VALE A PENA FALAR?

É MUITO COMUM, O QUE NÃO SIGNIFICA SER NORMAL, AS PESSOAS FALAREM UMA DAS OUTRAS, POIS SEMPRE TEMOS ALGUMA COISA PARA APONTAR, CRITICAR, OBSERVAR, SEJA CONSTRUTIVA OU SIMPLESMENTE POR PRAZER, ACABAMOS POR NÃO AVALIAR A CONSEQUÊNCIA QUE TAIS ATITUDES POSSAM TER, TANTO EM RELAÇÃO AO OUTRO, COMO A QUEM ESTAMOS FALANDO. E COMO “TELEFONE SEM FIO”, ASSIM SÃO MUITAS CONVERSAS, QUE NO PERCURSSO SÃO DISTORCIDAS, GERANDO SITUAÇÕES MUITAS VEZES IRREVERSÍVEIS, O QUE FAZ CRESCER A INDAGAÇÃO: QUAL A NECESSIDADE OU QUAL A SENSAÇÃO CAUSADA EM FALAR DAS OUTRAS PESSOAS?

UMA DAS RAZÕES, É QUE NUNCA ESTAMOS SATISFEITOS CONOSCO, COM O PRÓXIMO E COM A VIDA. E PARA DEMOSTRAR ESSA INSATISFAÇÃO, APONTAMOS AS ATITUDES DOS OUTROS, FAZEMOS COTAÇÕES DE COMO SERIAM AS COISAS DE ACORDO COMO QUE PENSAMOS, E COM ISSO, ESQUECEMOS DE QUE O NOSSO EGO NUNCA SERÁ SATISFEITO. SEMPRE TEREMOS ALGO PARA FALAR, APONTAR, E O MESMO É FEITO CONOSCO.

OUTRO FATOR É O PRAZER QUE MUITOS SENTEM AO FALAR, FAZEREM OUTROS RIREM, TER PESSOAS POR PERTO SEMPRE INTERESSADAS NUMA NOVIDADE. O QUE COMPROVA QUE PESSOAS QUE VIVEM FALANDO DAS OUTRAS ESTÃO CERCADAS DE INTERESSEIROS, QUE SÃO OUVINTES, QUE MUITAS VEZES SERVEM DE “LEVA E TRÁS”.

SEJA QUAL FOR A MOTIVAÇÃO, SENTIMOS A NECESSIDADE DE FALAR DE ALGUÉM PARA OUTRA PESSOA, NÃO IMPORTANDO O QUE SEJA. ISSO PORQUE NÃO TEMOS A CORAGEM OU UM MEIO PARA DIZER PESSOALMENTE, JÁ QUE PODE SE TRATAR DE ALGUÉM QUE NÃO GOSTAMOS, OU PARA NÃO MAGOAR QUEM GOSTAMOS. O QUE PODE GERAR UM PROBLEMA, CASO A PESSOA FIQUE SABENDO.

“NÃO FAÇA COM OS OUTROS, O QUE NÃO QUER QUE FAÇAM COM VOCÊ”. ESSE É UM DITO POPULAR MUITO CONHECIDO E VERDADEIRO, PORÉM MUITOS NÃO DÃO IMPORTÂNCIA, E ESQUECEM QUE TUDO O QUE FAZEMOS TEM UM RETORNO. É PRECISO PENSAR NO QUE FALAMOS, COMO FALAMOS, DE QUEM FALAMOS E COM QUE FALAMOS, POIS ESSES PRINCÍPIOS IRÃO EVITAR OU CAUSAR UMA SITUAÇÃO. E AS CONSEQUÊNCIAS PODEM SER IRREVERSÍVEIS, E QUANDO REPARADAS DEIXAM SEQUELAS. POR ISSO É PRECISO PENSAR ANTES DE FALAR E VÊ SE HÁ NECESSIDADE DE FALAR. “SE VOCÊ NÃO PODE FALAR BEM DEUMA PESSOA, É MELHOR NÃO DIZER NADA.” (EPICTETO).