ACREDITAR OU NÃO NO DESTINO (republicado)

Sei que muitos assim como eu, também acreditam no destino, mas muitos outros, usando o livre arbítrio como argumento o negam, e tem lá suas razões, afinal as escolhas são sempre nossas e ao fazê-las traçamos o caminho que iremos percorrer, porém esquecem eles de um detalhe muito importante, o imprevisto.

Na verdade o que nos acontece de imprevisto, é programado por alguma força superior a qual ignoramos a origem, mas que podemos sim, chamá-la: Deus.

Esclareço que não sou religioso na acepção da palavra, mas costumo ler a bíblia, buscando encontrar respostas para algumas questões. As

palavras de Jesus nos revelam a verdade de uma forma sutilmente abstrata, exatamente porque Sua intenção é que ao nos interessarmos em buscá-las e entendê-las, cheguemos a Ele.

Voltemos ao destino. Quando Pilatos durante o julgamento de Cristo lhe diz:

- “Não sabes que tenho poder para libertar-te ou condenar-te se assim o quiser?”

Jesus lhe responde:

-“ Não terias poder algum se do céu não te fosse dado”.

Parece-me muito primário que Deus lhe houvesse dado esse poder somente naquele momento, pois isso seria ignorar todo o seu passado

de guerreiro romano coberto de méritos, até chegar a ser Governador da Judéia e ter a oportunidade de julgar a Jesus. Claro que ele já nasceu para viver essa situação que o marcaria para sempre na história e haver sido nomeado governador, talvez para ele tenha sido algo imprevisto, ou quem sabe pelo menos imprevisível, mas já era essa a vontade do Supremo antes do seu nascimento, determinando assim seu destino.

Da mesma maneira devemos considerar a vida de Maria a mãe de Jesus, porque me é difícil acreditar que Deus, simplesmente a houvesse olhado lá de cima e decidido:

- “Essa será a mãe de meu Filho”

Claro que já tinha preparado seu espírito para suportar toda a dor de assistir ao martírio de seu Filho Jesus sem ter nenhuma reação que não fosse aceitar as circunstâncias, para o que certamente já fora predestinada.

Assim também as coisas que acontecem em nossas vidas mesmo, considerando nossas escolhas, fazem parte de nossa história sobre a terra que já está escrita em algum lugar (talvez no céu) e quando algum imprevisto contraria nossa vontade e nos desvia do caminho que traçamos é porque uma força superior já tem outro caminho determinado para nós independente de nos ser conveniente ou não..

Quando acontece um grande acidente aéreo com muitos mortos e alguém escapa por não haver conseguido chegar a tempo de embarcar no voo, o imprevisto que o impediu de fazê-lo, na verdade só era imprevisto para essa pessoa, pois já estava escrito em seu destino que sua hora não seria aquela..

Como nos julgamos donos de nossas vidas sem sequer saber se chegaremos a ver a luz do dia seguinte, ou permaneceremos para sempre na escuridão em que adormecemos, tendemos a achar que o destino não existe e que nós o escrevemos, o que visto pela ótica dos rápidos exemplos que citei acima, confirma que somos donos de nossa vontade, mas que, verdadeiramente não a conduzimos, estando assim sujeitos ao nosso destino.

Jogon Santos
Enviado por Jogon Santos em 18/01/2019
Reeditado em 15/03/2019
Código do texto: T6553761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.