" L' ETAT C'EST MOI !" "O ESTADO SOU EU ! "

DEUS SEJA LOUVADO !

QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS REPOUSE SOBRE TODOS NÓS !

JESUS! – NOME QUE SALVA !

“O SENHOR É O MEU PASTOR;NADA ME FALTARÁ !

SALMO 23

**************************************

JESUS!

ESTE CORAÇÃO QUE ABRIGA MEU AMOR

QUE CORRE POR TI, É COMO UM MANANCIAL

CUJAS ÁGUAS NUNCA SECAM ! esther

***********************************************************

“L’ ETAT C’EST MOI !” /

“ O ESTADO SOU EU ! “ // LOUIS XIV

“ O Estado sou eu!”,dizia * Louis XIV, bem ao contrário do que pensava seu pai, Louis XIII.

Para este, as preferências eram , antes, a caça e as guerras. Mais do que a Ciência da Política.

Mas seu filho não se contentava com pouco.Queria mais do que uma Economia fortalecida pelas exportações ou pelo monopólio na India ou na América. O prestígio francês deveria aliar-se ao poderio econômico

O *Cardeal Mazarin lhe mostrou o sentido do Estado e a concepção do Poder Absoluto. Que ele recebeu muitíssimo bem.

Luis XIV pretendia ser a autoridade e a lei suprema no seu reino.

Sustentado pela teoria de * Bossuet que colocava o Absolutismo dos reis Na Vontade Divina,Louis XIV apaixonou-se pela ideia.

E assim, para ele, ao povo, isto é, aos vassalos, só cabe obedecer!

Então, suprimiu o * Port Royal e restringiu os privilégios do Clero e do Parlamento.

Mas a Corte, instalada em Versailles, abrigou os membros da Nobreza,que viviam no luxo,favorecidos pela isenção de impostos,doações de terras e das funções públicas.

O Château de Versailles (Castelo de Versailles) tornou-se o centro da elegância, da etiqueta, da finesse e da polidez. A Corte dava o tom a toda a França.

Mas

As guerras faziam parte da política externa do * Rei- Sol. Queria o expansionismo.

E a perseguição aos protestantes foi um profundo desastre. Cerca de 300 mil huguenotes, que eram donos de manufaturas e comerciantes, fugiram para a Holanda, para a Inglaterra e para a Alemanha, levando seu capital e seus conhecimentos.

Conta-se que em seu leito de morte, disse ao seu bisneto Louis XV que iria sucedê-lo:” Eu gostei muito das guerras e também gastei exageradamente. Não siga meu exemplo!”

Quando o Rei- Sol morreu, a frase “ O Estado sou eu!” estava rompida, lacerada, esfarrapada, pois o que se tinha, era uma França que jazia arrasada economicamente.

Era como se o prestígio do rei, pairasse indiferente, sobre as ruínas de seu país!

******************************************************

* Louis XIV reinou de 1643 a 1715 (período mais longo de um reinado: 72 anos,incluindo-se aí o tempo a partir de seus cinco anos de idade)

* Rei-Sol / Ele mesmo se proclamou Rei – Sol por se sentir com poderes ilimitados .O Astro- Rei brilha pra todos. E passou a mostrar ao público, as suas atividades cotidianas. Os seus gestos eram públicos.

Sua maior obra foi o suntuoso Château de Versailles, que fica a 16 km, de Paris.

*******************************************************

* Mazarin

• O cardeal Jules Mazarin era um cardeal, diplomata e político italiano , que serviu como ministro-chefe do rei da França de 1642 até sua morte em 1661. E até sua morte ,efetivamente , dirigiu a política francesa ao lado do monarca, Luís XIV.

* Bossuet

Jacques-Bénigne Bossuet- (Dijon, 27 de Setembro de 1627 — Paris, 12 de Abril de 1704) foi um bispo e teólogo francês. Bossuet foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político; ele criou o argumento que governo era Divino e que os reis recebiam seu poder De Deus.

*Port Royal

Era uma Abadia

Procurando eliminar o jansenismo, que crescia como uma ameaça política, Luís XIV obteve do Papa Clemente XI, em 1705, a bula Vineam Domini, renovando as condenações prévias à doutrina e em 1709 finalmente a comunidade foi extinta. O próprio Luís XIV ordenou a dispersão das freiras de Port-Royal para diversos outros conventos.

Considerações Pessoais e

Pesquisado em

R.Q.Cobra

Doutor em Geologia

e bacharel em Filosofia.

1997

********************************************************

MULHER MERECE RESPEITO !

“ MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!”

*********************************************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 03/06/2019
Reeditado em 06/06/2019
Código do texto: T6663912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.