..**..Chave-Mestra..**..

Não podemos negar que a concorrência vem se tornando o principal impecilho na nossa vida, tanto profissional quanto pessoal. Para podermos superar esse obstáculo é preciso possuir um diferencial e, também, ter qualificação em diferentes áreas. Uma dessas áreas é a escrita. Ter uma certa habilidade com as palavras é semelhante a ter uma chave-mestra nas mãos.

A importância da boa eloqüencia gramatical e verbal é indiscutível; ambas estão intrísecas e, se há falhas em uma, a outra, conseqüentemente, sofre interferência. É mais comum do que se pensa ver um profissional de terno e gravata falando "mais" em vez de "mas"; escrevendo palavras difíceis, as quais nem sabe ao certo o significado, perdendo, assim, o que supostamente seu diploma lhe havia conferido: nível superior.

Muitas pessoas falam palavras cujo significado desconhecem para pessoas que tampouco o sabem e, desse modo, distorcem o real sentido das mesmas, fazendo com que a interpretação se torne errônea. Porém, os erros de uns se fazem degraus de outros. Como Isaac Newton formulou em uma de suas leis: "dois corpos não ocupam o mesmo espaço", da mesma forma, duas pessoas não ocupam o mesmo cargo dentro de uma empresa nem de um coração. Há diferenciais que fazem com que um seja melhor posicionado e, na parte profissional, é melhor alguém que saiba se comunicar em diversos veículos para representar bem a empresa. No caso sentimental, ocorre a mesma coisa; ninguém gosta de ouvir "mim beija" (por mais que a criatura seja bonita) nem de receber um bilhete onde o pretendente não soube separar as orações com a mínima pontuação necessária.

As conquistas que fazemos em nossas vidas vêm pelo nosso merecimento. Quanto mais estivermos aptos a enfrentar quaisquer situações, mais chances teremos de aproveitarmos as oportunidades que aparecerem. Como diz Nitiren Daishonin em um goshô budista: "o mestre sempre aparece quando o discípulo está pronto". A mesma coisa acontece com o sucesso. O cérebro é nossa chave-mestra. Pena que nem todo mundo a usa.

14/09/07

;)