAREI-ME COM UM AMBIENTE MAJESTOSO COM UM TRONO IMENSO AO CENTRO. POR TRÁS DO TRONO DE DEUS SE DESCORTINOU A IMENSIDÃO DO UNIVERSO INFINITO EM EXPANSÃO. APÓS UM INSTANTE DE PERPLEXIDADE OBSERVANDO AS CORES DOS ASTROS ILUMINADOS PELA DIVINA PRESENÇA DO CRIADOR ME VI FACE A FACE COM A MAIOR DE TODAS AS VISÕES QUE JÁ ME FOI POSSIBILITADO ENCARAR. LEVANTEI OS OLHOS E PUDE VER ENTRE LUZES BRILHANTE O ROSTO AUSTERO, QUE PARECIA SORRIR, DO DEUS IMAGINADO POR MIM. SÓ QUE “ELE” ME PARECEU MUITO MAIOR DO QUE EM MEUS SONHOS ANTERIORES. HAVIA TANTA LUZ E BRILHO EM SEUS OLHOS QUE NÃO PODEREI LEMBRAR COM PRECISÃO SUA ILUMINADA FISIONOMIA QUASE DESCOMUNAL PARA O MEU TAMANHO. SUA VÓS RETUMBANTE E PODEROSA, MAS ECOANDO SUAVEMENTE, PERGUNTOU-ME: “ENTÃO VOCÊ GOSTARIA DE ME ENTREVISTAR”? DEUS PERGUNTOU.

EU DISSE: ‘SE O SENHOR TIVER TEMPO’. O SORRISO DE DEUS AMPLIOU-SE, E SUA VÓS RETUMBANTE ECOU EM MINHA ALMA. “MEU FILHO, O MEU TEMPO É A ETERNIDADE,.. QUE PERGUNTAS VOCÊ TEM PARA ME FAZER?”

EU TERIA DE APROVEITAR AQUELA ÚNICA OPORTUNIDADE RAPIDAMENTE. SENHOR, O QUE NA HUMANIDADE MAIS O SURPREENDE?” DEUS RESPONDEU: “QUE OS HUMANOS FICAM ENTEDIADOS COM A INFÂNCIA, E SE APRESSAM EM CRESCER PARA SE TORNAREM ADULTOS. DEPOIS QUE ENVELHECEM DESEJAM ARDENTEMENTE VOLTAREM A SER CRIANÇAS NOVAMENTE.” ANTES QUE EU PUDESSE FALAR OUTRA VEZ DEUS COMPLETOU: “QUE VOCÊS SERES HUMANOS, PERDEM SUA SAÚDE PARA GANHAR MUITO DINHEIRO E EM SEGUIDA GASTAM TODO DINHEIRO E ATÉ FAZEM DÍVIDAS PARA RECUPERAR A SAÚDE. QUE OS SERES HUMANOS PENSAM ANSIOSAMENTE NO FUTURO, E SE ESQUECEM DE VIVER O PRESENTE, DE TAL FORMA QUE NÃO VIVEM NEM O PRESENTE E NEM O FUTURO. “VIVEM SUAS VIDAS COMO SE NUNCA FOSSEM MORRER E MORREM COMO SE NUNCA TIVESSEM VIVIDO.” NESSE MOMENTO AS MÃOS DE DEUS PARECERAM TOCAREM AS MINHAS MÃOS E FICAMOS EM SILÊNCIO ABSOLUTO POR UNS INSTANTES. UM LEVE MOVIMENTO DE DEUS FEZ COM QUE EU VOLTASSE A PERGUNTAR: “O SENHOR TEM SIDO UM PAI PARA A HUMANIDADE, NOS OFERECENDO PLENA LIBERDADE,.. EM SENDO UM PAI, QUAIS AS LIÇÕES DE VIDA MATERIAL RECOMENDA AOS SEUS FILHOS PARA QUE APRENDAM A APROVEITAR O BANQUETE DA VIDA TERRENA?”

DEUS RESPONDEU PARECENDO QUE SORRIA: “APRENDAM QUE VOCÊS NÃO PODEM FAZER NINGUÉM A AMÁ-LOS. NÃO PODEM EXIGIR AMOR UNS DOS OUTROS. O QUE VOCÊS PODEM E DEVEM FAZER É DEIXAREM-SE SER AMADOS POR SUAS ATITUDES DE AMOR E RESPEITO. APRENDAM QUE O MAIS IMPORTANTE E VALIOSO NÃO É O QUE VOCÊS TÊM EM SUAS VIDAS, MAS, ‘QUEM’ VOCÊS TÊM EM SUAS VIDAS. APRENDAM QUE NÃO É BOM COMPARAREM-SE UNS COM OS OUTROS. APRENDAM QUE UMA PESSOA RICA NÃO É AQUELA QUE TEM O MÁXIMO, MAS SIM, AQUELA QUE TEM O MÍNIMO PARA VIVER COM DIGNIDADE E BONDADE. APRENDAM QUE SE LEVA APENAS POUCOS INSTANTES PARA FERIR PROFUNDAMENTE AS OUTRAS PESSOAS QUE OS AMAM. MAS, QUE SE PODE LEVAR MUITOS E MUITOS ANOS PARA CURAR AS MESMAS FERIDAS. APRENDAM A PERDOAR PRATICANDO O PERDÃO. APRENDAM QUE EXISTE MUITAS PESSOAS QUE AS AMAM ENCARECIDAMENTE, MAS, SIMPLESMENTE NÃO SABEM COMO EXPRESSAR OU DEMONSTRAR ESSE SENTIMENTO. APRENDAM QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR QUASE TUDO... EXCETO... (MENOS) A FELICIDADE!” PARA NÃO SOFRER COM TUAS PRÓPRIAS SANDICES PRATIQUE O AMOR DE DEUS. FOI AÍ QUE ENTENDI PARTE DA MENSAGEM DO DEUS PAI. NÃO CAUSE VERGONHA AO NOSSO DEUS E NEM PROVOQUE A IRA DO CRIADOR DE TODAS AS COISAS NO UNIVERSO SIDERAL EM EXPANSÃO CONSTANTE. IMAGINE QUE SE UMA FAGULHA DO AMOR DE DEUS PODERÁ ABRASAR O UNIVERSO, O QUE NÃO OCORRERIA SE A IRA DO CRIADOR SE MANIFESTASSE CONTRA AS NOSSAS IMPIEDOSAS IMPROBIDADES QUE CONTRARIEM SUAS DETERMINAÇÕES. EM CADA SER VIVO HABITA UM ESPÍRITO ORIGINALMENTE SANTO DESTINADO POR DEUS COM AMOR, GENIALIDADE, SOLIDARIEDADE, RESPEITO E TODOS OS DONS MAGNÍFICOS DE UM SER DE BONDADE INFINITA. BONDADE REVESTIDA POR EXTREMA JUSTIÇA DIVINA QUE PREMIA OS QUE A SEGUEM E PUNE SEVERAMENTE OS SEUS DETRATORES. DEUS É ONIPRESENTE EM CADA INSTANTE DO TEMPO E ESPAÇO OBSERVANDO A EVOLUÇÃO DE SUA ABENÇOADA CRIAÇÃO. LEMBRA SEMPRE QUE DEUS ANTES DE SER BOM É JUSTO. PRATICAR A JUSTIÇA É EXERCER O DIREITO DE CADA UM NA MEDIDA EXATA DE SEUS PRÓPRIOS ATOS. AS REGRAS QUE SÃO VERDADEIRAS LEIS DE DEUS NÃO NOS PERMITEM AGIR COM ÓDIOS E PERVERSIDADE, NOS PUNINDO IMPLACAVELMENTE NA MEDIDA PROPORCIONAL A NOSSA AÇÃO E NO SEU TEMPO CERTO. TODOS NÓS SOMOS LIVRES PARA ESCOLHER SE DESEJAMOS VIVER BEM E POR LONGO TEMPO SOBRE A FACE DA TERRA. E SE QUEREMOS NOS CAUSAR DORES E SOFRIMENTOS INTERMINÁVEIS AQUI E NA ETERNIDADE. O PRIMEIRO MANDAMENTO DE DEUS, PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM ESTAR, DIZ QUE DEVEMOS HONRAR AMAR E RESPEITAR NOSSOS PAIS, PARA QUE TUDO NOS VÁ MUITO BEM E VIVAMOS MUITO TEMPO SOBRE A TERRA. DENTRO DE SUAS DETERMINAÇÕES EXISTEM AS ORIENTAÇÕES PARA QUE NÃO ROUBEMOS QUE, JAMAIS PRATIQUEMOS ASSASSINATOS, ALÉM DE RESPEITARMOS O DIREITO INDIVIDUAL DE CADA UM DE NOSSOS SEMELHANTES. QUE CADA UM CONTROLE A SUA LÍNGUA E SUA BOCA PARA NÃO NOS TORNARMOS ESCRAVOS DAS NOSSAS PRÓPRIAS PALAVRAS. DEVEREMOS TRATAR A NATUREZA E O MEIO AMBIENTE COMO PARTE INTEGRANTE DO TODO DO QUAL FAZEMOS PARTE, UM BEM ÚNICO QUE EMBORA VENHA SE RENOVANDO HÁ CADA INSTANTE PODERÁ SOFRER SÉRIAS E GRAVES MODIFICAÇÕES QUE ACABARÃO POR LIMITAR O TEMPO DE NOSSAS VIDAS MATERIAIS NESTE PARAÍSO JÁ TÃO DETERIORADO PELA SANDICE DE ALGUNS. OS EFEITOS NEGATIVOS DAS AÇÕES PREDADORAS E GANANCIOSAS DE MUITOS HUMANOS ACABAM POR SE REFLETIR NO CLIMA E NA TEMPERATURA AMBIENTAL DE NOSSA NAVE PLANETÁRIA ENCARREGADA DE NOS CONDUZIR PELO ESPAÇO SIDERAL INFINITO ATÉ QUE SEJAMOS JULGADOS POR NOSSOS ATOS AÇÕES E PALAVRAS. NA FRONTEIRA SIDERAL DO ESPAÇO TEMPO INFINITO, DESDE A CRIAÇÃO QUE POSSIBILITA A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, NOS ESPERA O MOMENTO TÃO ANUNCIADO POR PROFETAS E OUTROS SÁBIOS QUE OUVIRAM E REGISTRARAM AS RECOMENDAÇÕES TRANSFORMADAS EM LEIS PERENES PELO CRIADOR DO UNIVERSO SIDERAL EM EXPANSÃO. SEGUINDO AS REGRAS DO BOM VIVER TERMINAREMOS POR ENCONTRAR O MOMENTO DA RENOVAÇÃO DA MATÉRIA QUE ABRIGA O ESPÍRITO SANTO QUE NOS FOI CONCEDIDO POR DEUS. ANTES DA PUNIÇÃO INDESCRITÍVEL MUITAS E MUITAS OPORTUNIDADES AINDA NOS SERÃO OFERECIDAS NA TENTATIVA DE QUE ENCONTREMOS A VERDADEIRA RAZÃO DA VIDA, QUE É O AMOR QUE TUDO RENOVA. CASO CONTRÁRIO HAVERÁ UM NOVO BIG BANG QUE ATINGIRÁ TODA A MALDADE QUE PROVOCAMOS INCINERANDO-Á PARA UMA NOVA TENTATIVA DE RENASCIMENTO MAIS PROVEITOSO E ABENÇOADO PELO GRANDE CRIADOR DO UNIVERSO, O NOSSO DEUS. UMA HECATOMBE UNIVERSAL REGENERADORA NO ESPAÇO SIDERAL, DE TÃO ESPETACULAR IRÁ ENSINERAR ATÉ A ENERGIA QUE FORMATA OS ESPÍRITOS QUE HABITAM O NOSSO TEMPLO DE VIDA. OU SEJA, NOSSOS CORPOS MATERIAIS, CONSUMIDOS POR ESPETACULAR CALOR QUE SOFRERÁ A PRIMEIRA MORTE E OS ESPÍRITOS ANTERIORMENTE SANTOS, SE CONSUMIRÃO NA ENERGIA DE UMA NOVA EXPLOSÃO REGENERADORA DE TUDO QUE HÁ NA EXPANSÃO DA MASSA ESCURA SIDERAL. ASSIM RECEBEREMOS A PLENA JUSTIÇA DE DEUS ANTERIORMENTE ANUNCIADA NO TEXTO SAGRADO SOB A INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. PORTANTO, AME TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO E, TERÁS A VIDA ETERNA E O AMOR DE DEUS. APRENDAM QUE NEM SEMPRE É SUFICIENTE SER PERDOADO PELOS OUTROS. MAS, QUE O MAIS IMPORTANTE É ARREPENDEREM-SE E PERDOAREM-SE A SI PRÓPRIOS. E, .. APRENDAM QUE EU ESTOU AQUI SEMPRE... SEMPRE. BASTA QUE ME PROCUREM JÁ QUE SOU O PAI DE VOSSAS ALMAS OU ESPÍRITOS, COM PREFERIREM. ENTENDI QUE DEUS ENCERRAVA A ENTREVISTA, MAS, MESMO ASSIM, LHE PERGUNTEI: ‘E EU COMO CHAMO O SENHOR MEU DEUS?’ A RESPOSTA VEIO COMO DE ALGUÉM QUE SE RETIRAVA RAPIDAMENTE, E AINDA ECOA EM MINHAS LEMBRANÇAS: “O MEU NOME, MEU FILHO, É JESUS.”

(EXTRAÍDO das PÁGINAS de "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM

CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS BRITO)

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 04/10/2018

Código do texto: T6467861

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 04/10/2018
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T6467861
Classificação de conteúdo: seguro