Revisão De Fisioterapia No Trabalho

Associação Internacional De Ergononomia

A Associação Internacional de Ergonomia (International Ergonomics Association) – IEA é uma federação de 42 organizações de ergonomia – ABERGO e a APERGO – Associação Portuguesa de Ergonomia.

Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO

A ABERGO é uma associação sem fins lucrativos cujo o objetivo é a divulgação das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, considerando as suas necessidades, habilidades e limitações.

Classificação (Domínios)

Ergonomia física. Cognitiva e organizacional.

ABORDAGENS

Ergonomia de concepção e conscientização. “Compreender a situação de trabalho significa analisá-las detalhadamente em suas dimensões físicas, cognitivas e organizacionais.”

Ergonomia Física

“Busca adequar as exigências do trabalho aos limites e capacidades do corpo, através de interfaces adequadas para o relacionamento física homem-máquina.”

Ergonomia Cognitiva

“Relacionado com processos mentais na execução do trabalho; percepção, memória, raciocínio, tomada de decisão e carga mental de trabalho.”

Ergonomia Organizacional

“Otimização dos sistemas sócio-técnicos: organização, tempo real de trabalho em grupo, tomada de decisão, comunicação e trabalho cooperativo.”

Ergonomia De Concepção

Ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante a fase inicial do projeto do produto, da máquina ou do ambiente!

Ergonomia De Correção

A ergonomia em situação real já existente, existe para resolver problemas que se reflitem na segurança na fadiga excessiva, em doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 08/08/2019
Código do texto: T6715769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.