Assédio Moral

Na era da informação na qual o mundo se encontra, é comum, ao se navegar pelas redes sociais, ler textos, assistir vídeos e ver imagens acerca da insatisfação das pessoas com aqueles que foram escolhidos para representar o povo. Porém, esta insatisfação é, na maioria das vezes, direcionada às esferas mais distantes de nossa realidade. Atacar o presidente, o deputado ou o governador com críticas e publicações é muito cômodo, devido ao fato da retaliação não chegar até o reclamante.

Na esfera municipal, principalmente nas pequenas cidades, corajoso é aquele cidadão que diz o que pensa e critica a administração quando a mesma não corresponde aos anseios do povo, pois ali as consequências chegam, e muito mais rápido do que se possa imaginar.

Quando o cidadão não aplaude as ações do executivo, quando ele aponta as deficiências e falhas da gestão, logo ele e sua família começam a sentir na pele os contra-ataques da equipe administrativa.

Nesse momento surgem os tão temidos Assédio Moral e perseguição política, que podem destruir uma pessoa, física e psicologicamente. A perseguição política influencia de maneira deveras negativa na vida da pessoa, pois ela não consegue acesso aos serviços oferecidos pelo município, tais como saúde, atendimento digno em órgãos públicos, seus filhos e parentes são diminuídos perante a população.

Quando o indivíduo é um servidor público municipal, as coisas são ainda piores. Pois o assédio moral, para ser denunciado, é muito dificultoso, pois envolvem outras pessoas, que por medo de serem prejudicadas, quase sempre não colaboram com a vítima. Então, os desafetos dos prefeitos Brasil afora sofrem, são vítimas de um crime que a cada dia se repete com maior frequência no âmbito das repartições públicas.

Ele é arrancado de seu local de trabalho e alocado em outros, que de uma forma ou de outra o prejudicam diretamente, sejam pela distância de suas casas ou pela subordinação à qual serão submetidos. O temor de perder o salário e o sustento de sua família faz com que esse crime do qual é vítima quase nunca seja denunciado, e a morosidade da justiça faz com que aqueles que se encorajam a denunciar, fiquem em situações ainda piores do que as quais ele se encontra.

O assédio moral, motivado pela perseguição política, pode trazer consequências irreparáveis, tanto para quem é vítima, quanto para quem é o autor, pois uma pessoa pressionada por uma situação dessa magnitude, quando se sente sobremaneira acuado, não raro ele tende a revidar, e de uma forma irracional, tenta imprimir ao seu perseguidor um dano tão grave quanto aquele que vem sofrendo. Existem casos de agressões verbais, físicas, tentativas de assassinato e até mesmo sua consumação, pois os limites de um ser humano constantemente oprimido, humilhado e assediado são de uma certa forma desconhecidos, e não se pode mensurar o nível de sentimento negativo que tal indivíduo acumula.

Portanto, é necessário repensar a administração, pois a liberdade de expressão é um direito garantido por lei, que deve ser respeitado por aqueles que alcançam o poder. É necessário a consciência de que a administração não agrada a toda a população, e aqueles que se sentem prejudicados tem o direito de expressar a sua indignação. Ser uma pessoa pública traz este tipo de consequência, e ninguém que se propõe a governar estará livre do escrutínio social. Retaliar os que não o aprovam é crime, e a justiça pode um dia chegar, lenta pela caminho correto, ou rápida como um raio, quando feita pelas mãos daqueles que são tão duramente prejudicados, perseguidos e assediados.

Fábio Rocha Borges
Enviado por Fábio Rocha Borges em 28/01/2019
Código do texto: T6561580
Classificação de conteúdo: seguro