Dissociação de realidades (Modelo Enem)

A humanidade sempre buscou formas de dinamizar suas interações sociais, algo que pode ser percebido nos mecanismos linguísticos criados para se atingir o apogeu comunicativo. No espaço virtual uma dessas formas pode ser prejudicial, pois abarca a auto-exposição exacerbada e implica na alteração do comportamento em transtornos psicossociais. Medidas devem ser tomadas a fim de mitigar os impactos negativos dos excessos no uso das redes sociais.

No que tange a exposição em demasia, é importante corroborar o papel que o Facebook possui como veículo que possibilita a autopromoção dos usuários acometidos que, por vezes, criam uma atmosfera de "vida perfeita" ou de "super-humanos", o que não é verídico, visto que na vida privada (longe das redes sociais) essas pessoas também enfrentam dificuldades como quaisquer outras, possuindo inúmeros fatores limitantes à serem confrontados. Desse modo, é perigoso que ocorra o aprisionamento num mundo fictício e o esquecimento da realidade, pois isso faz com que o indivíduo se aprisione numa esfera ilusória, abstraindo, assim, a realidade tangível.

Ademais, sobre os transtornos psicossociais decorrentes da busca desgastante por uma perfeição inexistente, algo muito comum nos traços de quem abusa disso nas redes sociais, é possível ilustrar tal situação no conto "Um homem célebre" de Machado de Assis, cujo personagem central vive a ilusão de condicionar sua existência à um reconhecimento externo, vivendo constantemente frustrado e deixando transparecer resquícios de um comportamento depressivo. É preocupante notar que esse modo de dissociar a realidade também é um traço de quem abusa das interações virtuais.

Infere-se, portanto, que em virtude dos fatos supracitados, cabe ao Estado, por intermédio de ações interministeriais entre Saúde e Educação, seguindo preceitos kantianos expostos na frase "O homem é aquilo que a educação faz dele", a divulgação de campanhas educacionais sobre a importância do uso moderado e consciente das redes sociais, visando atenuar os riscos provocados pelos excessos, além de causar reverberação para a questão da saúde mental dos usuários. Isso deve ser feito tanto nos espaços educacionais, quanto nos virtuais, abarcando, dessa forma, o máximo de pessoas possível. Estima-se que apenas assim, a questão seja atenuada, além de trazer uma reflexão de curto prazo acerca da importância de não dissuadir o espaço virtual do mundo real, assim, a humanidade poderá continuar com seus aperfeiçoamentos comunicativos, otimizando a qualidade de vida em coletividade.