Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A nova alienação (ENEM 2018)

TEMA ENEM 2018:Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
_____________________
Rascunho da redação
_____________________
A contemporaneidade vislumbra ambições que gerações não puderam experimentar: inteligência artificial.
Diante da cristalização da "era virtual", os algoritmos ditam as regras. O ser humano encontra-se passível dos conteúdos irresistíveis que são apresentados conforme um traço de suas afinidades, por exemplo, ao ver um vídeo de algum músico na internet, muito do perfil do usuário é registrado, como o estilo musical, o artista filtrado, etc. Dessa forma, sugestões correlatas se tornam tentadoras à quem acessa esse espaço, repelindo sua autonomia de forma invasiva.
Ademais, muitos membros não percebem que as escolhas que são oferecidas podem moldar seu comportamento. Isso, conforme as ideias de Karl Marx, é uma manifestação iminente de alienação e implica em não percepção da realidade. Para que esse estado alienado seja interrompido, a via do esclarecimento é relevante.
Desse modo, em virtude dos fatos supracitados, torna-se importante que o indivíduo tenha acesso à meios que tragam o esclarecimento dos perigos que o desconhecimento do funcionamento dos algoritmos pode lhe causar. Recorrendo às ideias de Kant em sua frase "O homem é aquilo que a educação faz dele", o Estado deve intervir por meio do Ministério da Educação para oferecer meios materiais (cartazes, divulgação nas redes sociais, etc), para que haja relexão sobre os riscos da manipulação comportamental que essa forma de inteligência artificial possa causar. Dessa forma, estima-se que a curto prazo a população reflita e debata esse tema, para que essa tecnologia seja utilizada com responsabilidade e autonomia.
Alexandre Alves Porfirio Vieira
Enviado por Alexandre Alves Porfirio Vieira em 19/12/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6531071
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alexandre Alves Porfirio Vieira
Santo André - São Paulo - Brasil, 28 anos
57 textos (2322 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/11/19 10:27)
Alexandre Alves Porfirio Vieira