A publicidade: sua influência na sociedade

Com toda a certeza você é bombardeado com milhares de propagandas e anúncios, ainda mais em um mundo tão digitalizado como o nosso. Nesse sentido, faz-se necessário saber como a publicidade nos afeta e quais são seus efeitos em nossa vida. Primeiramente devemos enfatizar que para uma sociedade capitalista, a publicidade é importantíssima, sendo que impulsiona o consumo, além de ser importante para o consumidor.

Por outro lado, a propaganda também tem seu lado negativo. Nos anos 1970 e 1980 as propagandas de cigarro passavam uma imagem de masculinidade e ainda diziam que fumar fazia bem para a saúde. Sabemos atualmente como fumar faz mal à saúde, podendo causar câncer e outras doenças, ao contrário do que era veiculado no século passado. Outro exemplo é o do leite em pó, que na segunda metade do século XX diziam ser um substituto do leite materno, uma verdadeira falácia. A ocorrência de mortes de crianças de 0 a 2 anos aumentou grandemente nessa época, devido a propaganda do leite em pó.

Conclui-se que não se pode acreditar em tudo o que as propagandas dizem e que se deve filtrar as informações veiculadas na mídia. É um absurdo que ainda hoje inúmeras propagandas enganem as pessoas e é uma responsabilidade do consumidor conscientizar-se e procurar a verdade sobre os produtos que compra.

Maia Paulista
Enviado por Maia Paulista em 14/09/2019
Código do texto: T6744826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.