Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Brasil: país brasileiro

A cultura de um povo é sua identidade. O que podemos perceber é que com o passar das décadas a sociedade brasileira, sobretudo os jovens, passa por uma transição perigosa que ameaça a continuidade de nossa cultura típica.
Pode-se dividir os jovens brasileiros em dois grupos bastante distintos. Um que se interessa pelos assuntos nacionais e sabe de seu papel para a mudança dos quadros que nos envergonham – desigualdade social, corrupção política, descaso com educação - e outro que busca se adequar rapidamente a mais nova moda americana, além de sua visão política se restringir a odiar o país e não ver a hora de se mudar dele.
Esta aculturação brasileira deve-se a falta de patriotismo da maior parte da população. Um país onde as grandes conquistas foram dadas sem consideráveis mobilizações sociais, não é capaz de formar jovens dispostos a valorizar sua pátria.  O Mc’Donalds e os filmes de Hollywood tornaram-se imprescindíveis.
Assim como os índios sofreram a desindianização com a colonização portuguesa, sofremos a perda de nossa identidade cada vez que um jovem diz repudiar MPB, nordeste, feijão com arroz, carnaval e cinema nacional – que é apenas sexo, como gostam de criticar.
 A identidade de um povo é o principal fator de união do mesmo. Se esta se perde, perde-se a força da nação. Brasil: Estamos entregues!
Juli Koch
Enviado por Juli Koch em 28/09/2007
Código do texto: T672332

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Juli Koch
São Paulo - São Paulo - Brasil, 27 anos
17 textos (18162 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 05:27)
Juli Koch