Síndromes Dolorosas Crônicas

As síndromes dolorosas crônicas de origem miofascial da região cervical são muito freqüentes na prática clínica e como tal devem ser reconhecidas. Suas características mais comuns são: dores localizadas nas regiões craniana, cervical, periescapular e membros superiores, muitas vezes bizarras, não podendo ser referidas a estruturas anatônicas ou irradiação radicular; de caráter crônico (duração do quadro maior que três meses); resistentes aos tratamentos analgésicos convencionais; exames complementares normais ou com alterações que não correspondem à intensidade e localização do quadro álgico em si. São pacientes ansiosos e com incapacidade funcional para suas atividades diárias normais. O diagnóstico é clínico e depende da anamnese cuidadosa, buscando identificar os fatores desencadeantes e mantenedores do quadro doloroso, de um exame físico detalhado, principalmente pela palpação e busca dos pontos-gatilhos ativos e latentes e local da dor referida, e também por exclusão das outras patologias. O tratamento se baseia na identificação dos pontos-gatilhos e atuação direta sobre os mesmos, através das infiltrações com anestésicos locais,“ sprays congelantes”, medidas de medicina física e medicação analgésica de ação periférica e central.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 14/08/2019
Código do texto: T6720382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.