Rolando Lero - Perfil

Rolando Lero é um dos personagens da Escolinha do Professor Raimundo, interpretado por Rogério Cardoso. Este personagem fazia graça "enrolando" o Professor Raimundo, já que ele nunca sabia as respostas. O personagem contribuiu com o bordão "Captei vossa mensagem, amado guru" e variantes, que acabaram por se tornar parte da fraseologia do português falado no Brasil.

A participação do personagem dá-se da mesma forma que com a maioria dos demais alunos da escolinha. O professor o chama para responder uma pergunta e então ele levanta e diz o bordão saudando o mestre. Após ouvir a pergunta, que geralmente não sabe a resposta correta, Rolando Lero conta alguma história, contorna a pergunta e a devolve para o professor, tentando sensibilizá-lo com dramaturgia. O professor, um pouco impaciente, resolve dar uma dica e diz a primeira sílaba da palavra que é a resposta. Em seguida, diz ter captado a mensagem, mas ele sempre interpreta mal e completa a palavra com uma resposta errada. Por fim, o professor Raimundo pede para o aluno Ptolomeu, personagem estilo nerd que sempre tem as respostas corretas, para responder a pergunta. Ao ouvir a resposta correta de Ptolomeu, Rolando Lero demonstra sua repulsa ao colega.

Na cultura popular brasileira, advogados levam fama de falarem demais e tentarem enrolar outras pessoas com discursos cheio de palavras pomposas e vazio de significado. O discurso de Rolando Lero tem exatamente a mesma característica. Ele dispõe de um vocabulário rebuscado e elitizado, mas que demonstra ser pobre de conhecimento. Seu discurso é uma tentativa de ludibriar o professor.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 14/08/2019
Código do texto: T6720395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.