Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VALE A PENA FALAR?


É MUITO COMUM, O QUE NÃO SIGNIFICA SER NORMAL, AS PESSOAS FALAREM UMA DAS OUTRAS, POIS SEMPRE TEMOS ALGUMA COISA PARA APONTAR, CRITICAR, OBSERVAR, SEJA CONSTRUTIVA OU SIMPLESMENTE POR PRAZER, ACABAMOS POR NÃO AVALIAR A CONSEQUÊNCIA QUE TAIS ATITUDES POSSAM TER, TANTO EM RELAÇÃO AO OUTRO, COMO A QUEM ESTAMOS FALANDO. E COMO “TELEFONE SEM FIO”, ASSIM SÃO MUITAS CONVERSAS, QUE NO PERCURSSO SÃO DISTORCIDAS, GERANDO SITUAÇÕES MUITAS VEZES IRREVERSÍVEIS, O QUE FAZ CRESCER A INDAGAÇÃO: QUAL A NECESSIDADE OU QUAL A SENSAÇÃO CAUSADA EM FALAR DAS OUTRAS PESSOAS?

UMA DAS RAZÕES, É QUE NUNCA ESTAMOS SATISFEITOS CONOSCO, COM O PRÓXIMO E COM A VIDA. E PARA DEMOSTRAR ESSA INSATISFAÇÃO, APONTAMOS AS ATITUDES DOS OUTROS, FAZEMOS COTAÇÕES DE COMO SERIAM AS COISAS DE ACORDO COMO QUE PENSAMOS, E COM ISSO, ESQUECEMOS DE QUE O NOSSO EGO NUNCA SERÁ SATISFEITO. SEMPRE TEREMOS ALGO PARA FALAR, APONTAR, E O MESMO É FEITO CONOSCO.

OUTRO FATOR É O PRAZER QUE MUITOS SENTEM AO FALAR, FAZEREM OUTROS RIREM, TER PESSOAS POR PERTO SEMPRE INTERESSADAS NUMA NOVIDADE. O QUE COMPROVA QUE PESSOAS QUE VIVEM FALANDO DAS OUTRAS ESTÃO CERCADAS DE INTERESSEIROS, QUE SÃO OUVINTES, QUE MUITAS VEZES SERVEM DE “LEVA E TRÁS”.
SEJA QUAL FOR A MOTIVAÇÃO, SENTIMOS A NECESSIDADE DE FALAR DE ALGUÉM PARA OUTRA PESSOA, NÃO IMPORTANDO O QUE SEJA. ISSO PORQUE NÃO TEMOS A CORAGEM OU UM MEIO PARA DIZER PESSOALMENTE, JÁ QUE PODE SE TRATAR DE ALGUÉM QUE NÃO GOSTAMOS, OU PARA NÃO MAGOAR QUEM GOSTAMOS. O QUE PODE GERAR UM PROBLEMA, CASO A PESSOA FIQUE SABENDO.

“NÃO FAÇA COM OS OUTROS, O QUE NÃO QUER QUE FAÇAM COM VOCÊ”. ESSE É UM DITO POPULAR MUITO CONHECIDO E VERDADEIRO, PORÉM MUITOS NÃO DÃO IMPORTÂNCIA, E ESQUECEM QUE TUDO O QUE FAZEMOS TEM UM RETORNO. É PRECISO PENSAR NO QUE FALAMOS, COMO FALAMOS, DE QUEM FALAMOS E COM QUE FALAMOS, POIS ESSES PRINCÍPIOS IRÃO EVITAR OU CAUSAR UMA SITUAÇÃO. E AS CONSEQUÊNCIAS PODEM SER IRREVERSÍVEIS, E QUANDO REPARADAS DEIXAM SEQUELAS. POR ISSO É PRECISO PENSAR ANTES DE FALAR E VÊ SE HÁ NECESSIDADE DE FALAR. “SE VOCÊ NÃO PODE FALAR BEM DEUMA PESSOA, É MELHOR NÃO DIZER NADA.” (EPICTETO).
Onurb brubs
Enviado por Onurb brubs em 03/01/2019
Código do texto: T6542031
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Onurb brubs
Guarulhos - São Paulo - Brasil, 27 anos
3 textos (27 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/01/19 01:27)