Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A gosto do que seja respeito




RESPEITO: substantivo masculino
1.ato ou efeito de respeitar(-se).
2.consideração, deferência, reverência.


RESPEITO! Uma atitude a ser sentida, e praticada, entre os elementos que convivem em sociedade. É mesmo uma ação de suma importância entre os relacionamentos, pessoais e/ou virtualizados, a fim de que sejam firmados num cenário de desenvolvimento pacífico.

Quem aprende a respeitar, aprendeu o que seja educação, convivência social benéfica e saudável. Sem respeito não tem diplomacia; e sem diplomacia formam-se ambientes nocivos, improdutivos, nervosos; ambientes onde a agressividade predomina, não se formando diálogos saudáveis ao entendimento das questões que permeiam, na resolução dos conflitos de opiniões, que vão surgindo.

Fácil constatar que os limites das convivências humanas se esbarram na boa educação, onde o respeito é ferramenta a ser usada, para delimitar o direito seu, e do outro.

Em pequenos gestos demonstramos nossa boa educação; como nos portamos em casa: levando o prato da mesa á pia, ou deixando para que outros o façam; parando na frente das portas nos corredores de ambientes públicos, atrapalhando o trânsito livre, ou identificando a necessidade de respeitar o ambiente e, por exemplo, usar o banheiro com asseio, sem deixar à mostra, seus dejetos.

Um bom dia; muito obrigado pela atenção; até logo; desculpe...
Sorriso simples, em atenção e deferência, ao caixa do mercado, ou frentista do posto, ou à professora que cuida e educa; gestos simples e fáceis, mas que as pessoas parecem ter dificuldades em exercitar, expressar. Porque não são ensinadas? Provavelmente ou mesmo por preguiça mental.

Mas na era digital, onde as redes sociais deixam a todos que a praticam, mais expostos, a má-educação se virtualizou, e parece que o respeito não tem mais nenhuma significação.  Erro difícil, de desagradáveis consequências ao endurecimento nas relações humanas, onde o afeto e carinho são necessários, mas se não praticados, deixam de produzir efeitos de proteção e amizade; e nos esconderijos onde se formam as mentes atrofiadas em sua alienação, as doenças mentais vão surgindo, fazendo estudiosos começarem a imaginar o que poderemos esperar dessa geração, que no futuro, dirigirá, governará, nosso mundo...
Como será?

O respeito sempre será elemento preponderante às convivências, e nas resoluções de conflitos, seja em que esfera ele se fizer necessário.
Pois é no desrespeito que se foram as guerras. E é no respeito e civilidade que se firmam pactos e transações importantes para o progresso das civilizações humanas.

- O SEU DIREITO ACABA ONDE COMEÇA O DIREITO DO OUTRO!
- O SEU DEVER COMEÇA, ONDE COMEÇA SUA OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR!


Theresa Leitte
Enviado por Theresa Leitte em 13/08/2019
Código do texto: T6719630
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Theresa Leitte - Recanto das Letras). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Theresa Leitte
São Paulo - São Paulo - Brasil
18 textos (408 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/09/19 17:15)
Theresa Leitte