REMINISCÊNCIAS OUTRAS

00.417

Sábado, 10 de Novembro de 2018

" O couro comia"

Uma pequena frase com mais de um sentido. Ou seria "dizer?" Sim, porque podia se referir a excesso, ou até mesmo briga. Mas nesse caso era o racha entre a molecada. Ou à rapaziada, já adultos jovens, nas faixas de idade entre 18, 20 ou 25 anos. A pelada* era um compromisso sagrado da turma.

Quase sempre aos Sábados e Domingos porque a maioria trabalhava. Não era como hoje onde grande parte já nessa idade está à custa dos pais, só estudando. E alguns, nem isso. Como os tempos mudaram.

Era num campinho careca, sem nenhum resquício de grama. Mas era o suficiente para proporcionar prazer em todos. Fora alguns arranhados e ralados, todos escapavam inteiros. Ou quase. Valia ali só a diversão, mesmo. Mas até que saía uma quizumba*, vez ou outra. Mas nada que uns sopapos pra lá e pra cá não resolvesse a questão. Após isso, tudo voltava como dantes. A amizade continuava.

Antes e depois a turma se reunia na porta da padaria do bairro. Mas sempre do mesmo lado, o da esquerda. Porque do lado direito era de outra turma. Essa não jogava pelada. Só curtia um baseado*. Mas não havia atrito entre as patotas. Mas todos se conheciam entre si.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/05/2019
Código do texto: T6653992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.