Identidade

Falamos muito, nos dias de hoje, que nossa identidade define nossas atitudes, ações, sentimentos e até nosso futuro. Quando não conhecemos a nós mesmos, ficamos à deriva de muitas perplexidades e dificuldades em nossa vida.

De fato, não deveríamos ser definidos pelo que temos, fazemos ou o que pensam de nós. Quem nós somos em essência, deveria se pautar pelo relacionamento mais profundo que a pessoa pode ter nesta vida -- o relacionamento com o Criador. Então o valor de uma pessoa está no tipo de relacionamento que ela possui com seu Criador. Claro que existe uma diferença em nosso senso de valor pessoal e nosso verdadeiro valor. O relacionamento íntimo (comunhão) com Deus nos levará a relacionamentos verdadeiros com outras pessoas e também nos levará a um senso de valor pessoal que nenhum conceito utilitarista ou de auto ajuda conseguirá nos trazer. Tornaremo-nos seres humanos mais autênticos e teremos paz. Esta paz, no entanto, não significa ausência de lutas e conflitos, pois continuaremos vivendo tensões, medos, ansiedades, dores, aflições e todo tipo de sofrimentos. É a triste condição humana neste planeta: uma condição de orgulho e miséria, erros e acertos, alegria e tristeza, dor e prazer, morte e vida.

O que na verdade encontramos quando olhamos dentro de nós mesmos com honestidade é isso – egoísmo, inveja, ódio, vaidade, ressentimento, amargura, vazio, loucura...

E não sejamos ingênuos em pensar que amor, generosidade, perdão, esperança, fé, humildade e demais virtudes estejam dentro de nós como se fosse algo intrínseco, natural. Natural é a luta pela sobrevivência, pela continuação da espécie numa combinação de ‘genes egoístas’. Afinal de contas, precisamos levar este raciocínio até sua conclusão lógica e não postularmos cientificismos irracionais, nos iludindo e pensando que o altruísmo, por exemplo, faça parte da estratégia de sobrevivência da espécie.

Então o que deve nos impulsionar em todas as facetas da vida é o relacionamento com esta pessoa definidora de toda a razão da existência e de todo sentido de valor pessoal – O Deus Trino.

ammaceda
Enviado por ammaceda em 14/03/2019
Código do texto: T6598174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.