Cantareira - um canto de encanto. EC

Comum, banal e restrita são palavras inadequadas em um texto que mencione minha cidade de números e medidas extraordinárias. Àqueles que são pouco familiarizados com esta metrópole intensa, posso em uma visão bem simplória, convidá-los a imaginar um gigante deitado na transversal de aproximadamente 65km : seu braço esquerdo estendido ao leste aponta para a direção da nascente do Rio Tietê, que a cruza até a divisa Oeste com Osasco. Na região onde determinaríamos seu estômago há um centro comercial pulsante, e as pernas se estendem no sentido Sul, pendendo seus pés no declive da Serra do Mar. Uma regra de eficiência prega a análise em frações para que se possa compreender o todo. Por tal motivo, detenho-me em apresentar a região da "cabeça" deste gigante : A Serra da Cantareira.

De diversos pontos da cidade, seguindo para o Norte é possível visualizar um imenso paredão verde, fazendo limite com outros municípios como Mairiporã, Caieiras, Guarulhos. Alí, acima do Horto Florestal se "refugiaram" nas décadas de 70 e 80 personalidades da cultura brasileira, buscando um oásis de tranquilidade, oxigênio e silêncio sem sair da cidade. Hoje a região congrega aconchegantes restaurantes, hotéis, antiquários, mosteiros religiosos, casas requintadas e residências humildes também. Sabe-se de paulistanos que se hospedam por um final de semana na região, encantando-se com a vista maravilhosa da mata Atlântica ainda disponível. Desfrutam da sensação serrana, sem comprometerem-se com estrada ou pedágios. Já em alguns pontos mais populares, o fluxo de mochilas é habitual, especialmente para os que anseiam visualizar a metrópole por um ângulo sereno.

Vale esclarecer sua denominação com um pouco de história: No século XIX vencer a enorme muralha geográfica era roteiro obrigatório para os tropeiros que almejavam o interior e o Estado de Minas Gerais. A região repleta de nascentes e cascatas servia de apoio para abastecer os potes (cântaros) onde armazenavam àgua para o trajeto. Conta-se que as hospedarias da Serra possuíam armários específicos destinados a comportar estes vasilhames durante a estadia dos tropeiros : Cantareiras.

Eis um pequeno detalhe desta megalópole que de tantas outras formas distintas poderia ser apresentada.

Há de tudo em São Paulo... até aconchego !

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Encantos de Minha Cidade

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/encantosdaminhacidade.htm