O QUE É SER ESCRAVO HOJE?

Sobre a escravidão nos dias de hoje, cito dois exemplos que, na minha concepção estão praticamente interligados: Tecnologia e Beleza.

O que é ser belo no mundo atual?

Ser como as mulheres e homens das capas de revistas, das propagandas de shampoo, das fotos perfeitas do Instagram.

As pessoas não estão satisfeitas com sua aparência. Um pouco de silicone aqui, uma afinada no nariz, na bochecha, um pouco de botox, sem contar com as horas que passam fazendo todo tipo de drenagem para ficarem com zero gordura localizada e com barriga de tanquinho, tudo isso para que? Para adentrarem no outro tipo de escravidão, a tecnológica. Ora! Se eu consegui chegar a um ótimo padrão de beleza, não foi para ficar melhor apenas para mim, mas para os outros. Preciso abastecer minhas redes sociais com fotos de todos os ângulos, para mostrar ao mundo como estou linda e assim ganhar muitos likes de aprovação. O ser humano se torna escravo da aprovação do outro. Se eu não ganho likes, então alguma coisa está errada comigo. Somos escravos dos smartphones, é como uma força incontrolável que nos faz ficar olhando de minuto a minuto as notificações que chegam no aparelho. Se você observar nos restaurantes, muitas famílias, amigos ou casais, dificilmente estão conversando entre si, mas cada um com seu aparelho celular, deixando de viver o momento, para postar o momento, deixando de conversar com quem está do lado, para dar atenção a quem está no WhatsApp. A tecnologia está escravizando as pessoas, fazendo com que fiquem cada vez mais sozinhas, cada vez mais conectadas aos algoritmos que ela nos impõe, sem contar os selfies que nosso Narciso insiste que façamos várias vezes ao dia.

No começo deste texto, citei apenas dois tipos de escravidão nos dias de hoje, mas ao discorrer sobre o tema, percebi que maior que a tecnologia e beleza, a aprovação do outro é que nos torna escravos. Preciso ser melhor para que o outro me aceite, preciso ter coisas melhores para que o outro me “siga”.

Se você não tiver maturidade para discernir o que é bom e ruim para sua vida, haja vista que, a tecnologia abre portas para o mundo do conhecimento, facilmente terá seu intelecto acorrentado a coisas pequenas.