A Naturologia e a Filosofia Budista

Para estabelecer uma relação entre a Naturologia e a Filosofia Budista, em primeiro lugar é necessário defini-las.

O profissional em Naturologia, pode ser conhecido com Naturólogo, ou terapêuta. O praticante das idéias de buda é o Budista, ou monge. O caminho que essas pessoas levam são parecidos.

Naturologia: Visão integral de vida , que tem a saúde como meta, essa saúde pode ser atingida através dos recursos naturais levando em conta toda a história do indivíduo como causa da “doença”, e podendo assim adotar uma rotina de vida preventiva onde se alcance saúde e felicidade.

Filosofia Budista: Idéias e ensinamentos de Buda que foram transmitidos ao decorrer dos anos, que mostram como chegar à iluminação(Nirvana), através de um caminho onde deve se eliminar os desejos.

Buda foi conhecido como “grande médico”, os motivos para isso estão presentes em seu primero discurso, no qual ele falou a respeito das quatro nobres verdades:

1. Tudo no mundo é sofrimento (o estado do ser humano é a doença);

2. A causa do sofrimento é o desejo (a causa da doença);

3. Esse sofrimento é curado quando acaba o desejo (a doença é curável);

4. A cura atingi-se através do caminho das oitovias(o tratamento da doença é uma cura de oito pontos):

4.1. Perfeita Compreensão (remover a ignorância);

4.2. Perfeita Aspiração (cessar os desejos);

4.3. Perfeita Fala (abster-se de mentiras, intrigas e conversas vazias, o silêncio e a bondade são valiosos);

4.4. Perfeita Conduta (Seguir os cinco mandamentos)

4.5. Perfeito Meio de Subsistência (trabalho que não contrarie os cinco mandamentos);

4.6. Perfeito Esforço (Não deixar que estados destrutivos de espírito intervenham);

4.7. Perfeita Atenção (Guiar a mente para a autocontemplação);

4.8. Perfeita Contemplação (Meditação autocontemplativa).

Cinco Mandamentos:

1. Não fazer mal a nenhuma criatura viva (Considerada a mais importante das virtudes. Nenhum ser humano ou animal deve ser prejudicado);

2. Não tomar aquilo que não lhe foi dado (É considerada uma regra para a ética do trabalho, e vale também para roubos e trapaças);

3. Não se comportar de modo irresponsável nos prazeres sexuais (Se refere às atividades sexuais que podem prejudicar os outros, como o estupro o incesto o adultério, o homossexualismo é sempre uma considerado uma quebra dessa regra);

4. Não falar falsidades (Agir de modo verdadeiro e amigável, esse mandamento diz a respeito da perfeita fala);

5. Não se entorpecer com álcool ou drogas (Ficar entorpecido ou embriagado atrapalha na concentração das outra regras);

Muitas dessa idéias acima podem ser incorporadas pelo Naturólogo, para ajudá-lo à mostrar para as pessoas a maneira Budista de se encarar o mundo, maneira que ve o mundo também unificado e integrado(da mesma maneira que a naturologia), e ajuda o ser humano no difícil caminho da cura, como a Naturologia.

Um terapêuta que passe confiança, compaixão e atenção, pode assim como um monge sereno, tranquilo e atento, seguir os cinco mandamentos budistas, dessa maneira o terapêuta estará mais preparado para lidar com o sofrimento das pessoas e do mundo. Além disso o próprio Buda pode ser considerado um grande terapêuta, pois auxilia as pessoas na tarefa do fim do sofrimento.

A lei do carma Budista, que é a própria ação reação com diferença de que as ações persistem e influem em outras encarnações, é obrigatoriamente utilizada pelo Naturólogo, pois para saber a causa de uma doença em alguém é necessário observar o cenário da história de vida desta pessoa, a sua rotina, o seu passado que reflete hoje em seu estado, querendo ou não o carma faz parte de nossa vida atual.

Sendo um naturólogo ou qualquer outra pessoa, seguindo os conselhos budistas, estaremos adotando uma visão serena e confiante, onde a saúde e a felicidade são o pano de fundo para a iluminação.

HELLERN, V; GAARDER, J; NOTAKER, H. O LIVRO DAS RELIGIÕES. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 31/12/2018
Código do texto: T6539259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.