Queremos vivê-la em cada vão momento

Escrito em 14/6/2019

Sobre a importância da democracia para o desenvolvimento da nação

Declarada essencial e inquestionável em nossa sociedade moderna, foi desenvolvida e aplicada a democracia como forma de governo a fim de exaltar um melhor funcionamento do meio social. concorda-se que ela preza por toda a igualdade, valores e direitos antes batalhados e que agora podemos desfrutar em nosso oásis de opiniões.

Em prática, a "demo"(povo)"cracia"(poder) não parece concordar com seu modo de ser. Como Rousseau afirma em sua célebre obra "Do Contrato Social", não existe democracia perfeita, principalmente em grandes grupos, pois com o aumentos da população, torna-se mais difícil desempenhar o verdadeiro valor da democracia.

Mesmo tão questionada e até mesmo esquecida, não podemos deixá-la somente no papel ou desacreditar em sua força. Devemos agradecê-la por nos dar direitos inalienáveis para o progresso da nação, tais como a liberdade de expressão, direito ao voto, igualdade de direitos. Mas por que ela parece tão ameaçadora e mal-vista?

Ou porque muitos não têm a informação do que ela traz, ou porque seus valores estão se invertendo. a partir do momento em que esperança se torna estupidez e disciplina em escravidão, a situação pode ser perigosa. Infelizmente, nosso país preza mais pelos valores invertidos dos que apontam para a direção certa.

Como percebemos que nossa situação não está seguindo o lema da bandeira ao passo que muitos pensam ser tudo culpa da democracia, a situação só tem a desandar. desacreditar na democracia é prender-se à crise do pensar social, que coincidentemente retrata o momento o qual passamos. É um período de descaso por nós mesmos e horror de todo o resto. E alimentar a insatisfação só leva tudo por água abaixo.

Em virtude dos fatos mencionados, resta a nós parar de esperar e começar a agir de vez. É nosso dever construir a democracia nunca prometida. Para que sigamos as boas palavras da Constituição, precisa-se dar maior rigidez às leis, sem desconstruir nosso valores. Olhar para nosso ambiente é o mesmo que se olhar no espelho, basta um movimento nosso e nossa imagem se transforma.