Inteligências Extraordinárias

O surgimento de "Inteligências Extraordinárias" entre os seres humanos acho que também não é cíclico... Mas, sempre aparecem... Certo é que existe um esforço muito grande para se produzir bons pensadores, mas nem sempre inteligentes.

Isso não reduz a velocidade do avanço da humanidade. Nos últimos tempos parece haver enorme carência disso que chamo de "Inteligência Extraordinária". Ou seria isso apenas um reflexo de minha humildade e singeleza, entremeada à uma enorme vontade de saber, conhecer e ter certeza de que nada ainda tem de saber, como uma pessoa comum, mas nem por isso isenta da capacidade de pensar. Pensar simples, mas com capacidade de fazê-lo, ao menos de forma uma pouco coordenada e embasada no que esteve ao seu alcance e possibilidade ao longo da vida.

O grande esforço das escolas parece não suprir mais com eficiência sua missão de ensinar "a pensar". Seria já reflexo dessa falta de talentos? Ou é a falta de incentivo que inibe os bons de se dedicarem à tão depauperada escola: de estrutura física, de recursos, de um corpo docente qualificado, bem remunerado, entusiasmado... E, uma leva de discentes dispostos à aprender...

As Inteligências Extraordinárias, parecem-me não terem a disposição de se exporem, daí porque não estão na mídia, não são candidatos à cargos eletivos, não são encontrados na Televisão...E, pior, nem nas universidades mais os encontramos.

Uma pena, quando elas se inibem, dão lugar à mediocridade. Esta sim presente em todos os cantos e, pior, julgando-se, sem nenhuma modéstia, possuidora da sabedoria, julgando a tudo e a todos, buscando impor-se e achando nichos desprevenidos na sociedade, instalando-se e buscando todos os meios de aí se preservar e se manter, a qualquer custo e de qualquer forma, alimentada por mais mediocridade dos que o cercam.

Acho também, que passou da hora de surgirem, novamente, não de tempos em tempos, como observamos ao longo da história da humanidade, mas, aos borbotões, eis que a população hoje é muito maior, extremamente carente da luz desses seres iluminados: as "Inteligências Extraordinárias".

Bom Domingo!

(MAP 11/11/2018)

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 11/11/2018
Código do texto: T6500148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.