Fragmento de narrativa - IV

– Eu, como chefe da turma [Henrique, o mais velho], não quero que se fale em fome e cansaço; vamos trabalhar para conseguir sair deste lugar.

(DUPRÉ, Maria José. A mina de ouro. Ilustr. Adelfo M. Suzuki. 13. ed. São Paulo: Ática, 2000, p.19).

MODELO: Eufórico. Neste modelo as histórias privilegiam os valores da existência doméstica. O modelo eufórico expressa uma visão adulto-cêntrica no texto infantil e uma assimetria criança/adulto bastante acentuada. Neste tipo de texto, as personagens adultas, que são frequentemente os progenitores, detêm todo o poder e a razão, assim há negação da experiência exterior, em que as personagens infantis saem do universo familiar, buscando a experiência do mundo, e geralmente dão-se mal, voltando para o lar, arrependidas de sua atitude. Fica evidente para o leitor, nesse tipo de narrativa, que o mundo caseiro é superior na sua tranquilidade.

Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 02/11/2018
Reeditado em 04/11/2018
Código do texto: T6492774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.