A Redução da Idade Penal

Mudança de leis só no papel é perda de tempo. A transformação que o povo brasileiro almeja é na mentalidade e forma de agir de nossos representantes. Sabe-se que são eles, na maioria, quem promovem a insegurança na sociedade.

A prática da corrupção em todos os poderes da República é uma grande forma de mau exemplo. Isso é comum em todos os setores da administração pública.

A criminalidade que cresce assustadoramente no país, acredita-se que é praticada como uma forma de protesto ou revide de parte do povo que desse modo demonstra sua insatisfação.

Sabe-se que combater injustiça com violência e vandalismo, é promover a baderna.

Mudar a Constituição para aumentar mais as vagas nos presídios é sem dúvida alguma o resultado da Redução da Idade Penal. Antecipar o ingresso de pessoas menores de dezesseis anos a um presídio comum, com tantos outros assassinos, talvez não seja a medida correta; assim pensa parte da sociedade que é desfavorável a essa mudança. Alega-se também que a adolescência é uma fase de transição física e psicológica da pessoa humana, e devem ser levadas em consideração as possibilidades de regeneração e mudanças do comportamento após esse período.

Há outra parcela da população que entende que deixar impune um crime praticado por um adolescente contra qualquer pessoa é permitir que a credibilidade da justiça seja questionada e também a sua eficácia, visto que o voto do menor de dezesseis anos é permitido. Se esse eleitor é considerado apto para opinar pela administração do país, ele também pode responder criminalmente pelos seus atos.

Em meio a tantas discussões sobre os acertos e deslises no cumprimento das leis, existe um consenso que admite que a regeneração da conduta humana é possível desde que os métodos usados para isso sejam executados de forma humana, lembrando que a prevenção deve ser o primeiro passo para impedir as ocorrências dos delitos. Um dos meios de evitar que ocorra a infração, é a prática de reconhecimento e valorização das ações positivas do indivíduo. A educação é o mais eficiente dos métodos para exercer a cidadania com dignidade e qualidade de vida.

Acreditamos que à medida que os direitos do povo forem respeitados e reconhecidos, haverá mudanças significativas, principalmente quando os investimentos do país forem aplicados de forma justa. É necessário que os projetos em educação tenham maior relevância do que os gastos na construção de presídio. Só assim, haverá estabilidade na vida de todos nós.

Conforme o que foi relatado, esperamos que o bom senso dos dirigentes de nosso povo encontre um equilíbrio e que haja mudanças positivas para o maior aprimoramento da nossa querida Nação, que acredita na capacidade de sua gente para construir uma sociedade mais humana.

Amábilis Rodrigues
Enviado por Amábilis Rodrigues em 24/10/2018
Código do texto: T6485223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.