Thomas Malthus

Thomas Malthus foi um economista inglês do final do século XVIII (18) e início do século XIX(19). Foi importante no estudo do crescimento populacional, desenvolvendo a teoria malthusiana. Atuou como professor universitário, demógrafo e erudito. Sendo considerado até a atualidade o precursor da demografia mundial.

Biografia resumida

- Estudou no Jesus College, formando- se em Teologia e Filosofia.

- Ordenado sacerdote da Igreja Anglicana no final do século XVIII.

- Comandou a paróquia de Albury.

- Foi professor de Economia Política em Haileybury (de 1805 até a morte).

Nascimento

Thomas Malthus nasceu no condado de Surrey (cidade localizada no sudeste da Inglaterra) em 14 de fevereiro de 1766.

Morte

Thomas Malthus morreu na cidade de Bath (Inglaterra) em 23 de dezembro de 1834 (aos 68 anos de idade).

Principal teoria

- De acordo com sua teoria a população mundial cresce em progressão geométrica (pg), enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética (pa). Estes cálculos eram feitos utilizando a Lei de Malthus, sendo esta composta, por um conjunto de fórmulas matemáticas que tinha como objetivo projetar o crescimento populacional em curto e médio prazos. A teoria malthusiana explicava, a existência da fome, pobreza e miséria no mundo. Apontava como uma das principais soluções o controle de natalidade.

Suas Principais obras foram:

- Um Ensaio sobre o Princípio de População - 1798

- Uma Pesquisa sobre a Causa do Presente Alto Preço dos Alimentos -1800

- Princípios de Economia Política, tendo-se em vista sua Aplicação Prática - 1820

- Definições em Economia Política - 1827

- Ensaio sobre o princípio da população - 1846

Frases:

- "Pessoas sem restrições aumentam geometricamente. A subsistência só aumenta apenas aritmeticamente".

- "Parece que é uma das leis inevitáveis que alguns seres humanos sofram pela miséria. Estas são as pessoas que, na loteria da vida, fracassaram".

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 14/05/2019
Código do texto: T6646814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.