..**..Sobre Amar..**..

Amar é uma capacidade exclusiva dos seres humanos. Amamos nossa família, nosso animal de estimação, um objeto que tenha sido dado por alguém, os verdadeiros amigos. O amor é um sentimento primordial urgente e, referindo-se à relação homem-mulher, é a ânsia que deve preceder qualquer encontro com outra pessoa pois, se não estivermos prontos, a outra pessoa não surgirá.

Segundo conta Platão na antiga fábula sobre a origem da humanidade, a alma humana era perfeitamente esférica e continha os dois elementos: masculino e feminino. Entretanto, essa alma andrógina foi dividida e, por isso, a raça humana, composta de homens e mulheres, foi fadada a procurar cegamente por sua outra metade. A partir dessa fábula, podemos analisar também a simetria da união dos corpos, no ato do amor carnal.

Apaixonar-se pode ser tanto uma coisa boa quanto uma coisa que mais traz reveses do que prós, e é aí que entra a questão da reciprocidade. Todo sentimento, para ser bem sucedido, tem que ser recíproco e, mesmo com todas as adversidades, tem que ser vivido intensamente, porque tudo é único na vida. A real necessidade em se estar apaixonado é tentar preencher as lacunas, é reconhecer que sozinhos não somos completos, que precisamos de compreensão e de proteção, de apoio e até mesmo de críticas. E essa necessidade de nos vermos nos olhos do outro, como se nossa alma tivesse trocado de corpo físico, é a mesma necessidade que o outro tem de se ver em nossos olhos. Porém, é preciso criar consciência que, mesmo em um relacionamento onde se tem duas pessoas, cada uma continua sendo um só indivíduo, e é preciso respeitar esse individualismo a fim de se ter êxito nos projetos.

Já dizia um filósofo grego que sempre que olhamos para o ser amado, vemos em seu rosto o reflexo do deus em cujo altar já rezamos. É como se o amor fosse capaz de nos ligar às nossas próprias almas. Claro, nem todos os relacionamentos são assim. Mas nós continuamos tentando fazer com que o nosso seja.

;)