– Que Platão?
– Um grande filósofo que ainda está no calcanhar da avó e irá nascer justamente no ano da sua morte, Senhor Péricles, em 429 a.C. [afirmou D. Benta]. Esse filósofo sonhou uma forma de governo adiantada demais para criaturas tão imperfeitas como os homens, mas mesmo assim os modernos do meu tempo tentam pô-la em prática. Outros povos experimentam uma coisa chamada “totalitarismo”, em que o Estado é tudo e nós, as pessoas, menos que moscas. Neste regime o indivíduo não passa de grão de areia do Estado.
(MONTEIRO LOBATO, José B. O Minotauro. In: ____. Monteiro Lobato – Obras Completas: em 8 vol. São Paulo: Brasiliense, [197-?], p.396).

MODELO: Emancipatório: Neste modelo recusa-se a intermediação do adulto na relação com a realidade, as personagens infantis se libertam espaço familiar experimentando novos contextos, partem para a ação, em busca da solução dos problemas. Este texto tem um tratamento largo, não circunscrito no âmbito da faixa etária da criança, sendo assim, de uma significação ampla é válido também para o público adulto.

 
Referência da foto: https://www.google.com.br/search?q=o+minotauro+monteiro+lobato&rlz=1C1VASI_enBR514BR514&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjbwtHdr7beAhWCkZAKHRj5BKwQ_AUIDigB&biw=1024&bih=608#imgrc=2HNTW-e9kmP_9M:
Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 02/11/2018
Código do texto: T6492783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.