Riscos Ambientais

Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos ao meio-ambiente e aos seres vivos!

CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS

Riscos naturais – não pode ser facilmente atribuídos ou relacionados á ação humana.

RISCO TECNOLÓGICO

Processo de produção (recursos, equipamentos e maquinário).

RISCO SOCIAL

O risco social é a maior parte dos riscos que nos atenham ás suas causas sociais que atentemos para suas consequências! Tipos de riscos principais que podem afetar ou ser afetados pelos riscos sociais e a sociedade humana. Esses riscos são chamados de endógenos e exógenos.

RISCOS ENDÓGENOS

São relacionados aos elementos naturais e ás ameaças externas, como terremotos, epidemias, secas e inundações.

RISCOS EXÓGENOS

São relacionados diretamente ao produto das sociedades e as formas de política e administração adotadas, como: crescimento urbano, formação de povoamentos, industrialização, densidade excessiva de alguns bairros.

ANÁLISE DE DIFERENTES TIPOS DE RISCOS

1 – Análise somente dos riscos físicos.

2 – Avaliação dos riscos que as atividades humanas causam ao meio-ambiente.

3 – Análise de riscos ecológicos – riscos as espécies e ao ecossistema.

4 – Análise de risco humano – vinculado á área de saúde pública, enfatizando a probabilidade de efeitos indesejáveis á saúde humana.

5 – Análise de risco tecnológico acidental – usado na área industrial e militar, destinado a avaliar danos ao homem.

SISTEMAS DE RISCOS

É utilizado para enfatizar quando um risco é fortemente interligado a outros no espaço e/ou no tempo, pode ser utilizado para explicar as ligações entre causa e efeito, tanto em macroescala (região metropolitana) ou bacia hidrográfica (indústria).

BACIA DE RISCOS

A bacia de riscos reforça a ideia de interligação, convergência em um local ou mesmo em uma região de dois ou mais riscos, que até podem vir a manifestar-se ao mesmo tempo. Exemplos: riscos de origem natural com riscos de origem tecnológica e/ou social. Forte precipitação (natural) – associada á ocupação de várzeas (social) e a construção de avenidas e a retilinização de um curso de água (tecnológica), fazendo aparecer uma área que é alagada constantemente, no local onde antes havia brejos e matas ciliares. Nesse caso, temos vários riscos de origem diferentes e que juntos contribuem para formar uma bacia de riscos.

RISCO E VULNERABILIDADE

Fórmula de risco R = A + V – leva em conta que basta existir uma ameaça (A) ou a possibilidade de ocorrer algo de estranho de diferente para que exista um risco (R).

Se a vulnerabilidade for igual a zero v = 0, o risco resultante será em 1.

R = 1 + 0 = 1

Exemplo: risco de inundação de habitações.

A = ameaça – representada pela cheia dos rios e períodos de chuva.

V = relacionada á presença de casas nas planícies de inundações ou áreas sujeitas a tal ameaça.

Rio enche = 1 – A = 1

R = A + V

Moradias próximas = 1V = 1

R = 1 + 1 = 2

R = risco

A = ameaças

V = vulnerabilidade

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 23/04/2019
Código do texto: T6630407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.