"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS =

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS =

"SEI QUE VOCÊ SE RECORDA DESTE DETALHE TÃO ÍNTIMO DE NÓS DOIS": LHE AFIRMEI COM CERTEZA QUE NENHUMA MALDIÇÃO PODERIA SER MAIOR E MAIS FORTE QUE O NOSSO AMOS UM PELO OUTRO.

VAMOS CONTRARIAR A CIGANA E, TRAZER NOVAS VIDAS PARA ESTE NOSSO MUNDO, COMO HERDEIROS DE NOSSA UNIÃO PELA ETERNIDADE DE DEUS NO UNIVERSO. EU, GÉSNER LAS CASAS, TE PROMETI, C. R. F., E AÍ ESTÃO ELES: GÉSNER de BRITO FILHO; LETÍCIA LAS CASAS e RAFAEL LAS CASAS. E AGORA, JÁ TEMOS A JÚLIA MATEO LAS CASAS, NOSSA NETINHA QUERIDA E MUITO AMADA.

ASSIM SE CUMPRE A PROMESSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS DE QUE SEREMOS ETERNO NO UNIVERSO INFINITO SIDERAL.

{PARABÉNS E FELICIDADES MIL NAS COMEMORAÇÕES E FESTAS DE FIM DE ANO CARO FILHO/ AMIGO GÉSNER de CARVALHO LAS CASAS e MINHA NETA JENIFFER da SILVA LAS CASAS.}

ENQUANTO VIDA HOUVER A HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS SERÁ NARRADA E OS TEXTOS GUARDADOS NOS REGISTROS AKÁXIKOS DO TEMPO-ESPAÇO DO UNIVERSO SIDERAL INFINITO. A NARRATIVA PROSSEGUIRÁ ETERNAMENTE EM UM MUNDO DE FELICIDADE E INTENSA ALEGRIA.

@x@x@x@x@

{PARABÉNS E FELICIDADES MIL NO NATAL E, NO ANO NOVO} ENQUANTO VIDA HOUVER A HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS SERÁ NARRADA E OS TEXTOS GUARDADOS NOS REGISTROS AKÁXIKOS DO TEMPO-ESPAÇO DO UNIVERSO SIDERAL INFINITO. A NARRATIVA PROSSEGUIRÁ ETERNAMENTE EM UM MUNDO DE FELICIDADE E INTENSA ALEGRIA. "MOMENTOS DE REFLEXÃO e DE AVALIAÇÕES DE NOSSAS AÇÕES QUE NOS AFETARAM e INTERFERIRAM NAS MANIFESTAÇÕES HUMANAS EM QUE ALCANÇAMOS" = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS = "ALÉM DE RECORDAR EM DETALHES, NÃO MUITO ESCLARECEDORES, O MOMENTO DE MINHA CHEGADA À TERRA EM MARÍLIA NO INTERIOR PAULISTA, PELO AMOR DE MINHA MÃEZINHA DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, de MEU PAI SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO e PELAS MÃOS HABILIDOSAS DA PARTEIRA DONA TEKLA, POSSO NUM ESFORÇO DE MEDITAÇÃO RELEMBRAR CADA INSTANTE VIVIDO AQUI ENTRE OS HUMANOS NATURALMENTE BONDOSOS E, OUTROS PORTADORES DE UMA PERVERSIDADE SEM IGUAL NO REINO ANIMAL RACIONAL"

"SINTO MUITA SAUDADE DE MINHA INFÂNCIA" AS FRUTAS FRESCAS DOS POMARES DA CASA DE MEU AVÔ EM ÁREA URBANA DE DOIS CÓRREGOS E DO SÍTIO JUNTO A REPRESA E, DA USINA ELÉTRICA NA REGIÃO RURAL DE DOIS CÓRREGOS, E DOS POMARES DOS VIZINHOS COMO OS DO FRANCISCO MAZZIEIRO, OS MAGALHÃES E OUTROS QUE NÃO DEVO LEMBRAR SEUS NOMES ERAM UMA TENTAÇÃO IRRESISTÍVEL E MUITO SABOROSA; AS FRUTAS CRISTALIZADAS; AS FRUTAS EM CONSERVA QUE MEU PAI TRAZIA EM OPORTUNIDADES DOS MESES DE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO; AS FRUTAS SALGADAS E AS FRUTAS TORRADAS ACOMPANHAVAM OS BOLOS, AS TORTAS, OS ASSADOS; O ARROZ DE FORNO, O PANETONE E, OS DOCES CASEIROS PREPARADOS PELA VOVÓ FRANCISCA, COM AJUDA DA DONA DEOLINDA, E AS INTERVENÇÕES DAS TIAS EDNA; TIA LEONTINA; TIA HILDA; TIA GUIOMAR E, DE MINHA AMADA E, QUERIDA MÃEZINHA DONA ARACY CAMARGO BELIZÁRIO, QUE PASSOU A SE CHAMAR ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS BRITO EM 1940." DIZ UMA ANTIGA FRASE DA FILOSOFIA POPULAR, QUE RECORDAR, É SOFRER DUAS VEZES. NO ENTANTO, ESTAS RECORDAÇÕES, APENAS ME REMONTAM A INSTANTES INESQUECÍVEIS DE UMA INFÂNCIA DE AFAGOS MATERNOS COM CARINHO FAMILIAR E DOCES PALAVRAS DE SENHORAS GENTIS, SENHORES EDUCADOS QUE USAVAM AS PALAVRAS COM O CUIDADO DE QUEM TRANSPORTA CRISTAIS E LOUÇAS FINAS, ALÉM DE SEREM PESSOAS RESPEITÁVEIS E INTEIRAMENTE CONFIÁVEIS. A FRANQUEZA NEM SEMPRE ERA VISTA COM BONS OLHOS, JÁ QUE A FRANQUEZA RUDE É FALTA DE EDUCAÇÃO. SER FRANCO COM PONDERAÇÃO ERA ACEITÁVEL SE MANIFESTADA COM VERDADES. A MENTIRA JAMAIS ERA ACEITA ENTRE NÓS E O MENTIROSO SEMPRE ERA RIDICULARIZADO PERANTE OS DEMAIS. NINGUÉM PROTESTAVA POR TER SIDO ESQUECIDO POR NÃO SER PRESENTEADO NAS FESTAS DE FIM DE ANO. E ERA EXPRESSAMENTE PROIBIDO PEDIR PRESENTES. O LEMA ERA PRESENTE É OFERECIDO POR QUEM PODE E DESEJA OFERTÁ-LO. HOJE PENSO DE MANEIRA DIVERSA DE ENTÃO. SE VOCÊ DESEJAR ME PRESENTEAR ME OFEREÇA UM PUNHADO DE FRUTAS NATALINAS. IREI AGRADECER MUITO E SABOREÁ-LAS GOSTOSAMENTE E COM SATISFAÇÃO INIGUALÁVEL.

"NÓS FOMOS FELIZES E SABÍAMOS DISTO" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS = "SINTO MUITA SAUDADE DE MINHA INFÂNCIA" AS FRUTAS FRESCAS; AS FRUTAS CRISTALIZADAS; AS FRUTAS EM CONSERVA; AS FRUTAS SALGADAS E AS FRUTAS TORRADAS, ACOMPANHAVAM OS BOLOS, AS TORTAS, OS ASSADOS; O ARROZ DE FORNO, O PANETONE E OS DOCES CASEIROS PREPARADOS PELA VOVÓ FRANCISCA, COM AJUDA DA DONA DEOLINDA, E AS INTERVENÇÕES DAS TIAS EDNA; TIA LEONTINA; TIA HILDA; TIA GUIOMAR E DE MINHA AMADA E QUERIDA MÃEZINHA DONA ARACY CAMARGO BELIZÁRIO, QUE PASSOU A SE CHAMAR LAS CASAS BRITO EM 1940." EM MINHA INFÂNCIA, OS SORRISOS EM MOMENTOS MÚLTIPLOS, ERAM INTERCALADOS COM REFLEXÕES DE PENSAMENTOS SONHADORES COM INSTANTES FUTUROS DE GRANDE SABEDORIA ESPIRITUAL POR NOS PREPARARMOS COM LONGAS HORAS DE ESTUDOS E APRENDIZADOS VARIADOS NAS ESCOLAS E COM PESSOAS SÁBIAS. ÀS VEZES AS LÁGRIMAS ASSOMAVAM NOSSAS FACES POR TRISTEZAS E TRAGÉDIAS FAMILIARES POR UMA PERDA DE UMA VIDA ENTRE AS MUITAS QUE COMPUNHAM OS KLÃS DOS BELIZÁRIO e, DOS LAS CASAS de BRITO. MAS, AS INEVITÁVEIS ORAÇÕES UM GRUPOS FAMILIARES REUNIDOS NA PARTIDA DO FALECIDO, IMPEDIAM O PROLONGAMENTO DO SOFRIMENTO POR UM LUTO DESGASTANTE.

AS FRUSTRAÇÕES POR DESENTENDIMENTOS ENTRE PESSOAS NOS ERAM POUPADAS, EMBORA SEMPRE VAZASSE ALGUMA COISA PARA AS CRIANÇAS POR ADULTOS PROBLEMÁTICOS E, ÀS VEZES EMBRIAGADOS. A DESCULPA DOS DEMAIS OUTROS PARENTES ERA A DE "ELE" ESTAVA BÊBADO E, NÃO SABIA O QUE DIZIA. EXPLICAÇÃO SIMPLES QUE A GENTE ACEITAVA, OU FINGIA ENTENDER. A GENTE QUERIA BRINCAR E VIVER A VIDA DESFRUTANDO O BANQUETE OFERECIDO PELA GRAÇA DE DEUS. NEM SEMPRE A VIDA FOI UM MAR DE ROSAS E DE MESAS FARTAS. ÀS VEZES A GENTE PASSAVA FOME COMO ALGUÉM MORRENDO DE SEDE NO DESERTO E COM ÁGUA NO JOELHO. MAS, A HISTÓRIA DE ESTUDAR E TRABALHAR COM AFINCO, DEU MUITO CERTO, PELO MENOS ATÉ AGORA. HOJE, ANTEVÉSPERA DA VÉSPERA DE NATAL, AO RASPAR MINHA BARBA, RECONHECI EM MEUS TRAÇOS A SEMELHANÇA COM MEU PAI SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO, O TANGO ALFAIATE. É ASSIM MESMO, ESTOU CADA VEZ MAIS ME PARECENDO COM MEU PAI COM TRAÇOS MARCANTES DA PERSONALIDADE E SENTIMENTOS DE MEUS PAIS, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO E DE ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, DE QUEM SINTO IMENSA SAUDADE.

SE ALGUÉM NESTE NATAL E FIM DE ANO DESEJAR ME PRESENTEAR, ME OFEREÇA UM PUNHADO DE FRUTAS OLEAGINOSAS NATALINAS. IREI AGRADECER MUITO E SABOREÁ-LAS GOSTOSAMENTE E COM SATISFAÇÃO INIGUALÁVEL. GUTO JÚNIOR, UMA DAS COISAS BOAS DESTA VIDA NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, EM SÃO PAULO, É SER AMIGO DE TEU PAI CÍCERO AUGUSTO, UM EXPERIMENTADO COMUNICADOR QUE SABE VALORIZAR E RESPEITAR OS COMPANHEIROS DE TRABALHO REMUNERANDO CONDIGNAMENTE NOSSO TRABALHO DEDICADO DE REDAÇÃO CRIATIVA ASSOCIADA AO DE LOCUÇÃO NARRATIVA. OS PARABÉNS SERÃO PARA MIM MESMO POR TÊ-LOS COMO AMIGOS E, COLEGAS DE TRABALHO. TRABALHO QUE, APRECIO MUITÍSSIMO EM EXECUTAR DIARIAMENTE NAS ONDAS DO RÁDIO. AINDA LEMBRO-ME DE OUTRO AMIGO/COLEGA-IRMÃO NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS,

MÁRIO Perez, AMIGO/IRMÃO E, COLEGA DE TRABALHO, MEMBRO DA FAMÍLIA QUE ESCOLHI PARA DIVIDIR A VIDA E, ENVELHECER SOB NOSSAS VISTAS ATENTAS DE RADIALISTAS E JORNALISTAS QUE SOMOS, OU NOS TORNAMOS, JAMAIS ESQUECEREI TUAS PALAVRAS QUANDO NOS CONHECEMOS PESSOALMENTE. VOCÊ DISSE-ME QUE JÁ ME ACOMPANHAVA NO RÁDIO PROFISSIONAL E, COM GRANDE RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR MINHA ATIVIDADE E DEDICAÇÃO ÀS COMUNICAÇÕES SOCIAIS. TUAS PALAVRAS CARINHOSAS FORAM GUARDADAS EM MINHA MEMÓRIA PERENE E AINDA ESTÃO EM MEU CORAÇÃO ACARICIANDO MEU EGO INTERIOR. PARABÉNS E FELICIDADES MIL À VOCÊ E TUA AMADA FAMÍLIA IRMÃO RADIALISTA.

AO ME TORNAR UM VERDADEIRO JORNALISTA, JÁ PRATICANDO O MISTER DA COMUNICAÇÃO NA RÁDIO BANDEIRANTES AM-840=HERTZ, JUREI SEMPRE DIZER A VERDADE EM TODAS AS OPORTUNIDADES QUE ME FOSSEM OFERECIDAS. DOA A QUEM DOER, CUSTE O QUE CUSTAR, SEMPRE PRATICAREI A VERDADE COMO MEU TEMA MAIOR. PORTANTO, SOB MINHA VISÃO, SE VOCÊ NÃO QUISER VIRAR NOTÍCIA, NÃO DEIXE O FATO ACONTECER. E ASSIM, A HISTÓRIA DE MINHA BREVE EXISTÊNCIA SOBRE A TERRA E AS PESSOAS ENVOLVIDAS EM MINHA HISTÓRIA SERÃO RELATADAS COM DETALHES VERDADEIROS. SEI QUE A VERDADE PODE NOS MACHUCAR E FAZER DOER A CONSCIÊNCIA. NO ENTANTO, A MENTIRA PODE DESTRUIR E ATÉ NOS LEVAR A MORTE DO CORPO E DA ALMA!

GÉSNER LAS CASAS BRITO GÉSNER LAS CASAS

HOJE, REVENDO O TEXTO DE MEU LIVRO FUI TOMADO POR GRANDE NOSTALGIA!

... , ALÉM DO QUE ESTUDEI MUITO. E AINDA ME EMPENHEI NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS E PEQUENOS CONTRATOS DE TRABALHO COM VIZINHOS E CONHE...CIDOS, DEDICANDO MUITA ATENÇÃO, CARINHO, PONTUALIDADE NOS HORÁRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS E CONSTÂNCIA PERMANENTE EM TODAS AS ATIVIDADES. NÃO HOUVE UM SÓ TRABALHO QUE EU NÃO TENTASSE REALIZAR COM CARINHO E DEDICAÇÃO, JÁ QUE ENTENDO QUE NASCI COM TODAS AS HABILIDADES PELOS DONS DE DEUS E PODEREI EXECUTÁ-LAS COM ALGUM EXERCÍCIO. DESDE AQUELE TEMPO,... VEJA MAIS AOS MEUS SEIS ANOS DE IDADE, TUDO O QUE AMEALHEI TRANSFORMEI EM CONFORTO, ALIMENTAÇÃO, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO À MINHA FAMÍLIA. DEVO DECLARAR QUE OFERECI TODO O RESULTADO DE MEU TRABALHO À MINHA QUERIDA FAMÍLIA: MEUS PAIS; IRMÃOS; FILHOS E FILHAS, ALÉM DE MINHAS EX-ESPOSAS E, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, ALGUNS AGREGADOS COMO CUNHADOS, SOGROS E SOBRINHOS. POSSO NÃO LHES TER OFERECIDO TUDO O QUE MERECIAM, MAS, LHES DEI TUDO O QUE OBTIVE DE MEU TRABALHO, PRIORIZANDO EM TODAS AS OPORTUNIDADES O AMOR FRATERNO ENTRE NÓS, SEM JAMAIS TENTAR SUBJUGAR QUALQUER PESSOA. MINHA MÃE DONA ARACY, ME ENSINOU TUDO DO “VELHO E DO NOVO TESTAMENTO” E PRINCIPALMENTE SOBRE A VIDA MILAGROSA, DEDICAÇÃO E PERSEGUIÇÕES QUE SOFREU JESUS DE NAZARETH, O CHRISTO JESUS, DE QUEM ME TORNEI SEGUIDOR ETERNO. CONFEÇO QUE CHOREI MUITO COM AS PERVERSIDADES PRATICADAS CONTRA O INOCENTE JESUS, JÁ QUE FOI ACUSADO DE TENTAR SALVAR NOSSAS ALMAS, AMAR O NOSSO SEMELHANTE E A AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS. E POR ISSO FOI JULGADO, CONDENADO, TORTURADO E MORTO CRUELMENTE PELO PODER VIGENTE SOB A COMPLACÊNCIA DA POPULAÇÃO LOCAL. CHOREI SENTIDAMENTE AO CONHECER A VIDA DE JESUS CRISO COM PERSEGUIÇÕES PERVERSAS AO NAZARENO, PRATICADAS POR FARIZEUS JUDEUS E ROMANOS PELOS MILAGRES QUE REALIZOU EM FAVOR DOS HUMILDES, E PRINCIPALMENTE POR PREGAR A VERDADE QUE LIBERTA, E ACABOU LHE CAUSANDO ENORME SOFRIMENTO, TORTURA E HUMILHAÇÃO NO CÁRCERE, ALÉM DE MORTE CRUEL POR CRICIFICAÇÃO. JESUS CRHISTO: ENTENDI QUE ESSE NOME TEM PODER TANTO QUANTO O SANGUE QUE DERRAMOU NA CRUZ POR NÓS. E SUAS PALAVRAS AINDA ECOAM EM MINHA MENTE: “CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOZ LIBERTARÁ”. ISSO TUDO MUDOU A MINHA HISTÓRIA DE VIDA, E DE MINHA AMADA FAMÍLIA, ACOSTUMADA COM A VIDA DE EXTREMA POBREZA, VERDADEIRAMENTE UMA VIDA MISERÁVEL, NAS REGIÕES URBANAS DE CIDADES INTERIORANAS PAULISTAS, E DURANTE UM LONGO PERÍODO DE CERCA DE CINCO ANOS NA ZONA RURAL DE DOIS CÓRREGOS. O CONTATO DIRETO COM AS PESSOAS DO CAMPO, COM ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES, COM A MATA VIRGEM E AS ÁGUAS VERTENTES DO SOLO AOS NOSSOS PÉS NOS TRANSFORMOU EM ADMIRADORES DA NATUREZA E DE DEUS. A CONVIVÊNCIA COM A GENTE SIMPLES INTERIORANA NOS FEZ PESSOAS TÍMIDAS, CONTIDAS E TEMEDORAS DAS LEIS DE DEUS E RESPEITADORAS ÀS REAÇÕES HUMANAS. AO MUDÁRMOS PARA SÃO PAULO, DE MORADORES EM LOCAIS DESPREZÍVEIS NESTA PAULICÉIA DESVAIRADA E ENVOLTOS EM AMBIENTES COLETIVOS, FOMOS CONQUISTANDO MELHORES LOCALIZAÇÕES EM BAIRROS, VILAS OU JARDINS, COM RUAS E AVENIDAS COM CALÇAMENTO DE PARALELEPÍPEDOS, GUIAS E SARJETAS, SEM OS ESGOSTOS A CÉU ABERTO E AS CONSTANTES BRIGAS DE VIZINHOS NA DISPUTA POR ÁGUA, VARAIS, SANITÁRIOS E A DIVISÃO DE ESPAÇOS NOS QUINTAIS COLETIVOS. ANTES DISSO, NÃO SE PODIA TER ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COMO CÃES E GATOS, ALÉM DE NÃO PODERMOS CRIAR GALINHAS, UO TERMOS HORTAS DOMÉSTICAS, JÁ QUE ERAM SEMPRE COLHIDAS SORRATEIRAMENTE NO PERÍODO NOTURNO, SEM QUE NUNCA SOUBESSEMOS QUEM ERA O AUTOR DO FURTO FAMÉLICO. HOJE, MESMO SOFRENDO A DOR DA SOLIDÃO E DE ALGUMAS RESTRIÇÕES DE CONFORTO PASSOAL, RECONHEÇO QUE SOU MELHOR DO QUE PODERIA TER SIDO. ISTO POR TER PASSADO UNS TEMPOS SOB A ÉGIDE DE MEUS TIOS LEONEL TEIXEIRA E LEONTINA BELISÁRIO TEIXEIRA (A TIA LEONTA), CUNHADO E IRMÃ DE MINHA SAUDOSA MÃE ARACY. E POR AMAR INTENSAMENTE MEUS FAMILIARES E CRER VERDADEIRAMENTE EM DEUS, ISTO ME FAZ MUITO FELIZ NOS DIAS DE HOJE. TALVEZ HOJE, EU SOFRA UM POUCO MAIS QUE AS PESSOAS QUE ODEIAM TUDO E A TODOS INDISCRIMINADAMENTE E SE IRRITAM, VINGANDO-SE DAS PESSOAS QUE LHES CAUSARAM ESSAS MALDADES EM QUE FORAM VÍTIMAS EM SUAS EXISTÊNCIAS TERRENAS. MESMO ASSIM, SEI QUE ISTO ME FAZ MELHOR DIANTE DE DEUS E POSSO VIVER EM PAZ EM MINHA ABSURDA SOLIDÃO. EU, NÃO TENHO TUDO O QUE AMO, NO ENTANTO, AMO TUDO O QUE TIVE E TUDO O QUE TENHO E PUDE OFERECER AOS MEUS MAIS AMADOS PARENTES, ALÉM DO QUE OS AMO VERDADEIRAMENTE. APESAR DA INTENSA PROCURA POR UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA FAMÍLIA, QUE INCLUIA OS MEUS QUATRO IRMÃOS E MINHA MÃE, NÃO CONSEGUÍAMOS O SUFICIENTE PARA UMA BOA FORMAÇÃO ÓSSEA. ME RECORDO DAS HORAS DE INTENSO MEDO AO PERCORRER MATAS E TERRENOS DAS VISINHANÇAS, SUJEITO AOS PERIGOS NATURAIS. RECORDO-ME DE UMA MADRUGADA QUANDO AINDA UMA ENORME LUA CHEIA BRILHAVA NO CÉU DE DOIS CÓRREGOS, ONDE AO ME AGACHAR POR TER OUVIDO UM PISAR PESADO BEM PRÓXIMO DE MIM, AVISTEI UM HOMEM COM UMA ENORME ESPINGARDA DE DOIS CANOS, E COM UMA FACA NA CINTURA. ELE PARECIA UM GIGANTE COM BOTAS E COTURNO, CALÇA RANCHERA E UM CIGARRO DE PALHA PRESO AOS DENTES QUE BRILHAVAM AO REFLEXO DA LUA CHEIA. ATRAZ DELE VINHA UM “CÃO PASTOR ALEMÃO CAPA PRETA”, QUE FELIZMENTE ME CONHECIA E SÓ ABANOU A CALDA PARA MIM. NÃO DEMOROU MUITO PARA EU RECONHECER O SEU MAGALHÃES, QUE COLHEU ALGUNS OVOS E PEGOU COM SUA ENORME MÃO UM FRANGO E SAIU PIGARREANDO CHAMANDO O CÃO QUE SACUDIA A CALDA E INSISTIA EM LABER A MINHA CARA DE OLHOS ARREGALADOS. SEM PODER DIZER NADA EMPURREIO CACHORRO QUE ERA BEM MAIOR QUE EU E FUI PEGAR UMA OU DUAS GALINHAS ALEATORIAMENTE, POIS OS OVOS O SEU MAGALHÃES HAVIA CARREGADO CONSIGO. MINHAS INCURSÕES SEMPRE ERAM PELAS MANHÃS SOMBRIAS, AS VEZES SOB NEBLINA INTENSA OU SOB CHUVA MÉDIA, O QUE IMPEDIA AS OUTRAS PESSOAS DE SE AVENTURAREM POR ESSAS ÁREAS INOSPITAS. PELAS TRILHAS COBERTAS DE CAPIM RASTEIRO E AS BORDAS CERCADAS POR FLORESTAS ENTRELAÇADAS POR CIPÓS, ABRIGAVAM-SE RÉPTEIS, ARANHAS, ESCORPIÕNS, LACRAIAS E ATÉ ONÇAS, JAGUATIRICAS E OURÍÇOS. NOS QUINTAIS E GALINHEIROS DA VISINHANÇA O PERIGO ERAM OS MORADORES EM BUSCA DE OVOS ANTES DO AMANHECER. TODOS ESSES ANIMAIS SILVESTRES SE DISFARÇAVAM NO MEIO AMBIENTE. NO ENTANTO, BASTAVA NÃO TENTAR TOCÁ-LOS OU AMEAÇÁ-LOS QUE ME OBSERVAVAM NA DISTÂNCIA E SE RETIRAVAM SILENCIOSAMENTE. BASTARAM CERCA DE DOIS OU TRÊS ANOS DE MUITO ESTUDO, MUITO TRABALHO E ABSTINÊNCIA ALIMENTAR CRUEL, PARA ADVIR A DESCALSIFICAÇÃO ÓSSEA PARA UM JOVENZINHO EM IDADE DE CRESCIMENTO. ERA INEVITÁVEL QUE EU SOFRESSE UMA FRATURA TÃO GRAVE COMO AQUELA NA FARMÁCIA DENOMINADA DE “QUARTO CENTENÁRIO” DO SENHOR IZAC ZAYTZ, NA CASA VERDE. O INCIDENTE OCORRERA POR VOLTA DAS VINTE E UMA HORAS, E SÓ FUI RECEBER ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO NO DIA SEGUINTE, E POR VOLTA DA HORA DO ALMOÇO NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS. FORAM MOMENTOS TERRÍVEIS DE DOR E ABANDONO, COM TRAÇÃO DE CERCA DE VINTE QUILOS PUXANDO MINHA PERNA DIREITA, ATRAVESSADA NA ALTURA DO TORNOZELO POR UM PINO DE AÇO QUE SUSTINHA DOIS CORDÕES AO CONTRAPESO AOS PÉS DA CAMAHOSPITALAR. A CIRÚRGIA FOI EXECUTADA VINTE DIAS DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS EM COLOCAR ADEQUADAMENTE OS FRAGMENTOS ÓSSEOS DO “CÓLUM DO FÊMUR” EM SEUS DEVIDOS LUGARES. POR VOLTA DE DEZESSEIS HORAS DE UMA QUARTA-FEIRA A MINHA REFEIÇÃO DERRADEIRA FORA UMA CANJA. PELA MADRUGADA, MEU ESTÔMAGO PROTESTAVA PELA AUSÊNCIA DE ALIMENTOS, MAS DE NADA ADIANTOU TENTAR CONVENCER A ENFERMEIRA DE PLANTÃO ME OFERECER UMA XÍCARA DE CHÁ COM LEITE E OU COM CAFÉ COM LEITE, ALÉM DE UMAS BOLACHAS OU AS DELICIOSAS ROSQUINHAS DE LEITE. ÀS SEIS DA MANHÃ, A EQUIPE MÉDICA FEZ UMA INCURSÃO NA ENFERMARIA, ONDE EU ESTAVA COM OUTROS VINTE E UM JOVENS MASCULINOS ADOLESCENTES. TODOS FORAM AVALIADOS E O MÉDICOS CIRÚRGIÃO CHEFE DA ORTOPEDIA, DETERMINOU ALGUMAS ALTAS, PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS E A OPERAÇÃO CIRÚRGICA NA MINHA PERNA DIREITA, QUE IRIA DURAR CERCA DE DOZE A QUATORZE HORAS. O OSSO LESIONADO PELA QUEDA NA FARMÁCIA, FORA ESMAGADO PELO PESO DO MEU PRÓPRIO CORPO E SE PARTIRA EM SETE PEQUENOS PEDAÇOS, NUM ESPAÇO DE CERCA DE CINCO CENTIMETROS NO FÊMUR DESCALCIFICADO. AS TÉCNICAS CIRÚRGICAS NÃO PREVIAM AINDA, NOS IDOS DE 1.954, UMA RECONSTRUÇÃO ADEQUADA DO OSSO ESMIGALHADO. POR ISSO AINDA HOJE TENHO UM SUPORTE DE PLATINA E PINO DE SUSTENTAÇÃO DA PLACA SUPORTE PARA CORRIGIR E AJUDAR A “SOLDA NATURAL DO OSSO PARTIDO” E APARADO NAS DUAS ESTREMIDADES DE ONDE OS FRAGMENTOS FORAM RETIRADOS POR MEIO DE UMA LIMPASA CIRÚRGICA MUITO DELICADA E DEMORADA. NA MANHÃ SEGUINTE, AINDA COM O GOSTO AMARGO DA ENTUBAÇÃO NA BOCA, E TALVEZ PELO SABOR DE ALGUM MEDICAMENTO, FUI DESPERTANDO LENTAMENTE, EXATAMENTE NO INSTANTE EM QUE MINHA MÃE ME FEZ CHORAR SILENCIOSAMENTE E AGRADECER POR “ELA” ME AMAR TANTO. AS ATITUDES HUMANAS, QUASE SEMPRE ME EMOCIONARAM GRANDEMENTE, DEIXANDO MINHA FACE RUBRA E OS OLHOS LACRIMEJANTES. NO ENTANTO, QUANDO APÓS SER OPERADOPELO DOUTOR BATALHA NA CIRURGIA ORTOPÉDICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS EM SÃO PAULO, TESTEMUNHEI UMA DELICIOSA DECLARAÇÃO DE AMOR DE MINHA MÃE, DONA ARACY, POR MIM E SUA IMENSURÁVEL FÉ EM DEUS. O MEU CIRURGIÃO ORTOPÉDICO DO DR. BATALHA RECOMENDOU A MINHA MÃE QUE SE EMPENHASSE E ME FAZER ESTUDAR, JÁ QUE EU NÃO VOLTARIA A ANDAR OUTRA VEZ. ERA O DIA TREZE DE ABRIL DE 1.954, POR VOLTA DAS OITO E MEIA DA MANHÃ, E POR ENTRE AS PÁLPEBRAS ENTRE ABERTAS, E AINDA SONOLENTO PELO EFEITO ANESTÉSICO, VISLUMBREI O ROSTO ESTUPEFATO DE DONA ARACY, QUE SE QUEDOU DE JOELHOS ENTRE NÓS E ENCARANDO O CÉU AZUL POR UMA JANELA ABERTA, DECLAROU QUE DEUS NÃO PERMITIRIA QUE EU, SEU FILHO, SOFRESSE ESSA IMOBILIDADE QUE ELA NEGAVA EM NOME DE JESUS E DE SÃO JUDAS TADEU. O MÉDICO LHE DISSE QUE O QUE PODERIA SER FEITO PELA MEDICINA JÁ FORA REALIZADO DURANTE ASA DOZE HORAS DE CIRURGIA ORTOPÉDICA. PARA SURPRESA DE TODOS, INCLUSIVE DO CORPO CLÍNICO E MINHA TAMBÉM, DONA ARACY, AINDA COM OS JOELHOS NO PISO DE MÁRNORE POLIDA DO SEGUNDO ANDAR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS, NA AVENIDA DR. ENÉIAS DE CARVALHO AGUIAR, CLAMOU AO DEUS DE SUA FÉ QUE REGENERASSE MINHA SAÚDE E ABENÇOASSE A AÇÃO DO CIRURGIÃO MÉDICO. MINHAS LÁGRIMAS SILENCIOSAS ENCHARCARAM O MEU TRAVESSEIRO E NEM FORAM NOTADAS, ENQUANTO TODOS ALI PRESENTES SE DESFAZIAM EM LÁGRIMAS PROFUSAS. ADMITO QUE AGARREI COM AS DUAS MÃOS A PROFECIA DE MINHA MÃE E ACEITAVA O DESÍGNIO DE DEUS SOBRE MINHA HUMILDE EXISTÊNCIA HUMANA TERRENA. = TRÊS LONGOS ANOS DEPOIS DESSE DIA 13 DE ABRIL DE 1.954, EU VOLTEI A CAMINHAR POR MINHAS PRÓPRIAS PERNAS, QUASE PERFEITAMENTE.=//= BENDITA SEJA A DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, MINHA AMADA MÃE QUE ME ORIENTOU DE MANEIRA A AMAR A DEUS, AO MEU PAI ALCOOLISTA, MEUS SEMELHANTES, E QUE ME INDICOU O CAMINHO DA FÉ EM DEUS E DA SUA PLENA BONDADE E ETERNO AMOR POR NÓS. QUE SUA ABENÇOADA ALMA, MINHA SAUDOSA MÃE ARACY, HABITE NO SEIO DO SENHOR DEUS AO LADO DE JESUS CRISTO! É POR SEUS ENSINAMENTOS QUE APRENDI A AMAR, RESPEITAR E CRER EM DEUS, MESMO NÃO TENDO A LEMBRANÇA DE TÊ-LO AVISTADO EM ALGUMA OPORTUNIDADE, EMBORA SINTA SUA PRESENÇA DIVINA EM CADA INSTANTE DESTA EXISTÊNCIA TERRENA E PASSAGEIRA. EM OUTRAS PALAVRAS, EU NUNCA PRECISEI VER E TOCAR O NOSSO DEUS PARA TER ESSA FÉ INABALÁVEL E O AMOR QUE SINTO POR “ELE”, PELOS NOSSOS SEMELHANTES E PRINCIPALMENTE PELOS AUTORES MATERIAIS DE MINHA VIDA, OU SEJA, MEU PAI SEBASTIÃO E MINHA MÃE ARACY. APRENDI COM MINHA MÃE QUERIDA, A DONA ARACY, QUE NÓS NÃO NECESSITAMOS VER E OUVIR AO NOSSO DEUS, AO NOSSO PAI MATERIAL E OS DEMAIS SERES EXISTENTES PARA ACREDITÁRMOS EM SUA EXISTÊNCIA, AMÁ-LOS E TER FÉ EM SEU PODER DE AÇÃO EM NOSSAS VIDAS. LENTA E PAULATINAMENTE, NAQUELE TEMPO DE GRANDE AMARGURA E RESTRIÇÕES DE AFETO FAMILIAR, DE CONFORTO, DE ALIMENTAÇÃO ADEQUEDA E DE POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS EXTERNAS, A NÃO SER A VINDA DE DONA ARACY, NOSSA HISTÓRIA DE VIDA FOI MUDANDO PARA MELHOR AO SENTÍRMOS A PRESENÇA DE DEUS E, PELO ESFORÇO PRÓPRIO DE CADA UM DE CADA UM DE NÓS. O CONFORTO ERA EVIDENTE, A ALIMENTAÇÃO MELHOROU E NOSSA MESA PASSOU A SER FARTA E PODIÁMOS TER ROUPAS MELHORES PARA O CONVÍVIO DIÁRIO EM CASA, NA ESCOLA E ATÉ PARA PASSEIOS, QUE PASSARAM A ACONTECER. NAS IGREJAS PODÍAMOS FICAR EM LOCAIS MAIS VISÍVEIS, SEM PROCURÁRMOS AS SOMBRAS DAS COLUNAS E OS CANTOS ESCUROS, ANTES PROCURADOS POR NÓS, ENVERGONHADOS COM AQUELA APARÊNCIA MISERÁVEL DE ENTÃO. APRENDI QUE TODAS AS NOSSAS METAS DE VITÓRIA VEÊM DO AMOR DE DEUS, REPRESENTADO PELA SOLIDARIEDADE, IGUALDADE E O PERDÃO. LEMBRO JESUS QUE DISSE: “NENHUM JUSTO HÁ!” E MESMO ASSIM JESUS OS AMOR AO PONTO DE OFERECER SUA POR ELES. EU SEMPRE, DESDE OS SEIS ANOS DE IDADE, ME TORNEI SEGUIDOR DE JESUS CHRISTO. NUNCA ESPEREI O RECONHECIMENTO DAS PESSOAS, SEJAM “ELAS QUEM FOREM” E APESAR DE CUIDAR DE TODOS AO MEU REDOR, O QUE NOS CONFORTA E REALIZA COMO SER IGUAL AOS DEMAIS É SABER QUE PODEMOS NOS DOAR POR INTEIRO EM TRABALHO, LEALDADE, DEDICAÇÃO E AMOR VERDADEIRO. NO DIA EM QUE NOS DEPARÁRMOS COM O CRIADOR DE TODAS AS COISAS, OUVIREMOS DE JESUS: EU SENTI FOME E ME DESTE O QUE DE COMER; EU SENTI FRIO E ME AGASALHASTE; EU SENTI SOLIDÃO E ME FIZESTE COMPANHIA E, QUANDO SOFRI TU CHORASTES POR MIM. AGORA, TE RECEBO EM MEU REINO DE PAZ E AMOR QUE É ETERNO JUNTO AO MEU PAI QUE POR SER DEUS É REALMENTE PLENO EM BONDADE! QUANDO PENSAMOS EM MERECIMENTO DE QUEM IRÁ RECEBER NOSSA AJUDA MOMENTÂNEA AGORA, OU A DIVISÃO DO NOSSO PÃO, DESMERECEMOS O VALOR DA CARIDADE DE DEUS. MESMO SEM MERECERMOS, DEUS NOS OFERECEU O SEU FILHO UNIGÊNITO PARA NOS OFERECER O PERDÃO, O BANQUETE DA VIDA E A ETERNIDADE POR PRESENTE APENAS POR NOS AMAR COM GRANDIOSIDADE. EU, EM PARTICULAR, NUNCA IMAGINEI SE ALGUÉM MERECIA OU NÃO MINHA AJUDA OU DIVISÃO DO MEU PRÓPRIO PÃO! SE MERECERDES, DESFRUTARAS DO BANQUETE DA VIDA OFERECIDO POR DEUS! A MINHA DOR É PELA INGRATIDÃO DOS QUE AMO, E QUE AINDA SÃO PEQUENINOS E NÃO ENTENDEM QUE A FONTE DE DINHEIRO AMBUNDANTE SECOU E NÃO LHES POSSO MAIS BANCAR AS NECESSIDADES, CONFORTO E LUXO ABSURDO. AFINAL, ELES TODOS TEÊM COMO SOBREVIVER COM OS PRÓPRIOS MEIOS E ESTÃO BEM EMPREGADOS. O QUE LHES FALTA E O ENTANDIMENTO DO AMOR DE CHRISTO, EMBORA JÁ LHES TENHA INDICADO O CAMINHO. É UMA QUESTÃO DE ACEITAÇÃO! NO ENTANTO, NÃO É FÁCIL TENTAR PERDOAR, UMA VEZ QUE ME ALIMENTAM PAIXÕES E SENTIMENTOS QUE FORAM DESPERTADOS POR GESTOS E PALAVRAS DESPREZÍVEIS E COVARDES DE MEUS PRÓPRIOS SEMELHANTES, ALGUNS DOS QUAIS CONVIVERAM E DIVIDIRAM A VIDA COM MINHA FAMÍLIA. ÀQUELAS PESSOAS ME FERIRAM NO MAIS PROFUNDO DE MINHA ALMA, E AINDA DEIXARAM-ME SENTIR A SUA AVERSÃO E DESPREZO PELA POBREZA QUE NOS CERCAVA, SEM QUE EU PUDESSE MUDAR ESSA REALIDADE ANTES DE TER ESTUDADO E TRABALHADO COM PERCEVERANÇA ATÉ ADQUIRIR O CONHECIMENTO, QUE FEZ E SEMPRE FARÁ PARTE DE MINHA EXISTÊNCIA TERRENA. DESDE A MINHA MAIS TENRA IDADE, EM TODOS OS INSTANTES DE CONFRATERNIZAÇÕES FAMILIARES, COMO EM NOSSOS ANIVERSÁRIOS, NAS FESTAS DE FIM DE ANO E ATÉ NOS CASAMENTOS DE PARENTES, NUNCA TINHÁMOS CONDIÇÕES DE PARTICIPAR. NOSSAS ROUPAS MISERÁVEIS NOS ENVERGONHARIAM, MESMO DURANTE EM UMA IGREJA. NOS DIAS QUE ANTECEDIAM AS FESTAS DE FIM DE ANO, NOSSA ANGÚSTIA ERA CONSTRANGEDORA E VERGONHOSA. EM TODOS OS LARES DE VIZINHOS, DOS NOSSOS PARENTES E DE ALGUNS COLEGAS DE ESCOLA, HAVIA CONFRATERNIZAÇÕES E UM AMBIENTE DE FESTA, DA QUAL NÃO TINHÁMOS E NÃO PODIÁMOS PARTICIPAR. ALÉM DA FRUSTRAÇÃO DE SERMOS EXCLUIDOS DESSAS FESTIVIDADES E NOS MANTERMOS FORA DAS COMEMORAÇÕES NATALINAS, TINHAMOS DE SUPORTAR A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA QUE ASSOLAVA NOSSO LAR INVARIAVELMENTE NOS FINS DE SEMANA E ÀS VEZES NUMA NOITE OU OUTRA DURANTE OS DIAS NORMAIS DE TRABALHO E ESTUDOS. PARA NÓS NÃO HAVIA PRESENTES DE ANIVERSÁRIO, DE NATAL E A ALIMENTAÇÃO ERA DECEPICIONANTE. A TRISTEZA NOS INVADIA INTEIRAMENTE ENQUANTO O SOM DAS RISADAS DE NOSSOS VISINHOS E A MÚSICA ALEGRIA INVADIA NOSSA CASA PELAS FRESTAS DAS PAREDES CORROIDAS PELA EROSÃO DE MUITOS ANOS DE ABANDONO E NOS ESPAÇOS ENTRE AS TELHAS DE BARRO ENVELHECIDAS E CELADAS NUM MADEIRAMENTOS MUITO ANTIGO. NINGUÉM PODE IMAGINAR O QUE OCORRE NA MENTE E NOS SENTIMENTOS DE UMA CRIANÇA FAMINTA E CONVIVENDO COM UMA MISÉRIA QUE PARECE TER SE TORNADO PARTE DE SUA PRÓPRIA VIDA MISERÁVEL E REPLETA DE HUMILHAÇÕES CONSTANTES. UM QUADRO QUE SE REPETIU ATÉ OS MEUS DEZESSEIS ANOS DCE IDADE, COM ALGUMA MELHORA ENTRE OS DOZE ANOS E O MÊS DE OUTUBRO DE 1.957, PORTANTO ATÉ QUATRO MESES DEPOIS DE EU COMPLETAR MEUS DEZESSETE ANOS DE IDADE. É QUE NO DIA DEZESSTE DE SETEMBRO DE 1.957, EU FUI CONTRATADO PELA RÁDIO BANDEIRANTES COM UM SALÁRIO DEZ VEZES MAIOR QUE O SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE EM SÃO PAULO. AO LONGO DOS ANOS MINHA VIDA FOI SENDO MUDADA PARA MELHOR, POIS ALÉM DE ESTUDAR MUITO E LER TODA A LITERATURA QUE CONSEGUI, FIZ NOVOS AMIGOS, FORMEI LAÇOS DE AMIZADE E AMOR QUE PODERIAM DURAR TODA ESTA VIDA TERRENA E SÃO ETERNOS EM MINHA ALMA IMORTAL. FOI UM TEMPO DE LONGA E ÁRDUA LUTA CONTÍNUA PARA GAUGAR LENTAMENTE UM “STATUS” DE PESSOA INTEIRAMENTE DIFERENTE DO JOVEM MAGRELO, DENTUÇA E DE APARÊNCIA MISERÁVEL, QUE NÃO OUSAVA ENCARAL NOS ÓLHOS OS OUTROS SERES DA MESMA ESPÉCIE HUMANA. EM MINHA PRÓPRIA CASA, ALÉM DA DEPRECIAÇÃO CONSTANTE PELA APARÊNCIA QUE ME FAZIAM PENSAR SER UM SER INFERIOR, ERA OFENDIDO CONSTANTEMENTE COMO RESPONSÁVEL PELOS GASTOS COM ALIMENTAÇÃO INEXISTENTE E “LADRÃO DO SUÓR RESULTANTE PELO TRABALHO HONESTO E DIÁRIO DE UM BRASILEIRO DEDICADO”. APESAR DE TODO O ESFORÇO ERA AÇOITADO DIARIAMENTE COM PALAVRAS GROSSEIRAS QUE FERIAM MINHA ALMA, ALÉM DE ESPANCAMENTOS, APLICADOS COM VIOLÊNCIA E CRUELDADE BRUTAL DE UM ADULTO EMBRIAGADO CONTRA UM GAROTO DESDE OS SEUS QUATRO ANOS DE IDADE. PASSAMOS FOME CRUENTA CONTÍNUA QUE, SÓ ERA INTERROMPIDA QUANDO EU LIDERAVA MEUS IRMÃOS, OU DE FORMA SOLITÁRIA INVADIA OS QUINTAIS EM BUSCA DO QUE ESTIVESSE À MÃO PARA ME APODERAR SORRATEIRAMENTE. A MEDIDA EM QUE OS DIAS, MESES E ANOS PASSAVAM, A CRISE FINANCEIRA E FAMÉLICA SE AGRAVAVA, UMA VEZ QUE ESTÁVAMOS EM IDADE DE CRESCIMENTO, A FAMÍLIA AUMENTOU COM A VINDA DE MINHA IRMÃ MARIA DE LOURDES E, A IDA DE MEU PAI EM BUSCA DE AJUDA DE PARENTES NA CAPITAL DE SÃO PAULO, NO BAIRRO DO CANINDÉ, CAUSANDO UM ISOLAMENTO QUE SE PROLONGOU POR TRÊS LONGOS MESES. DEPOIS DESSE TEMPO O MEU PAI VOLTOU COM ALGUM DINHEIRO E FICOU UNS DIAS, FAZENDO FESTA FAMILIAR, BEBENDO, BRIGANDO COM MINHA MÃE E ME ESPANCANDO VIOLENTAMENTE. QUANDO O DINHEIRO ACABOU, VOLTOU PARA O CANINDÉ, NOS MANDANDO PAQUENOS PROVIMENTOS DE TEMPOS EM TEMPOS, COM A RECOMENDAÇÃO DE QUE ECONOMIZÁSSEMOS ATÉ TERMOS O SUFICIENTE PARA IR ENCONTRÁ-LO NA CAPITAL PAULISTA. NÃO SEI QUANTO TEMPO ESSA SITUAÇÃO DUROU, MAS, CHEGAMOS EM SÃO PAULO, NA ESTAÇÃO DA LUZ, NUMA MANHÃ DE VERÃO DE 1.949. FORAM TORTURANTES DIAS E NOITES EM UMA TERRA DESCONHECIDA, ENTRE PESSOAS ESTRANHAS E DESPREOCUPADAS COM NOSSAS NECESSIDADES PESSOAIS. ATÉ QUE MEU PAI VIU E SENTIU A PERSEGUIÇÃO E ISOLAMENTO EM QUE VIVÍAMOS, E ALUGOU UM PORÃO ÚMIDO NA FREGUEZIA DO Ó, NA RUA AREIA DOURADA, UMA TRAVESSA DA AVENIDA ITABERABA. MATRICULEI-ME NO GINÁSIO ESTADUAL DA FREGUSIA DO Ó, E INICIEI UM PERÍODO DE TRABALHO NA FARMÁCIA DO SEU PAULO CAVALHEIRO, COMO BALCONISTA E CAIXA. EM UM MÊS JÁ ESTAVA FAZENDO XAROPE DE BELADONA, POMADAS DE EQUITIOL, BELADONA, SULFADIAZINA E, ENVAZANDO E EMBALANDO MERCÚRIO CROMO, IODO, AZUL DE METILENA, ALÉM DE XAROPE DE MEL-AGRIÃO COM UM PEQUENO PERCENTUAL DE BELADONA. PASSEI A FAZER CURATIVOS SEM SUTURAS, E APLICAR INJEÇÕES EM ADULTOS, PRINCIPALMENTE EM MOÇAS E SENHORAS, ENQUANTO O IRMÃO DO “SEU PAULO CAVALHEIRO”, O ONOFRE CAVALHEIRO, UM JOVEM DE CERCA DE DEZENOVE ANOS ESTUDAVA FARMÁCIA, PARA SE TORNAR O FARMACÊUTICO PROFISSIONAL LICENCIADO. EM SÃO PAULO, AO CONTRÁRIO DE DOIS CÓRREGOS, EU NÃO EXPROPRIAVA OS BENS FAMÉLICOS DE VIZINHOS, MAS SIM, JUNTAVA NAS VIAS PÚBLICAS E TERRENOS BALDIOS METAIS, VIDROS, E TODA SORTE DE “CACARECOS” QUE PUDESSEM SER VENDIDOS NOS “DEPÓSITOS DE FERRO VELHOS”. AOS DOZE ANOS DE IDADE FUI TRABALHAR NA FARMÁCIA “QUARTO CENTENÁRIO”, NA CASA VERDE ALTA, DIVISA COM O MORRO DO “S”, UM LOCAL DE MÁ FAMA PELO TRÁFICO DE DROGAS (MACONHA E LANÇA-PERFUME), E POR OMIZIAR MARGINAIS PERIGOSOS. DEVO REAFIRMAR QUE NUNCA ME DEIXEI INFLUÊNCIAR POR ESSA GENTE OU ME ENVOLVER COM SEUS HABITOS E COSTUMES. NO ENTANTO, SEMPRE QUE PUDE LHES PASSEI OS MEUS CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE, CULTURA, RESPEITO ÀS LEIS DE DEUS E DOS HOMENS, TANTO É QUE OS MARGINAIS E SEUS ASSOCIADOS QUANDO SE REFERIAM A MIM, DIZIAM O “PROFETA”. EU ALERTAVA A ESSES HOMENS ENVOLVIDOS COM DROGAS E CRIMES QUE O PREÇO DO PECADO É A MORTE, E DIVERSAS VEZES OS QUE FORAM ALERTADOS E PERMANECERAM FORA DA LEI, E ACABARAM MORTOS IMPIEDOSAMENTE EM CONFRONTOS COM A POLÍCIA, ASSASSINADOS POR SEUS PRÓPRIOS COMPARSAS OU VÍTIMAS DE DOENÇAS MISTERIOSAS, COMO FOI O CASO DO “CARRAPETA, DO PAPA-FILA, DO JOÃO-B, DO FININHO, DO BOCA DE TRAÍRA, DO ETER, DO TONINHO DO MURO DE PEDRA, DO SILVIO DA SILVIA E MUITOS OUTROS. EMBORA NUNCA TENHA DEIXADO DE LER MUITO E ESTUDAR, “CATEI E JUNTEI” FERRO VELHO E DURANTE MUITOS E MUITOS ANOS, MESMO DEPOIS DE INICIAR O PERÍODO DE TRABALHO NA FARMÁCIA CAVALHEIRO, E NOS LABORATÓRIOS DE PRÓTESES DENTÁRIA DOS DOUTORES JOAQUIM PEDRO RAMOS, E DO DOUTOR FRANCISCO BRECHET FERNANDES, NO ALTO DA VILA MARIA. ENTÃO ME TORNEI LOCUTOR DE SERVIÇOS DE ALTO FALANTES DE PARQUES DE DIVERSÕES, DA JARAGUÁ PROMOÇÕES EM VEÍCULOS MOTORISADOS E COMITÊS POLÍTICOS, DESPERTANDO A ATENÇÃO DE RUBENS MORAES SARMENTOS, QUE ME CONVIDOU A LHE FAZER UMA VISITA NA RUA PAULA SOUZA, CENTO E OITENTA UM, QUARTO ANDAR, REGIÃO DO MERCADO CENTRAL DA CANTAREIRA. AQUELE ENCONTRO COM OS NOVOS COMPANHEIROS DE TRABALHO, E AMIGOS, QUE JAMAIS ESQUECEREI, FOI COMO SE EU TIVESSE NASCIDO OUTRA VEZ PARA A VIDA, RECOMPENSADO PELO ESFORÇO PARA SOBREVIVER E A DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS E APRENDIZADOS QUE ME LEVARAM A ENCONTRAR A VERDADEIRA FÉ EM DEUS. EU ESTAVA TÃO DETERMINADO A SER RADIALISTA <LOCUTOR-NOTICIARISTA-APRESENTADOR-ENTREVISTADOR-REDATOR>, JORNALISTA & ESCRITOR, TESTEMUNHANDO OS FATOS REAIS DE MEU TEMPO, QUE FIZ O TESTE LENDO A CONTRA CAPA DP “LP É MÚSICA DE RAY CONNIFF E BILLY BATERFILD” COMO SE O CONHECESSE A MUITO TEMPO, EMBORA TIVESSE COLOCADO MEUS OLHOS NELE PELA PRIMEIRA VEZ NAQUELE DIA DEZESSTE DE SETEMBRO DE 1.957. FOI SOMENTE NA RÁDIO BANDEIRANTES, DEPOIS DE DEZESSETE ANOS E QUATRO MESES APÓS MEU NASCIMENTO, QUE ENCONTREI PELA PRIMEIRA VEZ APOIO MORAL, AMOR FRATERNO E RESPEITO JUNTO A UM TRABALHO DÍGNO, AO QUAL ME ADAPITEI IMEDIATAMENTE. AS PESSOAS ME OLHAVAM COM RESPEITO, IGUALDADE E CARINHO FRATERNO. FORAM TANTOS AMIGOS E AMIGAS QUE SERIA IMPOSSÍVEL NOMINÁ-LOS UM A UM SEM COMETER A INJUSTÇA DE ESQUECER ALGUÉM. ESSAS NOVAS VIDAS EM MINHA VIDA ME OBRIGARAM A UMA DEDICAÇÃO MAIOR NOS ESTUDOS E EMPENHO PROFISSIONAL NUMA ATIVIDADE INTEIRAMENTE NOVA E FASCINANTE. EMBORA, SEMPRE TENHA DEDICADO MUITO AMOR E CARINHO A TODOS SÓ ENCONTRAVA SORRISOS E ALEGRIA QUANDO ESVAZIAVA OS BOLSOS E ABRIA GENEROSAMENTE MINHAS MÃOS. ENTÃO AQUELAS PESSOAS, POR QUEM EU MORRERIA, SÓ DEMONSTRAVAM AFETO E CARINHO QUANDO DISPUNHAMOS DE RECURSOS QUE LHES POSSIBILITAVA VIVER NABABESCAMENTE E DESPREOCUPADOS AO SE LIVRAREM DE ENCARGOS FINANCEIROS. DESDE A MAIS TENRA IDADE VENHO SENDO TRATADO COM DESRESPEITO, PRINCIPALMENTE POR MEUS FAMILIARES MAIS DIRETOS, QUE ENCONTRAM MOTIVOS PARA TAL AGRESSÃO EM MINHAS CONDIÇÕES FÍSICAS E APARÊNCIA QUE ENTENDEM DESAGRADÁVEIS. MUITOS DE MEUS CONHECIDOS SE REVELAM INCONFORMADOS COM MEUS PROGRESSOS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTOS PROFISSIONAIS, UMA VEZ QUE ACREDITAM NÃO SER MEU DIREITO AO BENEFÍCIO COM A DESENVOLTURA QUE, APESAR DE MINHA LIMITAÇÃO FÍSICA, PARECE INDICAR QUE SOU DOTADO DE UMA INTELIGÊNCIA ALÉM DA MÉDIA COMUM. MAS, NÃO SE TRATA DISSO, E SIM DE UMA DEDICAÇÃO OBSTINADA EM BUSCA DE CONHECIMENTOS NOVOS E APRENDIZADOS PARA MELHORAR MINHA CONDIÇÃO HUMANA. MESMO ANTES DE SOFRER O GRAVE ACIDENTE QUE LIMITOU MEUS MOVIMENTOS DE DEAMBULAÇÃO MINHA COMPLEIÇÃO FÍSICA E MINHA APARÊNCIA PARECIAM OFENDER MEU PRÓPRIO PAI E DOIS DE MEUS IRMÃOS. O SEU COMPORTAMENTO PARA COMIGO INFLUENCIAVA MEUS IRMÃOS QUE ME NOMINAVAM COMO “BEIÇUDO, ESQUELETO HUMANO, CABELO DE NEGRO AÇO POR SER LOURO CLARO E FALSO POR TER OLHOS CLAROS, ALÉM DE VIADO POR TER A PELE MUITO CLARA E OS LÁBIOS GROSSOS E VERMELHOS”. APESAR DISSO, EU ENTENDIA QUE NASCI A IMAGEM E SEMELHANÇA DO CRIADOR, HOMEM INTELIGENTE E GRANDE APRECIADOR, ALÉM DE AMANTE DAS MULHERES E, SEMPRE FUI DETERMINADO EM VENCER AS BARREIRAS QUE A VIDA ME OFERECIA E SE INTERPUNHAM ENTRE NÓS, O QUE ACABOU ME CAUSANDO ENORMES E GRAVES PROBLEMAS AO LONGO DA VIDA. O ALCOOLISMO DE MEU PAI NOS FEZ PASSAR MOMENTOS DE EXTREMA DIFICULDADE, COM FUGAS NOTURNAS PARA MUDANÇAS DE RESIDÊNCIA, APENAS PARA EVITAR OS OLHARES DE VIZINHOS, UMA VEZ QUE A RETIRADA FORA COMBINADA COM O PROPRIETÁRIO DAS CASAS ALUGADAS ONDE NUNCA FORA PAGO UM SÓ MÊS DE ALUGUEL, E COM AS NOSSAS ROUPAS ROTAS E ATÉ EM FRANGALHOS DE TÃO ESFARRAPADAS QUE SE ENCONTRAVAM. PORÉM, AQUELES TRAPOS QUE NOS COBRIAM E GUARNECIAM NOSSAS CAMAS, MESA DE COZINHA E ATÉ SERVIAM DE CORTINAS PARA NOSSA INTIMIDADE FOSSE RESGUARDADA, SEMPRE SE APRESENTAVAM IMPECAVELMENTE LIMPOS E REMENDADOS POR DONA ARACY. OS NOSSOS SAPATOS ERAM FRUTO DE DOAÇÃO E HUMILHAÇÃO DE PARENTES ABASTADOS, QUE DIZIAM TER COMPRADO UM PAR DE CALÇADOS NOVOS SÓ PARA NOS BENEFICIAR COM “AQUELES QUASE NOVOS”, E QUE NA VERDADE ESTAVAM PARA SER JOGADOS NO LIXO. A PIOR PARTE ERA DESPERTAR COM FOME E NÃO ENCONTRAR A MENOR PERSPECTIVA DE RECEBER APOIO DE ALGUÉM, E AINDA TERMOS A CERTEZA DE QUE NADA HAVERIA PARA NOS ALIMENTAR O DIA TODO. E A SITUAÇÃO SE AGRAVAVA, PARA MIM EM ESPECIAL QUE VIVIA NA PRÓPRIA CARNE AQUELA DIFICULDADE, COM AS LAMENTAÇÕES DE MEUS IRMÃOZINHOS E CHORO SILENCIOSO E CONVULSIVO DE MINHA DOCE MÃEZINHA, IMPOTENTE DIANTE DESSA DESGRAÇA INOMINÁVEL. PORÉM, EU JAMAIS DESISTI DE TENTAR RESOLVER ESSA CARÊNCIA FAMILIAR IMPORTANTE, E VOLTARIA A FAZER TUDO OUTRA VEZ, ME APROPRIANDO DE “FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS E DEPOIS DE APRENDER COMO FAZER SILENCIOSAMENTE, A PESCAR GALINHAS” DA VIZINHANÇA MAIS REMOTA POSSÍVEL PARA QUE NÃO FOSSE DESCOBERTO FACILMENTE. “PESCAR GALINHAS” POR SER LITERALMENTE O QUE EU FAZIA COM GRÃOS DE MILHO, UM ANZOL E UMA FIADA COM CHUMBADA PARA PESCA NOS RIOS DA CIDADE DE DOIS CÓRREGOS. (“CONTINUA NO LIVRO: 1ºRETALHOS D’ALMA & ESTOU EM CHAMAS”)

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA BRASILEIRO/

QUANDO EU PARTIR O QUE RESTARÁ SERÃO MINHAS PALAVRAS VERDADEIRAS QUE INCLUSIVE DENUNCIARÃO AS CRUELDADES DE PARENTES E AMIGOS. O QUE NOS É SURPREENDENTE, UMA VEZ QUE ACREDITAMOS SEMPRE QUE, APENAS OS ESTRANHOS, OS EXPLORADORES DE NOSSA FORÇA DE TRABALHO PODERIAM NOS OPRIMIR E CAUSAR DANOS MORAES E MATERIAIS, DOR FÍSICA E ESPIRITUAL, VERGONHA ALÉM DE PERDAS IRREPARÁVEIS.

É QUE NO SEIO DE NOSSA PRÓPRIA GENTE HABITAM OS CARRASCOS. ESTE TEXTO PODERÁ SER ETERNIZADO NAS PÁGINAS DE MEU LIVRO: "1ºRETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" PARA QUE TODOS SAIBAM COM QUE TIPO DE SER HUMANO ESTIVEMOS DURANTE ALGUM TEMPO TRATANDO. GENTE COVARDE, MÁ INTENCIONADA, E DESONESTAMENTE AMBICIOSA. GENTE CAPAZ DE TRAIR DESCARADAMENTE QUALQUER SEMELHANTE PARA SE APOSSAR DE BENS E VALORES DE OUTREM. GENTE CAPAZ DE PRATICAR CHANTAGENS CONTRA IRMÃOS, PATRÕES E AMIGOS ATÉ ENTÃO TIDOS COMO PESSOAS AMADAS E MUITO ÍNTIMAS. GENTE EM QUEM EU CONFIAVA E, PORTANTO, CONHECEDORA DE MINHAS QUALIDADES, FRAQUEZAS E DEFEITOS, UM DIA USADOS CONTRA MIM MESMO.

“ESTAMOS SONHANDO OS SONHOS DE DEUS”

ACORDEI LENTAMENTE SEM QUE ALGUM SOM OU PESSOA TIVESSE MOTIVADO MEU DESPERTAR, NAQUELA MANHÃ DE SEGUNDA FEIRA DE 1946.

APRENDI AOS SEIS ANOS DE IDADE, QUE, NO PRECISO INSTANTE EM QUE TOMBAR A ÚLTIMA ÁRVORE NO PLANETA, COM ELA MORRERÁ O ÚLTIMO SER VIVO SOBRE A TERRA.

“EM TODOS NÓS ABITAM ANJOS E DEMÔNIOS”

NUNCA SERÁ TARDE PARA BUSCAR UM MUNDO MELHOR E NOVO, SE NO EMPENHO PUSERMOS CORAGEM E ESPERANÇA. A INSPIRAÇÃO DE AGORA, QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2016, É ESSE TEMA PARA MINHA ARTE EM TELA ANTIGA MODIFICADA COM MELHOR APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES.

SINTO SAUDADE DE TODOS NÓS JUNTOS E MISTURADOS EM BUSCA DE UM SÓ OBJETIVO: O AMOR FRATERNO. HOJE, PELA MANHÃ, ENCONTREI-ME COMIGO MESMO AO BARBEAR-ME. CARAMBA, QUANTO TEMPO SEM ME VER. E NÃO SENTI MINHA AUSÊNCIA QUERIDA.

ONDE FOI QUE ESTIVE QUANDO TODOS VIERAM VER-ME E, EU NÃO ME ENCONTRAVA AQUI PARA RECEBÊ-LOS, OUVIR SOBRE SEUS FEITOS, SUAS DORES, SAUDADE E, DE ALGUNS ATÉ PARA SE JUSTIFICAREM POR TEREM DEMORADO TANTO PARA VIR ME VER E OUVIR MINHAS HISTÓRIAS VERDADEIRAS E TÃO ANTIGAS.

DEPOIS, EU MESMO, OUVINDO MINHAS PRÓPRIAS LEMBRANÇAS, PERCEBI QUANTA SAUDADE GUARDO AQUI NOS MEUS SENTIMENTOS ESCONDIDOS E REPRIMIDOS POR VOSSAS AUSÊNCIAS CRUÉIS. MINHAS EMOÇÕES PERDURAM EM REMANSOS DE ÁGUAS TRÂNQÜILAS E LÍMPEDAS FLUINDO CALMAMENTE EM DIREÇÃO AO OCEANO QUE NIVELA TODOS AO ABISMO FINAL E RETORNA O TODO AO NOSSO ESQUECIMENTO HUMANO. MAS, EU GUARDO MUITAS RECORDAÇÕES RECENTES. EU ME SENTO COMPLETAMENTE SATISFEITO COM A VIDA. APENAS ME PREOCUPAVA, NAQUELA OCASIÃO, COM A HORA DE REALIZAR MINHAS OBRIGAÇÕES PARA COM O COMBINADO QUE FIZERA COM MINHA MÃEZINHA DIAS ATRÁS. ENTENDIA QUE HAVIA CERTOS AFAZERES QUE, SÓ EU, PODERIA REALIZAR EM NOSSA CASA, COMO REGAR AS PLANTAS, ALIMENTAR OS ANIMAIS DOMÉSTICOS, ESCOVAR E, ENGRAXAR OS SAPATOS DA FAMÍLIA. FÁCIL! SE EU ACORDASSE CEDO. ENTÃO PERGUNTEI A MINHA MÃE, QUE PELOS SONS PARECIA LAVAR LOUÇAS NA COZINHA, QUE HORAS SÃO AGORA MAMÃE? MINHA MÃEZINHA, A DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, ENQUANTO ENXUGAVA AS MÃOS EM UM PANO BRANCO DE COZINHA FEITO DE SACO DE FARINHA DE TRIGO, E CHEGANDO-SE AO QUARTO DE TETO BAIXO COM TELHAS DE BARRO MOLDADAS EM COXAS DE NEGROS QUE NEM EXISTIAM MAIS ENTRE NÓS, DE TÃO VELHAS QUE ERAM. DISSE-ME A DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, “QUE DEUS TE ABENÇOE MEU FILHO”. DEPOIS DE BEIJAR-ME NA TESTA, AFIRMOU QUE EU CONTINUAVA SEM FEBRE. MAS, QUE ESTAVA UM POUCO MAIS QUENTE QUE NOS TRÊS DIAS ANTERIORES.

É QUE NA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DE JESUS CRISTO, QUE FORA FERIADO NACIONAL, NOS ALMOÇAMOS UMA BELA RABADA DE VACA COM GRÃO DE BICO, ARROZ COM LEGUMES PICADINHOS. TEVE ATÉ ERVILHAS VERDES, CENOURA RALADA, MANDIOQUINHA AMARELA PERFUMADA, AÇAFRÃO E PEDAÇOS DE TOMATES TIPO ITÁLIA. AQUELES COMPRIDINHOS E COM BIQUINHOS NAS EXTREMIDADES INFERIORES. UMA DELÍCIA DE REFEIÇÃO QUE, HÁ MUITO NÃO DESFRUTÁVAMOS, DESDE O INCÊNDIO QUE DESTRUIU A ALFAIATARIA DE MEU SEBASTIÃO LAS CASAS, O TANGO ALFAIATE. APÓS O ALMOÇO, COMEMOS BANANA OURO. NÃO ME LEMBRO DE QUANTAS BANANAS OURO. MAS, FORAM VÁRIAS, POIS ERAM PEQUENINAS DEMAIS. CHUPEI UMA LARANJA BAHIA E ADORMECI POR VOLTA DAS DUAS HORAS DA TARDE DE SEXTA-FEIRA, SOMENTE ACORDANDO NA SEGUNDA-FEIRA PERTO DAS DEZ DA MANHÃ. MEUS PAIS TEMERAM POR MINHA VIDA E CHAMARAM UM MÉDICO BASTANTE IDOSO QUE ERA PREGUES DA ALFAIATARIA DO SEU TANGO. O DOUTOR HERNESTO LOSCHIAVO, AUSCULTOU MEU CORAÇÃO COM ESTETOSCÓPIO, TOMOU O MEU PULSO, EXAMINOU O TERMÔMETRO QUE ESTIVERA SOB MINHA AXILA E ABRINDO MEUS OLHOS COM AS PONTAS DOS DEDOS OBSERVOU MINHAS PÁLPEBRAS NA PARTE INFERIOR. DISSO EU ME LEMBRO. DEPOIS, PERMANECI IMÓVEL COMO NOS DOIS DIAS ANTERIORES, APENAS RESPIRANDO PAUSADAMENTE. AGORA, ACORDADO, ENCARANDO MINHA MÃEZINHA SORRIDENTE QUE ME ENCARAVA COM SEUS OLHOS AZUIS, LEMBREI-ME DE ESTIVE NOS TRÊS DIAS ADORMECIDO, DIANTE DE UMA NOVA REALIDADE DE VIDA DA QUE ME ENCONTRAVA NAQUELE INSTANTE. NO SONHO EU ERA UMA LUZ AZUL MUITO BRILHANTE PARADA DIANTE DE TERMINAIS EM UM PAINEL PRATEADO QUE EMITIA RAIOS ZIGUEZAGUEANTES EM CORES DOURADAS QUE FLUÍAM PARA O VERMELHO ESVERDEADO ATÉ SE TORNAREM MUITO AZUIS. AQUELAS LUZES ERAM ABSORVIDAS PELA LUZ AZUL QUE ERA EU MESMO. DAÍ EM DIANTE SENTI MEU CORPO TODO VIBRAR COM UM INTENSO E PROLONGADO TREMOR ENERGÉTICO ENQUANTO UMA VOZ PODEROSA DIZIA-ME QUE EU DEVERIA IR PARA MINHA CASA. NÃO DEVERIA TEMER NINGUÉM NUNCA MAIS, UMA VEZ QUE HAVIA RECEBIDO TODO O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA ESTAR ENTRE OS OUTROS IGUAIS A MIM. DEVERIA ESTAR PREPARADO PARA FALAR COM TODAS AS PESSOAS SEM TEMÊ-LAS, POIS FORAM COLOCADAS AS PALAVRAS CERTAS EM MINHA BOCA. NÃO TEMAS EM DIZER O QUE PENSAS, POIS COLOQUEI EM TI MINHAS PALAVRAS, TODAS AS TÊM PODER. PODERÁS CONSTRUIR REALIZAR, DESFAZER E DESTRUIR. TOMA CUIDADO COM QUE ESCOLHERES PARA ABENÇOAR OU AMALDIÇOAR EM CERTOS MOMENTOS DE TUA EXISTÊNCIA EM ENERGIA MATERIAL. VÁ AGORA. ENTÃO ACORDEI E PERGUNTEI A HORA PARA MINHA MÃE DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS.

“CIENTISTA AFIRMA QUE VIVEMOS UMA ILUSÃO E QUE A NOSSA PRÓPRIA MENTE NOS OCULTA A REALIDADE” {VEMOS A REALIDADE COMO ELA É, OU SERÁ QUE VIVEMOS DENTRO DE UMA “ILUSÃO AO ESTILO MATRIX”, CRIADA POR NOSSAS PRÓPRIAS MENTES?}= YAHOO NOTICIAS INTERNACIONAL – DOMINGO, 1 DE MAIO DE 2016 -<SEGUNDO O NEUROCIENTISTA DONALD HOFFMANN, É BEM PROVÁVEL QUE NADA DO QUE VOCÊ VÊ SEJA REALMENTE “REAL”. DONALD HOFFMANN ACREDITA QUE NOSSOS CÉREBROS ESCONDEM A VERDADEIRA REALIDADE DE NÓS, PORQUE, DITO DE MANEIRA SIMPLES, ELA PODERIA EXPLODIR NOSSAS MENTES ASSUSTADAS. DONALD HOFFMANN DIZ QUE NOSSOS CÉREBROS EVOLUÍRAM PARA SIMPLIFICAR AS COISAS, COMO A ÁREA DE TRABALHO DE UM COMPUTADOR, QUE SIMPLIFICA NOSSA VISUALIZAÇÃO DOS ARQUIVOS QUE APARECEM NA FORMA DE PEQUENOS QUADRADOS E RETÂNGULOS. EM UMA PALESTRA DO TED, DONALD HOFFMANN ILUSTRA SUA TESE AO MOSTRAR UM ARQUIVO NA ÁREA DE TRABALHO DE UM COMPUTADOR. “O ÍCONE É AZUL E RETANGULAR E, ESTÁ NO CANTO INFERIOR DIREITO DA ÁREA DE TRABALHO”, GARANTE O CIENTISTA. SERÁ QUE ISSO SIGNIFICA QUE, ESSE MESMO ARQUIVO DE TEXTO, QUE ESTÁ NO COMPUTADOR, É AZUL, RETANGULAR E ESTÁ NO CANTO INFERIOR DIREITO DA TELA? É CLARO QUE NÃO. “SE ALGUÉM PENSAR ASSIM, NÃO ESTARIA INTERPRETANDO CORRETAMENTE O OBJETIVO DA INTERFACE.” “ELA NÃO ESTÁ ALI PARA LHE MOSTRAR A REALIDADE DO COMPUTADOR. NA VERDADE, ELA ESTÁ ALI PARA ESCONDER ESSA REALIDADE.” “ESSA É A IDEIA CHAVE. A EVOLUÇÃO NOS MOLDOU COM AS PERCEPÇÕES QUE NOS PERMITEM SOBREVIVER.” “ELAS ORIENTAM OS COMPORTAMENTOS ADAPTATIVOS. MAS PARTE DISSO ENVOLVE OCULTAR DE NÓS AS COISAS QUE NÃO PRECISAMOS SABER.” “E ESSA É PRATICAMENTE TODA A REALIDADE, SEJA ELA QUAL FOR. SE VOCÊ TIVESSE QUE PASSAR TODO ESSE TEMPO TENTANDO DESCOBRIR COMO ELA É, O TIGRE DEVORARIA VOCÊ.” “DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL, UM ORGANISMO QUE VÊ A REALIDADE COMO ELA É NUNCA ESTARÁ MAIS APTO DO QUE UM ORGANISMO DE IGUAL COMPLEXIDADE, QUE NÃO VÊ NENHUMA REALIDADE, MAS ESTÁ ATENTO APENAS À ADAPTAÇÃO. JAMAIS.” - BLOG DE ROB WAUGH NO YAHOO> ACORDEI LENTAMENTE SEM QUE ALGUM SOM OU PESSOA TIVESSE MOTIVADO MEU DESPERTAR NAQUELA MANHÃ DE SEGUNDA FEIRA DE 1946. EU ME SENTIA COMPLETAMENTE SATISFEITO COM A VIDA. APENAS ME PREOCUPAVA COM A HORA DE REALIZAR MINHAS OBRIGAÇÕES PARA COM O COMBINADO QUE FIZERA COM MINHA MÃEZINHA DIAS ATRÁS. ENTENDIA QUE HAVIA CERTOS AFAZERES QUE, SÓ EU, PODERIA REALIZAR EM NOSSA CASA, COMO REGAR AS PLANTAS, ALIMENTAR OS ANIMAIS DOMÉSTICOS, ESCOVAR E ENGRAXAR OS SAPATOS DA FAMÍLIA. FÁCIL, SE EU ACORDASSE CEDO. ENTÃO PERGUNTEI A MINHA MÃE, QUE PELOS SONS PARECIA LAVAR LOUÇAS NA COZINHA, QUE HORAS SÃO AGORA MAMÃE? MINHA MÃEZINHA, A DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, ENQUANTO ENXUGAVA AS MÃOS EM UM PANO BRANCO DE COZINHA FEITO DE SACO DE FARINHA DE TRIGO, E CHEGANDO-SE AO QUARTO DE TETO BAIXO COM TELHAS DE BARRO MOLDADAS EM COXAS DE NEGROS QUE NEM EXISTIAM MAIS ENTRE NÓS, DE TÃO VELHAS QUE ERAM. DISSE-ME A DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, “QUE DEUS TE ABENÇOE MEU FILHO”. DEPOIS DE BEIJAR-ME NA TESTA, AFIRMOU QUE EU CONTINUAVA SEM FEBRE. MAS, QUE ESTAVA UM POUCO MAIS QUENTE QUE NOS TRÊS DIAS ANTERIORES.

É QUE NA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DE JESUS CRISTO, QUE FORA FERIADO NACIONAL, NOS ALMOÇAMOS UMA BELA RABADA DE VACA COM GRÃO DE BICO, ARROZ COM LEGUMES PICADINHOS. TEVE ATÉ ERVILHAS VERDES, CENOURA RALADA, MANDIOQUINHA AMARELA PERFUMADA, AÇAFRÃO E PEDAÇOS DE TOMATES TIPO ITÁLIA. AQUELES COMPRIDINHOS E COM BIQUINHOS NAS EXTREMIDADES INFERIORES. UMA DELÍCIA DE REFEIÇÃO QUE, HÁ MUITO NÃO DESFRUTÁVAMOS, DESDE O INCÊNDIO QUE DESTRUIU A ALFAIATARIA DE MEU SEBASTIÃO LAS CASAS, O TANGO ALFAIATE. APÓS O ALMOÇO, COMEMOS BANANA OURO. NÃO ME LEMBRO DE QUANTAS BANANAS OURO. MAS, FORAM VÁRIAS, POIS ERAM PEQUENINAS DEMAIS. CHUPEI UMA LARANJA BAHIA E ADORMECI POR VOLTA DAS DUAS HORAS DA TARDE DE SEXTA-FEIRA, SOMENTE ACORDANDO NA SEGUNDA-FEIRA PERTO DAS DEZ DA MANHÃ. MEUS PAIS TEMERAM POR MINHA VIDA E CHAMARAM UM MÉDICO BASTANTE IDOSO QUE ERA FREGUÊS DA ALFAIATARIA DO SEU TANGO. O DOUTOR HERNESTO LOSCHIAVO, AUSCULTOU MEU CORAÇÃO COM ESTETOSCÓPIO, TOMOU O MEU PULSO, EXAMINOU O TERMOMETRO QUE ESTIVERA SOB MINHA AXILA E ABRINDO MEUS OLHOS COM AS PONTAS DOS DEDOS OBSERVOU MINHAS PÁLPEBRAS NA PARTE INFERIOR. DISSO EU ME LEMBRO. DEPOIS, PERMANECI IMÓVEL COMO NOS DOIS DIAS ANTERIORES, APENAS RESPIRANDO PAUSADAMENTE. AGORA, ACORDADO, ENCARANDO MINHA MÃEZINHA SORRIDENTE QUE ME ENCARAVA COM SEUS OLHOS AZUIS, LEMBREI-ME DE ESTIVE NOS TRÊS DIAS ADORMECIDO, DIANTE DE UMA NOVA REALIDADE DE VIDA DA QUE ME ENCONTRAVA NAQUELE INSTANTE. NO SONHO EU ERA UMA LUZ AZUL MUITO BRILHANTE PARADA DIANTE DE TERMINAIS EM UM PAINEL PRATEADO QUE EMITIA RAIOS ZIGUEZAGUEANTES EM CORES DOURADAS QUE FLUÍAM PARA O VERMELHO ESVERDEADO ATÉ SE TORNAREM MUITO AZUIS. AQUELAS LUZES ERAM ABSORVIDAS PELA LUZ AZUL QUE ERA EU MESMO. DAÍ EM DIANTE SENTI MEU CORPO TODO VIBRAR COM UM INTENSO E PROLONGADO TREMOR ENERGÉTICO ENQUANTO UMA VOZ PODEROSA DIZIA-ME QUE EU DEVERIA IR PARA MINHA CASA. NÃO DEVERIA TEMER NINGUÉM NUNCA MAIS, UMA VEZ QUE HAVIA RECEBIDO TODO O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA ESTAR ENTRE OS OUTROS IGUAIS A MIM. DEVERIA ESTAR PREPARADO PARA FALAR COM TODAS AS PESSOAS SEM TEMÊ-LAS, POIS FORAM COLOCADAS AS PALAVRAS CERTAS EM MINHA BOCA. NÃO TEMAS EM DIZER O QUE PENSAS, POIS COLOQUEI EM TI MINHAS PALAVRAS, TODAS AS TÊM PODER. PODERÁS CONSTRUIR REALIZAR, DESFAZER E DESTRUIR. TOMA CUIDADO COM QUE ESCOLHERES PARA ABENÇOAR OU AMALDIÇOAR EM CERTOS MOMENTOS DE TUA EXISTÊNCIA EM ENERGIA MATERIAL. VÁ AGORA. ENTÃO ACORDEI E PERGUNTEI A HORA PARA MINHA MÃE DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS.

por GÉSNER LAS CASAS

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 23/12/2018

Código do texto: T6533832

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 27/12/2018
Reeditado em 27/12/2018
Código do texto: T6536326
Classificação de conteúdo: seguro