Deveria Ser Proibido

Nos anos 1960 proibir era uma coisa muito comum, corriqueira até. Proibia-se o beijo em público porque era imoral; proibiam-se letras de músicas porque atentavam contra a "segurança nacional". Proibiam-se livros pelos mesmos motivos; Proibia-se apresentação de peças de Shakespeare porque ele seria um subversivo da Europa.

Ainda hoje, quando nos deparamos com coisas indesejáveis, nos escapa um: "Deveriam proibir".

Contudo, as coisas que são burras demais, não deveriam aparecer como verdades porque conspurcam nossa juventude tão ávida(?) por aprender. Refiro-me a filmes que ostentam "Baseado em Fatos Reais", para atrair mais assistência. Ora para basear um escrito em fatos reais, basta pegar várias histórias verídicas e fazer uma adaptação de uma para outra. Os fatos orginais foram reais, e a história?

Com excessão de ficção científica, Harry Potter, todos os demais romances podem ser "baseados em fatos reais". Difícil é escrever uma história baseada num único fato real, sem se desviar.

Apesar de tudo, é tão bom escrever e deixar que a imaginação leve a um mundo que se torna real para quem escreve e será real para quem lê, sem que tenhamos de usar chamariscos falsos.

Luiz Lauschner

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 10/09/2007
Código do texto: T647003
Classificação de conteúdo: seguro