Heranças Malévolas

Heranças Malévolas

A ditadura militar foi um período desastroso para o Brasil, em que prevalecia o autoritarismo e a imposição por parte dos militares que detinham o poder.

Pode-se dizer que nesse período não havia a democracia, pois, o povo não exercia qualquer influência para eleger os seus dirigentes e não havia representação do povo no Congresso Nacional. Além disso, a falta de liberdade de expressão e a violação dos direitos humanos foram formas de repressão impostas nesse período, bem como a tortura e a violência atribuídas àqueles que demonstravam em público serem contrários ao governo.

A falta de impunidade aos políticos e militares responsáveis pela violência e morte aos inocentes no período da ditadura, se estendeu aos dias atuais, não apenas pela proteção dada aos verdadeiros responsáveis pelas injustiças sociais, como os políticos, mas também pela cultura impregnada do autoritarismo e descaso com o ser humano, por meio da violência e tortura pelos policiais despreparados que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais.

Outra herança à sociedade é o desemprego em massa, provocado por descontrole na economia; alta dos impostos; alta inflação; monopólio de multinacionais instaladas no país e as desigualdades sociais que tem como origem no período militar com o aumento da inflação causado pelos empréstimos do governo ao exterior e a crise do petróleo em 1973, causando estagnação na economia e desemprego supracitado.

O mercado internacional, com a entrada das multinacionais no país, “encontrou” um “país órfão” de controle de mercado, ou seja, não havia controle na economia e nem defesa dos direitos do consumidor, assim houve um aumento descontrolado dos preços dos produtos ao consumidor, desestabilizando à economia, consequentemente a população.

As sequelas deixadas pela ditadura militar, só serão sanadas com uma revolução à ordem econômica do país; políticas públicas eficientes para a obtenção de um resultado satisfatório; planejamento no governo de políticos preparados com formação específica nas áreas determinadas; educação; reformas: agrária e tributária; organização estrutural e principalmente combate e extinção da corrupção para que os recursos públicos possam ser aplicados corretamente e cheguem aos seus destinos de forma integral.

Valdenize Oliveira
Enviado por Valdenize Oliveira em 21/10/2018
Código do texto: T6481884
Classificação de conteúdo: seguro