REDAÇÃO SOBRE DESASTRES AMBIENTAIS

DESASTRES AMBIENTAIS

A obra musical " A mancha”, do cantor pernambucano Lenine, retrata a poluição ambiental por derramamento de petróleo nos rios, o que causa uma enorme " mancha" nas águas. Fora da arte, a temática dos desastres ambientais configura- se como um grave problema no mundo atual, seja pela relação desequilibrada entre homem e natureza, seja pela ineficiência de medidas de proteção ao meio ambiente. Assim, é necessário discutir tais entraves e buscar caminhos para solucioná-los.

Convém ressaltar, a princípio, que é imprescindível manter uma relação equilibrada entre homem e natureza. Nesse viés, é válido mencionar o lirismo do poeta árcade Cláudio Manoel da Costa, que via na paisagem natural de Minas Gerais uma inspiração para seus sonetos. No contexto atual, tal cenário sofreu grandes catástrofes causadas por erros humanos, como a de Mariana, em 2015. Diante disso, constata- se que o ser humano não está devidamente consciente sobre o seu papel enquanto agente de preservação do meio natural.

Outrossim, destaca- se a ineficiência de medidas preventivas para desastres ambientais, marcados pela negligência de empresas e do poder público. Sobre isso, investigações do Ministério Público e da Polícia Federal constataram que alguns sinais indicativos dos desastres foram ignorados, bem como as devidas medidas de intervenção não foram tomadas. Exemplo disso foi o acidente em Brumadinho no começo do ano em curso, causando inúmeras mortes, degradação ambiental e perdas irreparáveis à comunidade local. Dessa forma, esses acontecimentos contrariam o que está escrito no artigo 225 da Constituição Federal, que pontua: “ todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente preservado” [...].

Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de evitar novos desastres ambientais. Desse modo, é fundamental que o Ministério do Meio Ambiente crie um plano estratégico de prevenção e recuperação ambiental mediante a participação de empresas. Ademais, o Governo Federal, em atuação conjunta com o Ministério da Segurança Pública, precisa fiscalizar as regiões mais vulneráveis aos desastres naturais a fim de garantir a segurança dos moradores desses locais. Por fim, as ONG’s que defendem o meio ambiente, através de campanhas nas redes sociais, podem sensibilizar os cidadãos sobre a necessidade de manter o equilíbrio entre o homem e o meio natural. Espera-se, a partir disso, evitar tragédias futuras e resgatar o espírito de amor à natureza, cultivado pelos poetas árcades.